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GEOMETRIA - 2018/2019
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutor Luís Marques Pinto
Assistentes: Prof. Doutor Luís Marques Pinto
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Desenvolvimento da capacidade de abstração, que é da maior importância no ato criativo - devido às limitações da mente humana que apenas tem a capacidade de apreender coisas complexas quando são simplicadas e fragmentadas em partes.
Desenvolvimento dos raciocínios dedutivo, indutivo e hipotético - que devem estar presentes durante o ato criativo - principalmente no que diz respeito à perceção e representação de formas e de objetos no contexto espacial.
Objectivos Específicos
Dotar os alunos de competências para usar conceitos e procedimentos geométricos rigorosos que lhes permitam transitar das três dimensões do espaço para as duas dimensões do desenho e vice-versa.
Dotar os alunos da capacidade de compreensão e de utilização dos códigos estabelecidos na representação do território e do objeto arquitetónico, como instrumento auxiliar do projeto.
Competências a adquirir
Capacidade de perceção e de representação de formas, reais ou imaginadas, no contexto espacial.
Início da assimilação da metodologia projetual, através da exploração formal, funcional e ergonómica dos objetos representados.
Metodologia de Ensino
Geralmente, os conhecimentos transmitidos serão aplicados a problemas simulados, encarando-se as aulas práticas como o espaço privilegiado de experimentação e validação dos conhecimentos teóricos.
Conteúdos Programáticos
SISTEMA AXONOMÉTRICO
Fundamentos do sistema.
Axonometrias ortogonais e axonometrias oblíquas.
Pirâmide axonométrica.
Triângulo fundamental.
Coeficientes de redução dos eixos axonométricos.
Representação dos elementos fundamentais: ponto, reta e plano.
Condições de pertença.
Interseções.
Paralelismo.
Representação de figuras planas e de objetos tridimensionais.
Traçado de sombras.
SISTEMA COTADO
Generalidades.
Conceitos básicos do sistema: unidade, declive ou pendente e intervalo ou módulo.
Representação dos elementos fundamentais: ponto, reta e plano.
Condições de pertença.
Interseções.
Paralelismo.
Perpendicularidade.
Rebatimento de planos.
Objetos de faces inclinadas.
Interseção de sólidos, recorrendo a secções planas auxiliares.
Traçado de sombras.
Métodos de Avaliação
O método adotado é o que resulta da aplicação do Regulamento de Conhecimentos e Competências da Universidade. A avaliação incide em provas de Frequência e de Exame, em complementaridade com dois testes que permitem definir a nota de avaliação (NA).
Recursos Didácticos
O material didático utilizado nas aulas será elementar, com o objetivo de fomentar a capacidade de abstração e de visualização espacial dos alunos.
Recorrer-se-á fundamentalmente a desenhos elaborados no quadro. Para além disso, recorrer-se-á à projeção de imagens elaboradas com o auxílio do computador e, pontualmente, a maquetas.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Axonometria
Triângulo fundamental
Coeficientes de redução
Projeções cotadas
Bibliografia Principal
Autor | ASENSI, F. Izquierdo |
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Título | GEOMETRÍA DESCRIPTIVA |
Edição | 18.ª ed. |
Local | Madrid |
Editora | Editorial Dossat, S.A. |
Ano | 1988 |
Autor | JAQUES, Daniel |
Título | Géométrie Spatiale - le vade-mecum |
Edição | 1ª ed. |
Local | Lausanne |
Editora | Presses polytechniques et universitaires romandes |
Ano | 2013 |
Autor | NANNONI, Dante |
Título | Geometria Prospettiva Projetto |
Edição | 4.ª ed. |
Local | Bologna |
Editora | Cappelli Editore |
Ano | 1992 |
Bibliografia Complementar
Autor | BENEVOLO, Leonardo |
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Título | Corso di Disegno 1º - La descrizione dell´ambient |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Roma |
Editora | Laterza |
Ano | 1975 |
Autor | CUNHA, L. Veiga da |
Título | Desenho Técnico |
Edição | 3.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 1976 |