Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM - 2018/2019
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Alice Murteira Morgado
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Castro
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A disciplina de Psicologia da Aprendizagem tem por finalidade possibilitar o estudo e a reflexão sobre os principais conceitos teóricos subjacentes aos paradigmas da aprendizagem humana e as suas implicações na compreensão dos principais modelos de Psicologia Clínica, Psicologia da Educação e Psicologia das Organizações.
Objectivos Específicos
1. Conhecer e compreender a diversidade de abordagens teóricas que explicam os principais processos básicos de aprendizagem.
1. Explorar e compreender as implicações das diferentes abordagens teóricas na análise e intervenção psicológica.
2. Desenvolver atitudes e competências favoráveis à reflexão crítica sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
Competências a adquirir
1. Pretende-se contribuir para um conhecimento aprofundado das abordagens teóricas que explicam os principais processos básicos de aprendizagem, bem como a compreensão dos modelos teóricos atuais.
2. Os alunos devem explorar e compreender a aplicação prática das diferentes abordagens teóricas na análise e intervenção psicopedagógica e ser dotados de atitudes e competências favoráveis à reflexão crítica sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
Metodologia de Ensino
1. Aulas teóricas, que visam a transmissão de conhecimentos científicos sobre os principais pontos do programa.
2. Aulas teórico-práticas, que privilegiam a discussão orientada de temas e artigos
relacionados com os conteúdos programáticos (e.g. seminários, etc.).
3. Aulas práticas, que favorecem a reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizagem dos discentes. A discussão de casos em pequenos grupos favorece o posicionamento crítico e a reflexão pessoal dos alunos.
Conteúdos Programáticos
I. Introdução ao Estudo da Psicologia da Aprendizagem
1. Aprendizagem.
2. Principais conceitos subjacentes às teorias de aprendizagem.
3. Métodos de ensino
II. Modelos e teorias de aprendizagem
1. Abordagens behaviouristas
a. Aprendizagem respondente (Pavlov)
b. Aprendizagem operante e instrumental (Thorndike e Skinner)
c. Aprendizagem observacional (Bandura)
2. Abordagens cognitivas
a. Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo (Piaget)
b. Modelos de processamento de informação
3. Abordagens construtivistas
a. Aprendizagem interacionista-cultural (Vygotsky)
b. Aprendizagem por descoberta (Bruner)
IV. Competências para a aprendizagem
1. Aprendizagem autorregulada
2. Autoconceito académico
3. Mindset
4. Motivação para a aprendizagem
5. Capacidade e sucesso na aprendizagem
V. Perspetivas atuais sobre a Psicologia da Aprendizagem
1. Implicações no estudo da Psicologia Clínica, Educacional e das Organizações.
Métodos de Avaliação
1. Assiduidade às aulas, pontualidade e participação ativa nas aulas.
2. Dois Pontos escritos
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Recursos de sala de aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Aprendizagem, Cognitivismo, Comportamentalismo, Construivismo, Autorregulação, Motivação
Bibliografia Principal
Autor | CAMPOS, Dinah |
---|---|
Título | Psicologia da aprendizagem |
Edição | 31.ª ed. |
Local | Petrópolis |
Editora | Editora Vozes. |
Ano | 2001 |
Autor | SCHULTZ, D. e SCHULTZ, E. |
Título | História da psicologia moderna |
Edição | 1.ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Thomson Learning |
Ano | 2006 |
Autor | SPITZER. M. |
Título | Aprendizagem-neurociências e a escola da vida |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Climepsi editores |
Ano | 2007 |
Bibliografia Complementar
Autor | GLEITMAN, H. |
---|---|
Título | Psicologia |
Edição | 5ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2002 |
Autor | LOBATO, G. e BAHIA, S. (Org.) |
Título | Psicologia da Educação: Temas de desenvolvimento, |