Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

INTRODUÇÃO AO DESENHO - 2016/2017

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 5.5

Docentes

Regente: Prof. Doutora Patrícia Diogo
Assistentes: Prof. Doutora Patrícia Diogo

Carga Horária

Teórico-prática : 6 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A Unidade Curricular de Introdução ao Desenho tem como objectivo geral o desenvolvimento dos princípios básicos da representação para facilitar a expressão das ideias através do desenho. Pretende-se criar condições para que o estudante enfrente o acto de projectar com agilidade, espontaneidade e consciência. Inconscientemente o estudante começará a pensar arquitectura "desenhando" e reconhecerá nesta ferramenta a sua identidade.

Objectivos Específicos

Nos objetivos específicos procura-se primeiramente colmatar lacunas decorrentes de formações anteriores no que concerne á gramática da Unidade Curricular, fomentando hábitos de trabalho baseados num processo contínuo. A experimentação será o meio de conhecimento.
Será determinante entender o desenho como uma recriação da realidade, e compreender a diferença substancial entre o objecto e a sua representação, que será sempre sintética e expressa através de códigos estabelecidos.

Competências a adquirir

O estudante deverá ter adquirido as capacidades de observação e de representação. Deve ainda:
- Conhecer o processo do desenho e os fundamentos da representação;
- Analisar o desenho da forma e da geometria estruturadora: elementos simples ou articulados
- Saber empregar recursos qualificadores: luz e sombra, tom e textura e teoria da cor.
- Conhecer as proporções figura humana: os cânones clássicos, o conjunto e as partes, a figura masculina e feminina.

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino assenta em dois grandes grupos: o da pesquisa e o do desenho. Através da pesquisa, balizada e contextualizada nas aulas teóricas, conduz-se o estudante ao entendimento do método de produção Arquitectónica de profissionais reconhecidos mundialmente pela sua obra e contribuição para a área cientifica em questão. Através do desenho introduz-se o estudante no campo da observação, pensamento, produção e representação arquitectónica.

Conteúdos Programáticos

O Programa da Unidade Curricular desenvolve-se através de dois temas distintos, mas complementares. Por um lado, o estudante será introduzido no mundo da observação, fomentando-se a educação da visão e da tomada de consciência do mundo que nos rodeia. Por outro lado, será chamado a reconhecer esse mesmo mundo e a representá-lo com base nos cânones estabelecidos para a representação do real.
Assim, o semestre será dividido em dois exercícios: um de representação, proporção, ritmo, estrutura e proporção das formas através do desenho de composições criadas em aula; e outro que consiste no desenho do espaço da cidade que está directamente relacionado com o terreno em estudo na Unidade Curricular de Arquitectura I. O estudante percebe assim que o exercício do desenho é, não só um acto académico e artístico, mas também - e principalmente - uma poderosa e primordial ferramenta de desenvolvimento projectual.

Métodos de Avaliação

A avaliação é contínua e rege-se pelo trabalho realizado durante o tempo lectivo destinado à Unidade Curricular. O acompanhamento, desenvolvimento e cumprimento dos vários momentos de avaliação dos exercícios, bem como a aplicação dos conhecimentos teóricos dos mesmos, constituem juntamente com os elementos de entrega, a matéria de avaliação.

Recursos Didácticos

- Computadores com acesso à internet;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da UL;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem, elementos para a elaboração de trabalhos de investigação e outra informação julgada relevante;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Realização de viagens de estudo;
- Visionamento de filmes.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Análise;
Desenho;
Observação;
Representação.

Bibliografia Principal

Autor EDWARDS, Betty
Título Drawing on the Right Side of the Brain
Edição 13ª ed.
Local Great Britain
Editora Souvenir Press, Lda.
Ano 2003
Autor CAMPANA, Humberto e CAMPANA, Fernando
Título Cartas a um jovem Designer
Edição
Local Brasil
Editora Editora Campus
Ano 2009
Autor SMITH, Ray
Título Introdução à Perspectiva
Edição 2ª ed.
Local Lisboa
Editora Editorial Presença
Ano 2004

Bibliografia Complementar

Autor REBELO, Camilo
Título Mesa. Eduardo Souto Moura
Edição 1ª ed.
Local Casal de Cambra
Editora Caleidoscópio
Ano 2012
Autor ERNST, Bruno
Título O espelho mágico de M.C.Escher
Edição 3ª ed
Local Lisboa
Editora Taschen
Ano 2011