Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

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DESIGN INCLUSIVO - 2016/2017

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2

Docentes

Regente: Prof. Doutora Cláudia Lima
Assistentes: Prof. Doutora Cláudia Lima

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Sensibilizar os estudantes para a concepção de produtos, serviços ou ambientes adequados à diversidade humana, incluindo crianças, adultos mais velhos, pessoas com deficiência, pessoas doentes ou colocadas em desvantagem pelas circunstâncias.

A maioria das barreiras que limitam o exercício pleno de uma cidadania activa são projectadas e construídas pelos homens.

Neste sentido, é necessário criar uma nova atitude que contemple esta dimensão social da prática do projecto.

Objectivos Específicos

Na sociedade contemporânea, são muitos os idosos que vivem em ambientes superlotados, inseguros e poluídos que, pelas suas características, oferecem pouca oportunidade para a socialização e o lazer.

Por tal, são objectivos específicos desta U.C. a sensibilização dos diversos intervenientes nos processos de criação e gestão dos espaços públicos urbanos para a problemática da acessibilidade física e do pleno usufruto dos equipamentos por toda a população.

Competências a adquirir

Compreender que desenhar para idosos constitui uma oportunidade única de lidar com utilizadores com características muito específicas e, também, sinónimo de uma responsabilidade acrescida para os interventores no processo.

Tal decorre de estarmos perante uma indubitável oportunidade de projectar perspectivando resultados a longo prazo, de enriquecer as experiências dos idosos, construindo de modo eficaz uma maior sensibilidade da sociedade para as questões da inclusividade.

Metodologia de Ensino

1. Aulas teóricas para a apresentação e descodificação dos conteúdos programáticos
estabelecidos e para enquadramento teórico dos exercícios práticos;
2. Aulas práticas para acompanhamento dos alunos, realizado em torno dos exercícios práticos.

Conteúdos Programáticos

DESIGN INCLUSIVO E INCLUSÃO SOCIAL NOS ESPAÇOS PÚBLICOS

REVISÃO DA LITERATURA, AS BOAS PRÁTICAS
Equipamentos que excluem;
Equipamentos e atitudes inclusivas;
Boas práticas – conclusões.

OBJECTO
Metodologias participativas;
Casos de estudo;
Sugestões de projecto.

Métodos de Avaliação

A avaliação é realizada de acordo com:
- o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências das Universidades
Lusíada;
- as Regras Específicas de Avaliação do Curso de Arquitectura.

Recursos Didácticos

1.Realização e apresentação de estudos e projectos;
2.Exibição de filmes, ou curtas metragens culturalmente importantes para a formação e relacionados com os
projectos em curso;

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Arquitectura;
Inclusividade;
Participação;
Responsabilidade social.

Bibliografia Principal

Autor SIMÕES, Jorge Falcato; BISPO, Renato
Título Design Inclusivo. Acessibilidade e Usabilidade em
Edição 2ª Edição
Local Lisboa
Editora CPD
Ano 2006
Autor SANDERS, Elizabeth B.-N. ; STAPPERS, Pieter Jan
Título Co-creation and the new landscapes of design, CoDe
Editora International Journal of CoCreation in Design and
Ano 2008
Autor DISCHINGER, Marta; ELY, Vera Helena Moro Bins
Título Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas: o
Local Brasília
Ano 2009

Bibliografia Complementar

Autor FOSTER, Anite
Título Schools for the future, designing school grounds
Autor GAVRIEL Salvendy (ed.)
Título Designing for disabled children and children with