Cursos / 1º Ciclo / / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
SISTEMAS CONSTRUTIVOS - 2023/2024
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral
Carga Horária
Teórico-prática : 4 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A disciplina de Sistemas Construtivos tem como objectivos gerais, investigar, desenvolver e representar todos os componentes construtivos indispensáveis ao correcto funcionamento do edifício, integrando de modo coerente métricas estruturais, construtivas decorrentes dos sistemas e soluções adoptadas.
Relacionar a disciplina de Sistemas Construtivos com a prática do Projecto Integrado cruzando informações de outras Unidades Curriculares, na óptica da interdisciplinaridade.
Objectivos Específicos
Pretende-se, identificar e representar as diversas camadas que compõem o edifício, resolvendo, deste modo, as chamadas "pontes". Neste contexto, o estudo do nó construtivo [desde a cobertura até às fundações, passando pelos pisos intermédios do edifício] adquire particular importância, pela implicação directa na concepção arquitectónica do edifício.
Competências a adquirir
Compreensão e representação, tanto por meios bidimensionais e tridimensionais, dos nexos de coerência entre forma arquitectónica e os diversos sistemas construtivos que a materializam.
Domínio da pormenorização do edifício de habitação, em especial da representação do corte construtivo e do pormenor construtivo.
Metodologia de Ensino
Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teóricos e práticos. Nas aulas teóricas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efectuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas práticas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente.
Conteúdos Programáticos
O nó é o elemento construtivo mínimo.
Tendo como base de trabalho o projecto desenvolvido na Unidade Curricular de Projeto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projecto que o aluno esteja a frequentar], deve proceder-se ao estudo do detalhe construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas.
O conteúdo programático da Unidade Curricular de Sistemas Construtivos está dividido em três fases:
[1.ª fase] Descrição da caracterização construtiva
1.1. Texto síntese, descritivo do projecto a detalhar, [relação com o lugar - localização, enquadramento, integração urbana; número de pisos - acima e abaixo da cota de soleira; usos previstos - para o conjunto dos pisos; tipologias – regra e de excepção, áreas, lotação, etc…
1.2. Estrutura, fundações e relação com o terreno;
1.3. Sistema previsto para as paredes exteriores e interiores;
1.4. Pavimentos interiores, exteriores;
1.5. Sistema de cobertura, [tipo de cobertura];
1.6. Esquadrias interiores e exteriores [caixilharias];
1.7. Espaços exteriores [pátios, jardins, etc…];
1.8. Apresentação de um projecto de referência;
1.9. Representação da sinopse, com os limites do nó construtivo [caves, piso térreo, piso tipo, circulações, coroamento do edifício, etc…].
[2.ª fase] Projecto de toscos
Pretende-se ainda nesta 2.ª fase, introduzir a temática da construção de edifícios, principalmente a sua compreensão física, que fundamenta o exercício do projecto de arquitectura na sua passagem à obra.
2.1. Estrutura. Representação na escala 1:10, dos elementos que definem a estrutura do edifício, [muros de contenção, fundações, paredes portantes, lajes, pilares, etc…].
2.2. Alvenarias. Representação na escala 1:10, dos materiais que definem as alvenarias interiores e exteriores do edifício.
2.3. Identificação das cotas em tosco, dos pavimentos, tectos, coberturas, varandas, terraços, etc…
2.4. Com grafia indicativa, devem estar representados os elementos que definem a estrutura, alvenarias, impermeabilizações, etc….
2.5. O modelo de legendagem a adoptar nos desenhos, deve identificar, claramente, a “função construtiva”, “modo de aplicação”, “material utilizado” e “dimensionamento geral”, dos diversos materiais.
2.6. Representação da sinopse, com os limites do nó construtivo [caves, piso térreo, piso tipo, circulações, coroamento do edifício, etc…].
2.7. Identificação da função prevista para cada um dos espaços que integram o nó.
[3. ª fase] Projecto de acabamentos
Desenvolver e definir toda a matéria de revestimento e/ou encerramento dos diferentes espaços ao nível do edifício, com incidência no plano das fachadas exteriores e todas as superfícies definidoras dos espaços interiores.
3.1. Acabamentos. Representação nas escalas 1:10, dos diversos estratos que incorporam as paredes, tectos, sub-tectos e pavimentos, dos espaços identificados em cada nó.
3.2. Alçados interiores e exteriores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caracterização dos espaços.
3.3. Identificação das cotas de tosco e acabamento, das coberturas, pavimentos, tectos, sub-tecto, varandas, terraços, etc….
3.4. Com grafia indicativa, devem estar representados os elementos que definem a estrutura, alvenarias, impermeabilizações, enchimentos, revestimentos, etc....
3.5. O modelo de legendagem a adoptar nos desenhos, deve identificar claramente, a “função construtiva”, “material utilizado” e “dimensionamento geral”, dos diversos materiais a aplicar.
3.6. Todos os espaços representados, nas mais diversas projecções, devem estar devidamente cotados [cotas absolutas].
3.7. Identificação da função prevista para cada um dos espaços que integram o nó.
3.8. Representação da sinopse, com os limites do nó construtivo [caves, piso térreo, piso tipo, circulações, coroamento do edifício, etc…].
Métodos de Avaliação
Pelo carácter da disciplina, a avaliação será contínua e permanente. Neste sentido, serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas e entrega de trabalhos, de acordo com o calendário escolar. Serão ainda
cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final.
Recursos Didácticos
Para a concretização dos objectivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes
recursos didácticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de
investigação;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Aulas de laboratório que incentive a investigação sobre os sistemas e materiais de construção.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
. Investigação,
. Corte construtivo;
. Nó Construtivo;
. Detalhe.
Bibliografia Principal
Autor | DEPLAZES, Andrea |
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Título | Construir la Arquitectura. Del Material en Bruto a |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2010 |
Autor | BEINHAUER, Peter |
Título | Atlas de detalhes construtivos |
Edição | 2.ª edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2012 |
Autor | ALLEN, Edward |
Título | Cómo funciona un edifício. Principios elementales |
Edição | 17.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2008 |
Bibliografia Complementar
Autor | JAPPE, Anselm |
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Título | Betão - Arma de construção maciça do capitalismo. |
Autor | RAMOS, Rui Jorge Garcia; RODRIGUES, Rui Calejo |
Título | Saber Manter os Edifícios: Pensar, Desenhar, Const |