Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
INTRODUÇÃO AO DESENHO - 2016/2017
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 5.5
Docentes
Regente: Prof. Doutora Patrícia Diogo
Assistentes: Prof. Doutora Patrícia Diogo
Carga Horária
Teórico-prática : 6 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A Unidade Curricular de Introdução ao Desenho tem como objectivo geral o desenvolvimento dos princípios básicos da representação para facilitar a expressão das ideias através do desenho. Pretende-se criar condições para que o estudante enfrente o acto de projectar com agilidade, espontaneidade e consciência. Inconscientemente o estudante começará a pensar arquitectura "desenhando" e reconhecerá nesta ferramenta a sua identidade.
Objectivos Específicos
Nos objetivos específicos procura-se primeiramente colmatar lacunas decorrentes de formações anteriores no que concerne á gramática da Unidade Curricular, fomentando hábitos de trabalho baseados num processo contínuo. A experimentação será o meio de conhecimento.
Será determinante entender o desenho como uma recriação da realidade, e compreender a diferença substancial entre o objecto e a sua representação, que será sempre sintética e expressa através de códigos estabelecidos.
Competências a adquirir
O estudante deverá ter adquirido as capacidades de observação e de representação. Deve ainda:
- Conhecer o processo do desenho e os fundamentos da representação;
- Analisar o desenho da forma e da geometria estruturadora: elementos simples ou articulados
- Saber empregar recursos qualificadores: luz e sombra, tom e textura e teoria da cor.
- Conhecer as proporções figura humana: os cânones clássicos, o conjunto e as partes, a figura masculina e feminina.
Metodologia de Ensino
A metodologia de ensino assenta em dois grandes grupos: o da pesquisa e o do desenho. Através da pesquisa, balizada e contextualizada nas aulas teóricas, conduz-se o estudante ao entendimento do método de produção Arquitectónica de profissionais reconhecidos mundialmente pela sua obra e contribuição para a área cientifica em questão. Através do desenho introduz-se o estudante no campo da observação, pensamento, produção e representação arquitectónica.
Conteúdos Programáticos
O Programa da Unidade Curricular desenvolve-se através de dois temas distintos, mas complementares. Por um lado, o estudante será introduzido no mundo da observação, fomentando-se a educação da visão e da tomada de consciência do mundo que nos rodeia. Por outro lado, será chamado a reconhecer esse mesmo mundo e a representá-lo com base nos cânones estabelecidos para a representação do real.
Assim, o semestre será dividido em dois exercícios: um de representação, proporção, ritmo, estrutura e proporção das formas através do desenho de composições criadas em aula; e outro que consiste no desenho do espaço da cidade que está directamente relacionado com o terreno em estudo na Unidade Curricular de Arquitectura I. O estudante percebe assim que o exercício do desenho é, não só um acto académico e artístico, mas também - e principalmente - uma poderosa e primordial ferramenta de desenvolvimento projectual.
Métodos de Avaliação
A avaliação é contínua e rege-se pelo trabalho realizado durante o tempo lectivo destinado à Unidade Curricular. O acompanhamento, desenvolvimento e cumprimento dos vários momentos de avaliação dos exercícios, bem como a aplicação dos conhecimentos teóricos dos mesmos, constituem juntamente com os elementos de entrega, a matéria de avaliação.
Recursos Didácticos
- Computadores com acesso à internet;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da UL;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem, elementos para a elaboração de trabalhos de investigação e outra informação julgada relevante;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Realização de viagens de estudo;
- Visionamento de filmes.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Análise;
Desenho;
Observação;
Representação.
Bibliografia Principal
Autor | EDWARDS, Betty |
---|---|
Título | Drawing on the Right Side of the Brain |
Edição | 13ª ed. |
Local | Great Britain |
Editora | Souvenir Press, Lda. |
Ano | 2003 |
Autor | CAMPANA, Humberto e CAMPANA, Fernando |
Título | Cartas a um jovem Designer |
Edição | 2ª |
Local | Brasil |
Editora | Editora Campus |
Ano | 2009 |
Autor | SMITH, Ray |
Título | Introdução à Perspectiva |
Edição | 2ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Editorial Presença |
Ano | 2004 |
Bibliografia Complementar
Autor | REBELO, Camilo |
---|---|
Título | Mesa. Eduardo Souto Moura |
Edição | 1ª ed. |
Local | Casal de Cambra |
Editora | Caleidoscópio |
Ano | 2012 |
Autor | ERNST, Bruno |
Título | O espelho mágico de M.C.Escher |
Edição | 3ª ed |
Local | Lisboa |
Editora | Taschen |
Ano | 2011 |