Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
ARQUITECTURA II - 2021/2022
2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30
Docentes
Regente: Prof. Doutor Ricardo Melo
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Amaral
Carga Horária
Teórica : 2 Horas
Teórico-prática : 10 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Desenvolver e consolidar capacidades instrumentais e conceptuais para o projeto pelo desenho e pesquisa dos exemplares arquitetónicos e urbanos que configuram a herança disciplinar. Desenvolver diferentes tipologias do habitar doméstico, explorando as relações internas e externas, a responsabilidade e a permeabilidade conceptual, formal e ambiental, em função do programa e do contexto. Capacitar crítica e criativamente para a fundamentação das opções de projeto em ambiente pluridisciplinar.
Objectivos Específicos
1- Projetar para a cidade (e não para o objeto), dominando topografia e contexto; 2- Conhecer sistemas modulares, também como economia pela seriação; 3- Organizar coerentemente acessos e distribuição, explorando transições público/privado, exterior/interior, social/íntimo; 4- Interpretar programa criativamente e dominar sua aplicação; 5- Transmitir corretamente a proposta, gráfica e tridimensionalmente, escrita e oralmente; 6- Definir critérios compositivos, hierarquia, escala e proporção.
Competências a adquirir
Entendimento concetual da proposta arquitetónica; - capacidade de hierarquização das diversas variáveis que informam a disciplina, construindo uma síntese; - domínio do vocabulário disciplinar; - construção de referenciais arquitetónicos; - capacidade de investigação produtiva; - domínio das ferramentas de representação bi e tridimensional; - compreensão dos processos de inserção e transformação urbanos; - rigor de dimensionamento; - controle de escala e proporção; - metodologia projetual.
Metodologia de Ensino
Pretende-se o cruzamento das aulas teóricas e teórico-práticas explorando o programa doméstico multifamiliar nas diferentes tipologias, realidades e possibilidades. Estimula-se a interdisciplinaridade com outras unidades curriculares para aquisição de conhecimento. Os trabalhos práticos serão complementados com trabalhos teóricos. Os exercícios arquitetónicos propostos pretendem trabalhar áreas urbanas consolidadas, com escalas e relações de contexto diferenciadas.
Conteúdos Programáticos
O tema proposto para a disciplina de Arquitetura II é o da habitação multifamiliar e está dividido em dois exercícios complementares. Exploram-se as diferentes tipologias e possibilidades que este programa, sempre aberto e em atualização, proporciona.
Pretende-se dar uma visão alargada do tema, enquadrando-o na sua história e sentido fundador da prática arquitetónica.
O programa doméstico tem uma particularidade: sendo testemunho de cada momento integra também marcas de intemporalidade. A sua expressão física ganha novas roupagens que procuram responder a exigências diferentes ? tecnologia, sociabilização, e resolver as exigências constantes ? abrigar, guardar e libertar.
Orientar-se-ão os alunos para a experimentação e síntese dos diversos domínios envolventes à arquitetura em geral e à habitação em particular, de modo a estabelecer um percurso formal e espacial coerente desde o espaço privado ao espaço público e vice-versa, conhecendo as preocupações intemporais e a responsabilidade social da arquitetura doméstica e urbana.
Nesse sentido propõe-se exercícios de complexidade crescente que exploram as diferentes possibilidades do habitar doméstico em contexto multifamiliar e urbano. Serão abordadas as questões fundamentais do desenho de espaços habitacionais, propondo a visita a temas como: Segurança e Conforto; Casa e Cidade; Contexto e Integração; Flexibilidade e Perenidade; ?Genius Loci? e ?Zeitgeist?; Exposição e Clausura; Multi e Unifamiliar; Família e Indivíduo.
Os exercícios procurarão controlar: contexto urbano, ordem e ritmo, estrutura e matéria; forma e proporção, experimentando soluções de modulação e agregação.
Se o programa doméstico é a base para o entendimento das relações entre espaços servidos e servidores, da hierarquização, da organização e controlo dos fluxos - circuitos e circulações, que dão vida à habitação, mas também à cidade, a cidade é, cada vez mais, o suporte para um conceito de ?habitar? que ultrapassa os limites da esfera doméstica.
O primeiro exercício, com a duração do primeiro semestre, realiza-se em contexto urbano consolidado e pretende conferir ao aluno a capacidade de manipular as componentes urbanas explorando a articulação do novo com a pré-existência, desenvolvendo um programa habitacional multifamiliar de tipologia tradicional.
O segundo exercício, retoma o terreno anterior, de modo a ganhar tempo para a investigação tipológica, uma vez que pretende a experimentação programática, tirando partido de modelos habitacionais multigeracionais, temporários e de co-habitação.
Nas aulas teórico-práticas dar-se-á assistência individual aos trabalhos em desenvolvimento, procurando, sempre que possível, integrar mais alunos na discussão das respostas arquitetónicas experimentadas.
Nas aulas teóricas, procurar-se-á através da exposição de projetos de referência, mostrar as motivações, métodos e instrumentos que serviram para construir novas realidades habitáveis, considerando a dinâmica entre teoria e prática num mundo cada vez mais interdependente. Outras temáticas das aulas teóricas serão: a representação e apresentação gráfica.
Métodos de Avaliação
A avaliação terá dois momentos intercalares em cada semestre, culminando nas frequências previstas para o ano letivo. As avaliações intercalares serão feitas através de entregas preliminares de diferentes fases dos projetos, de trabalho teóricos e apresentações orais.
Recursos Didácticos
Exposição de exemplares arquitetónicos da história e teoria. Execução de trabalhos teóricos. Crítica comparada para incentivo da resolução de problemas e evolução das respostas. Visitas de estudo e aulas abertas ministradas por convidados externos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Contexto; Composição; Processo; Habitar;
Bibliografia Principal
Autor | ABALOS, Iñaki |
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Título | A boa-vida (visita guiada às casas a modernidade) |
Edição | 2ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2003 |
Autor | Bogoni, Barbara |
Título | EDUARDO SOUTO DE MOURA - LEARNING FROM HISTORU, DE |
Edição | 1ª EDIÇÃO |
Local | Matosinhos |
Editora | AMAG publisher |
Ano | 2020 |
Autor | Leo, Blanca |
Título | Sueño de habitar |
Edição | 1º Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2005 |
Bibliografia Complementar
Autor | AVV, A+t research group |
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Título | Proyectos de vivienda colectiva |
Edição | 1ª edição |
Local | Vitoria-Gasteiz |
Editora | Aplust, architecture publishers |
Ano | 2016 |
Autor | Corbusier, Le |
Título | Por uma Arquitetura |
Edição | 5ª Ed |
Local | São Paulo |
Editora | Perspectiva |
Ano | 1994 |