Cursos / 1º Ciclo / / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
ERGONOMIA - 2016/2017
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2
Docentes
Regente: Prof. Doutor Alberto Estima
Assistentes: Prof. Doutor Alberto Estima
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A unidade curricular tem como objectivo o conhecimento e entendimento das interacções entre o Homem e o meio envolvente, os equipamentos e os elementos do espaço que com ele mantêm um "diálogo" constante e gerador de efeitos detectáveis ou mensuráveis.
Pretende ainda valorizar o Homem no seu contexto espacial, no seu habitat, e consequentemente a importância crucial do condicionamento do espaço construído e dos equipamentos às características físicas e psíquicas do ser humano.
Objectivos Específicos
- Equacionar de que forma podem os arquitectos e os designers influenciar a forma de viver e de trabalhar nas nossas cidades, tornado-as mais inclusivas e sustentáveis;.
- Entender a importância da ergonomia e da antropometria na adequação dos espaços onde decorrem as actividades quotidianas a pessoas de todas as idades e capacidades, nomeadamente sobre como pode ser criada uma experiência mais envolvente com os produtos, sistemas e serviços que nos rodeiam.
Competências a adquirir
Os estudantes deverão ficar aptos a de perceber a relação do Homem com o meio envolvente construído, designadamente no que concerne:
- aos aspectos dimensionais, antropométricos;
- aos aspectos funcionais, ergonómicos;
- aos aspectos percepcionais dos efeitos psicológicos e de vivência humana dos espaços construídos;
- à aquisição de conhecimentos de investigação e análise constante da realidade envolvente, definição de estratégias de interpretação, entendimento e consequente actuação.
Metodologia de Ensino
Método expositivo: com recurso a materiais diversos, possibilitando a transmissão de conhecimentos de forma estruturada e contínua.
Método interrogativo: questionando sistematicamente os discentes.
Método ativo: os discentes devem tomar a iniciativa de resolução de exercícios, de forma a permitir uma melhor consolidação dos conhecimentos adquiridos.
Conteúdos Programáticos
1. ERGONOMIA – HISTÓRIA DE UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
1.1 - Ergonomia:
- conceito e campo de aplicação,
1.2 - História da Ergonomia - as quatro grandes fases:
- a ergonomia antropométrica,
- a ergonomia informacional,
- a ergonomia dos sistemas, e
- a ergonomia heurística ou previsional.
1.3 - Ergonomia aplicada à Arquitectura e ao Design.
2. DOMíNIOS DE INTERVENÇÃO E METODOLOGIAS DO PROJECTO ERGONÓMICO:
2.1- Corrente Americana e corrente Europeia; análise da tarefa e a análise da actividade, duas faces indissociáveis da análise do trabalho,
2.2 - projecto pluridisciplinar e participativo.
3. DIMENSÃO HUMANA/ANTROPOMETRIA
3.1- Factores morfológicos:
- estrutura do corpo humano,
- desenvolvimento corporal,
- constituição somática,
- diferenças individuais,
- percentis.
3.2 - Dimensão Humana/Antropometria aplicada:
- conceito, critérios de projectos baseados na antropometria,
- critérios de utilização de tabelas antropométricas,
- volumes e alcances corporais,
- as dimensões ocultas,
- antropometria aplicada à arquitectura e ao design.
4. FACTORES FISIOLÓGICOS
4.1 - Biomecânica ocupacional:
- trabalho estático e dinâmico,
- posturas e movimentos corporais,
- aplicações de forças,
- corpo humano / sistema de alavancas mecânicas ,
- levantamento e transporte de cargas,
- manejo e controles e
- desenho de manejos.
5. Aplicação prática dos conceitos anteriormente referidos:
- discussão em torno das características associadas ao MEDO/INSEGURANÇA na utilização dos artefactos e dos espaços. Por contraposição, o mesmo será realizado em relação às características que possam ser associadas à SEGURANÇA e à AUTOCONFIANÇA;
- relacionado os temas ERGONOMIA, EMOÇÃO, AJUDAS TÉCNICAS E BARREIRAS ARQUITECTÓNICAS, realização de um exercício que vá além da resposta aos normais requisitos funcionais e que englobe a consideração de REQUISITOS EMOCIONAIS, com vista a desenvolver ajudas técnicas que não entrem em conflito com as necessidades emocionais dos utilizadores.
Métodos de Avaliação
A avaliação é realizada de acordo com:
- o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências das Universidades Lusíada;
- as Regras Específicas da Faculdade de Arquitectura e Artes para os seus Cursos.
Neste sentido, a avaliação contínua da unidade curricular realizar-se-á através de dois pontos escritos que reflictam a aprendizagem dos conteúdos, aplicada aos exercícios práticos propostos.
Recursos Didácticos
1. Apresentação de investigação teórica e projectos que sobre os conteúdos programáticos se encontrem a ser realizados;
2. Exibição de filmes culturalmente importantes para a formação e relacionados com os temas em curso;
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Ergonomia,
Antropometria,
Biomecânica,
Proxemia;
Usufruto;
Emoção.
Bibliografia Principal
Autor | GAVRIEL, Salvendy |
---|---|
Título | Handbook Of Human Factors And Ergonomics |
Edição | 3ª ed. |
Local | Nova Iorque |
Editora | John Wiley & Sons |
Ano | 2005 |
Autor | ADLER, David |
Título | Metric Hand-Book - Planning and Design Data |
Edição | 2nd ed. |
Local | London |
Editora | The Architectural Press |
Ano | 1999 |
Autor | BRIDGER, R.S. |
Título | Introduction to ergonomics |
Edição | 2nd ed. |
Local | London |
Editora | Taylor & Francis |
Ano | 2003 |
Bibliografia Complementar
Autor | LIDA, Itiro |
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Título | Ergonomia: Projeto e Produção |
Edição | 8ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Edgar Blucher Lda |
Ano | 2002 |
Autor | PANERO, Julius; ZELNIC, M. |
Título | Las dimensiones humanas en los espacios interiores |