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EDIFICAÇÕES - 2020/2021
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral
Carga Horária
Teórico-prática : 4 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A disciplina de Edificações tem como objectivos gerais, investigar, desenvolver e representar todos os componentes construtivos indispensáveis ao correcto funcionamento do edifício, integrando de modo coerente métricas estruturais, construtivas [decorrentes dos sistemas e soluções adoptadas] e arquitectónicas, ou seja, materialidade e construtividade.
Objectivos Específicos
Neste contexto, o estudo do corte construtivo [desde a cobertura até às fundações, passando pelos pisos intermédios] adquire particular importância, pela implicação directa na concepção arquitectónica, do edifício.
Introduzir a temática da construção de edifícios, principalmente a compreensão da física das construções que fundamenta o exercício do projecto de arquitectura, na sua passagem à obra.
Competências a adquirir
Compreensão e representação, tanto por meios bidimensionais e tridimensionais, dos nexos de coerência entre forma arquitectónica e os diversos sistemas construtivos que a materializam.
Domínio da pormenorização do edifício de habitação, em especial da representação do corte construtivo e do pormenor construtivo.
Metodologia de Ensino
Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teórico/práticos. Nas aulas teórico/práticas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efectuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente, o desenvolvimento dos trabalhos.
Conteúdos Programáticos
Tendo como base de trabalho o projecto desenvolvido na Unidade Curricular de Projeto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projecto que o aluno esteja a frequentar], deve proceder-se ao estudo do sistema construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas, nas respectivas fases do trabalho semestral.
O conteúdo programático da Unidade Curricular de Edificações encontra-se dividido em três fases:
1.ª Fase - Caracterização construtiva
1. Texto síntese, descritivo do sistema construtivo a adoptar [materialidade e construtividade];
1.1. Estrutura, fundações e relação com o terreno;
1.2. Sistema previsto para as paredes exteriores e interiores;
1.3. Pavimentos interiores, exteriores;
1.4. Sistema de cobertura, tipo de cobertura;
1.5. Esquadrias interiores e exteriores [caixilharias];
1.6. Espaços exteriores;
2. Apresentação de um projecto de referência;
3. Representação da sinopse, com os limites do corte construtivo [caves, piso térreo, piso tipo, circulações e coroamento do edifício];
3.1. Identificação da função prevista para cada um dos espaços que integram o corte construtivo.
2.ª Fase - Projecto de toscos
1. Representação nas escalas 1:10, com desenhos parciais à escala 1:5, 1:2 e/ou 1:1, dos elementos que definem a estrutura do edifício, [muros de contenção, fundações, paredes portantes, lajes, etc];
2. Representação nas escalas 1:10, com desenhos parciais à escala 1:5, 1:2 e/ou 1:1, dos materiais que definem as alvenarias interiores e exteriores do edifício;
3. Representação nas escalas 1:10, com desenhos parciais à escala 1:5, 1:2 e 1:1, das cotas de tosco, [alvenarias, pavimentos, tectos, coberturas, etc.].
3.ª Fase - Projecto de acabamentos
1. Representação nas escalas 1:10, com desenhos parciais à escala 1:5, 1:2 e/ou 1:1, dos diversos estratos que incorporam as paredes, tectos, sub-tectos e pavimentos, dos espaços identificados no Corte Construtivo;
1.1. Alçados interiores e exteriores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caracterização dos espaços;
1.2. Identificação das cotas de acabamento. Representação nas escalas 1:10, com desenhos parciais à escala 1:5, 1:2 e 1:1, das cotas de acabamento [coberturas, paredes, pavimentos, tectos, sub-tecto, etc.];
1.3. O modelo de legendagem a adoptar nos desenhos deve identificar claramente, a ?função construtiva, material utilizado e dimensionamento geral?, dos diversos materiais a aplicar;
1.4. Todos os espaços representados, nas mais diversas projecções, devem estar devidamente cotados [cotas parciais e totais].
Métodos de Avaliação
Pelo próprio carácter da disciplina, a avaliação será contínua e permanente. Neste sentido, serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a regularidade e a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas e entrega de trabalhos, de acordo com o calendário escolar. Serão ainda cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final.
Recursos Didácticos
Para a concretização dos objectivos e competências exigidas, recorrer-se-à aos seguintes recursos didácticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de investigação;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Aulas de laboratório que incentive a investigação sobre os sistemas e materiais de construção.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Investigação, Corte Construtivo, Pormenor, Tecnologia.
Bibliografia Principal
Autor | DEPLAZES, Andrea |
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Título | Construir la Arquitectura. Del Material en Bruto a |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2010 |
Autor | BEINHAUER, Peter |
Título | Atlas de detalhes construtivos |
Edição | 2.ª edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2012 |
Autor | ALLEN, Edward |
Título | Cómo funciona un edifício. Principios elementales |
Edição | 17.ª edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2008 |
Bibliografia Complementar
Autor | ROY Chudley; GREENO, Roger |
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Título | Manual de Construccion de Edificios |
Edição | 2.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2008 |
Autor | ROCHA, Patrícia Fernandes [coord.]; FERREIRA, Teresa Cunha [coord.] |
Título | Saber Manter os Edificios: Pensar, desenhar, const |