Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

DESENHO DE COMUNICAÇÃO - 2018/2019

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 5,5

Docentes

Regente: Prof. Doutora Patrícia Diogo
Assistentes: Prof. Doutora Patrícia Diogo

Carga Horária

Teórico-prática : 6 Horas

Objectivos Gerais

Na sequência da Unidade Curricular de Fundamentos do Desenho de Comunicaçao e outras referidas ao desenho e representação gráfica, a UC consiste no aperfeiçoamento da representação gráfica e da valorização das ideias, desenvolvendo diversas técnicas e recursos. Pretende fornecer ao estudante os meios necessários para analisar, compreender e representar, para que possa mostrar os valores que articulam o processo urbanístico e sua essência.

Objectivos Específicos

Procura oferecer um método válido para a análise dos valores formais e das formas, bem como um diálogo permanente entre o acto de desenhar e o desenho, procurando compreender a complexidade desses fenómenos. O desenho é um elemento imprescindível e fundamental para hierarquizar e sintetizar a paisagem com capacidade para mostrar conjuntos e unir na mesma imagem elementos diversos, pois a arquitectura é parte inseparável da paisagem e é necessário conhecê-la antes da fase projectual.

Competências a adquirir

Adquirir uma metodologia para a análise dos objectos, de modo a distinguir os valores que articulam o processo projectal e as várias formas considerando os elementos que constituem a realidade.
Apreender as possibilidades do desenho rápido e expressivo do natural bem como dos apontamentos de viagens. Iniciar-se na formação de hábitos e ideias adequados favorecendo a imaginação e a criatividade.

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino assenta em dois grandes grupos: o da pesquisa e o do desenho. Através da pesquisa, balizada e contextualizada nas aulas teóricas, conduz-se o estudante ao entendimento do método de produção Arquitectónica de profissionais reconhecidos mundialmente pela sua obra e contribuição para a área cientifica em questão. Através do desenho introduz-se o estudante no campo da observação, pensamento, produção e representação arquitectónica.

Conteúdos Programáticos

Através de um contacto directo com a realidade urbana, o estudante deve aprender a desenhar e representar a cidade. A este objectivo irá dedicar-se o maior número de aulas para se ter a possibilidade de transmitir aos estudantes os objectivos progressivos dos desenhos e acompanhar a sua realização.
Conjuntamente serão explicados os seguintes conteúdos teóricos:
- Visão natural, visão panorâmica. Problemas de apresentação. Controlo formal.
- Técnicas gráficas.
- Desenhos e cadernos de viagem
- A ideia da comunicaçao arquitectónica. A representação das ideias arquitectónicas ao longo da história e da actualidade.
Todos estes temas se complementam com exercícios gráficos tomando como modelos exemplos clásicos históricos e actuais e/ou de arquitectos relevantes.
As aulas no exterior localizaram-se num percurso situado no terreno em estudo na Unidade Curricular de Arquitectura II.
Deste modo a análise e representação urbana de modo a considerar os seguintes elementos:
- Visao serial. Imagens de percurso pelas ruas e praças. Cor, texturas e materiais;
- Visão panorâmica. A cidade entendida como um conjunto de diversos elementos e sua relação entre eles, tendo como protagonista o espaço. Problemas de perspectiva na representação.
- Análise e síntese de conjunto. Origens, rede de circulação, vistas (em perspectiva), forças do lugar, vias, factores do lugar, elementos arquitectónicos,...
No final do semestre, os temas teóricos e práticos incidirão sobre o modo sintético de apresentar as ideias arquitectónicas e a representação da arquitectura e da cidade com o fim de realizar um painel síntese das ideias desenvolvidas.

Métodos de Avaliação

A avaliação é contínua e rege-se pelo trabalho realizado durante o tempo lectivo destinado à Unidade Curricular. O acompanhamento, desenvolvimento e cumprimento dos vários momentos de avaliação dos exercícios, bem como a aplicação dos conhecimentos teóricos dos mesmos, constituem juntamente com os elementos de entrega, a matéria de avaliação.

Recursos Didácticos

- Computadores com acesso à internet;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da UL;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem, elementos para a elaboração de trabalhos de investigação e outra informação julgada relevante;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Realização de viagens de estudo;
- Visionamento de filmes.

Palavras Chave

Análise;
Comunicação;
Desenho;
Representação.

Bibliografia Principal

Autor HUTCHISON, Edward
Título Drawing for Landscape Architecture
Edição 1ª ed.
Local United Kingdom
Editora Thames & Hudson
Ano 2016
Autor HELLER, Steven; ANDERSON, Gail
Título The Graphic Design
Edição 1ª ed.
Local London
Editora Laurence King Publishing Ltd.
Ano 2016
Autor BOWKETT, Steve
Título Archidoodle
Edição 1ª ed.
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2015

Bibliografia Complementar

Autor LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole
Título Diseno Gráfico - Nuevos Fundamentos
Edição 1ª ed.
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2016
Autor BAPTISTA, Luís Santiago
Título Arquitectura em Concursos
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora Dafne Editora
Ano 2016