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EDIFICAÇÕES - 2020/2021

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3.5

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral

Carga Horária

Teórico-prática : 4 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A disciplina de Edificações tem como objectivos gerais, investigar, desenvolver e representar todos os componentes construtivos indispensáveis ao correcto funcionamento do edifício, integrando de modo coerente métricas estruturais, construtivas [decorrentes dos sistemas e soluções adoptadas] e arquitectónicas, ou seja, materialidade e construtividade.

Objectivos Específicos

Neste contexto, o estudo do corte construtivo [desde a cobertura até às fundações, passando pelos pisos intermédios] adquire particular importância, pela implicação directa na concepção arquitectónica, do edifício.
Introduzir a temática da construção de edifícios, principalmente a compreensão da física das construções que fundamenta o exercício do projecto de arquitectura, na sua passagem à obra.

Competências a adquirir

Compreensão e representação, tanto por meios bidimensionais e tridimensionais, dos nexos de coerência entre forma arquitectónica e os diversos sistemas construtivos que a materializam.
Domínio da pormenorização do edifício de habitação, em especial da representação do corte construtivo e do pormenor construtivo.

Metodologia de Ensino

Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teórico/práticos. Nas aulas teórico/práticas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efectuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente, o desenvolvimento dos trabalhos.

Conteúdos Programáticos

Tendo como base de trabalho o projecto desenvolvido na Unidade Curricular de Projeto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projecto que o aluno esteja a frequentar], deve proceder-se ao estudo do sistema construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas, nas respectivas fases do trabalho semestral.
O conteúdo programático da Unidade Curricular de Edificações encontra-se dividido em três fases:

1.ª Fase - Caracterização construtiva
1. Texto síntese, descritivo do sistema construtivo a adoptar [materialidade e construtividade];
1.1. Estrutura, fundações e relação com o terreno;
1.2. Sistema previsto para as paredes exteriores e interiores;
1.3. Pavimentos interiores, exteriores;
1.4. Sistema de cobertura, tipo de cobertura;
1.5. Esquadrias interiores e exteriores [caixilharias];
1.6. Espaços exteriores;
2. Apresentação de um projecto de referência;
3. Representação da sinopse, com os limites do corte construtivo [caves, piso térreo, piso tipo, circulações e coroamento do edifício];
3.1. Identificação da função prevista para cada um dos espaços que integram o corte construtivo.

2.ª Fase - Projecto de toscos
1. Representação nas escalas 1:10, com desenhos parciais à escala 1:5, 1:2 e/ou 1:1, dos elementos que definem a estrutura do edifício, [muros de contenção, fundações, paredes portantes, lajes, etc];
2. Representação nas escalas 1:10, com desenhos parciais à escala 1:5, 1:2 e/ou 1:1, dos materiais que definem as alvenarias interiores e exteriores do edifício;
3. Representação nas escalas 1:10, com desenhos parciais à escala 1:5, 1:2 e 1:1, das cotas de tosco, [alvenarias, pavimentos, tectos, coberturas, etc.].

3.ª Fase - Projecto de acabamentos
1. Representação nas escalas 1:10, com desenhos parciais à escala 1:5, 1:2 e/ou 1:1, dos diversos estratos que incorporam as paredes, tectos, sub-tectos e pavimentos, dos espaços identificados no Corte Construtivo;
1.1. Alçados interiores e exteriores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caracterização dos espaços;
1.2. Identificação das cotas de acabamento. Representação nas escalas 1:10, com desenhos parciais à escala 1:5, 1:2 e 1:1, das cotas de acabamento [coberturas, paredes, pavimentos, tectos, sub-tecto, etc.];
1.3. O modelo de legendagem a adoptar nos desenhos deve identificar claramente, a ?função construtiva, material utilizado e dimensionamento geral?, dos diversos materiais a aplicar;
1.4. Todos os espaços representados, nas mais diversas projecções, devem estar devidamente cotados [cotas parciais e totais].

Métodos de Avaliação

Pelo próprio carácter da disciplina, a avaliação será contínua e permanente. Neste sentido, serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a regularidade e a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas e entrega de trabalhos, de acordo com o calendário escolar. Serão ainda cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final.

Recursos Didácticos

Para a concretização dos objectivos e competências exigidas, recorrer-se-à aos seguintes recursos didácticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de investigação;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Aulas de laboratório que incentive a investigação sobre os sistemas e materiais de construção.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Investigação, Corte Construtivo, Pormenor, Tecnologia.

Bibliografia Principal

Autor DEPLAZES, Andrea
Título Construir la Arquitectura. Del Material en Bruto a
Edição 3.ª Edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2010
Autor BEINHAUER, Peter
Título Atlas de detalhes construtivos
Edição 2.ª edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2012
Autor ALLEN, Edward
Título Cómo funciona un edifício. Principios elementales
Edição 17.ª edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2008

Bibliografia Complementar

Autor ROY Chudley; GREENO, Roger
Título Manual de Construccion de Edificios
Edição 2.ª Edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2008
Autor ROCHA, Patrícia Fernandes [coord.]; FERREIRA, Teresa Cunha [coord.]
Título Saber Manter os Edificios: Pensar, desenhar, const