Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)
DESIGN INCLUSIVO - 2016/2017
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2
Docentes
Regente: Prof. Doutora Cláudia Lima
Assistentes: Prof. Doutora Cláudia Lima
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Sensibilizar os estudantes para a concepção de produtos, serviços ou ambientes adequados à diversidade humana, incluindo crianças, adultos mais velhos, pessoas com deficiência, pessoas doentes ou colocadas em desvantagem pelas circunstâncias.
A maioria das barreiras que limitam o exercício pleno de uma cidadania activa são projectadas e construídas pelos homens.
Neste sentido, é necessário criar uma nova atitude que contemple esta dimensão social da prática do projecto.
Objectivos Específicos
Na sociedade contemporânea, são muitos os idosos que vivem em ambientes superlotados, inseguros e poluídos que, pelas suas características, oferecem pouca oportunidade para a socialização e o lazer.
Por tal, são objectivos específicos desta U.C. a sensibilização dos diversos intervenientes nos processos de criação e gestão dos espaços públicos urbanos para a problemática da acessibilidade física e do pleno usufruto dos equipamentos por toda a população.
Competências a adquirir
Compreender que desenhar para idosos constitui uma oportunidade única de lidar com utilizadores com características muito específicas e, também, sinónimo de uma responsabilidade acrescida para os interventores no processo.
Tal decorre de estarmos perante uma indubitável oportunidade de projectar perspectivando resultados a longo prazo, de enriquecer as experiências dos idosos, construindo de modo eficaz uma maior sensibilidade da sociedade para as questões da inclusividade.
Metodologia de Ensino
1. Aulas teóricas para a apresentação e descodificação dos conteúdos programáticos
estabelecidos e para enquadramento teórico dos exercícios práticos;
2. Aulas práticas para acompanhamento dos alunos, realizado em torno dos exercícios práticos.
Conteúdos Programáticos
DESIGN INCLUSIVO E INCLUSÃO SOCIAL NOS ESPAÇOS PÚBLICOS
REVISÃO DA LITERATURA, AS BOAS PRÁTICAS
Equipamentos que excluem;
Equipamentos e atitudes inclusivas;
Boas práticas – conclusões.
OBJECTO
Metodologias participativas;
Casos de estudo;
Sugestões de projecto.
Métodos de Avaliação
A avaliação é realizada de acordo com:
- o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências das Universidades
Lusíada;
- as Regras Específicas de Avaliação do Curso de Arquitectura.
Recursos Didácticos
1.Realização e apresentação de estudos e projectos;
2.Exibição de filmes, ou curtas metragens culturalmente importantes para a formação e relacionados com os
projectos em curso;
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Arquitectura;
Inclusividade;
Participação;
Responsabilidade social.
Bibliografia Principal
Autor | SIMÕES, Jorge Falcato; BISPO, Renato |
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Título | Design Inclusivo. Acessibilidade e Usabilidade em |
Edição | 2ª Edição |
Local | Lisboa |
Editora | CPD |
Ano | 2006 |
Autor | SANDERS, Elizabeth B.-N. ; STAPPERS, Pieter Jan |
Título | Co-creation and the new landscapes of design, CoDe |
Editora | International Journal of CoCreation in Design and |
Ano | 2008 |
Autor | DISCHINGER, Marta; ELY, Vera Helena Moro Bins |
Título | Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas: o |
Local | Brasília |
Ano | 2009 |
Bibliografia Complementar
Autor | FOSTER, Anite |
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Título | Schools for the future, designing school grounds |
Autor | GAVRIEL Salvendy (ed.) |
Título | Designing for disabled children and children with |