Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

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DESIGN INCLUSIVO - 2020/2021

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2.00

Docentes

Regente: Prof. Doutor Sérgio Amorim
Assistentes: Prof. Doutor Sérgio Amorim

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

O Design Universal, ou Inclusivo, tem como finalidade a concepção de espaços (espaço exterior e interior) que possam ser utilizados e compreendidos com eficácia, segurança e conforto, na maior medida possível, por todas as pessoas, independentemente da idade, etnia ou capacidade física.

Objectivos Específicos

Sensibilização dos alunos para a igualdade de direitos e direito à diferença; pretende-se que o aluno seja capaz de identificar os problemas de acessibilidade e mobilidade espaciais (e outras questões ambientais); seja capaz de conceptualizar e projectar espaços públicos que garantam a participação plena dos seus utilizadores, independentemente das suas capacidades e habilidades físicas.

Competências a adquirir

Pretende-se que os alunos possam reconhecer os constrangimentos provocados pelo impacto das características espaciais nos utilizadores. Que possam compreender e analisar de modo crítico e articulado com o processo de projecto, as problemáticas dos espaços segundo os princípios de um desenho universal inclusivo. Reconhecimento do papel do arquitecto na inclusão física e social das cidades. Para tal, também é esperado que consigam interpretar e aplicar o Decreto Lei nº163/2006.

Metodologia de Ensino

Os conteúdos serão ministrados através de exposição oral, visual e interactiva, com posterior análise e consequente debate. Através de exemplos relacionados respectivamente com o espaço exterior e espaço interior, pretende-se complementar a teoria com a prática, nomeadamente com o desenvolvimento de dois testes escritos e dois exercícios práticos integralmente desenvolvidos nas aulas.

Conteúdos Programáticos

1. A relação biunívoca entre o ser humano e o espaço.
2. A exclusão e a inclusão (contextualização).
3. As barreiras arquitectónicas, sociais e culturais.
4. O design universal. Metodologias para um Design Universal.
5. O impacto físico e psicológico de um determinado espaço e consequentes reacções e/ou inibições pelo utilizador.
6. Identificação do individuo com requisitos especificas.
7. Caracterização antropométrica, ergonómica e funcional do utilizador.
8. A Carta Universal dos Direitos do Homem, 1948. Legislação vigente: Decreto- Lei nº163/2006 de 8 de Agosto. Guia da Mobilidade e Acessibilidade para todos.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua será sustentada pelos seguintes elementos (tendo em consideração o Regulamento Geral de Conhecimentos da Universidade):
1. assiduidade;
2. pontualidade;
3. participação;
4. realização de dois testes escritos;
5. realização de dois trabalhos práticos (nas aulas).

Recursos Didácticos

Para o desenvolvimento/apresentação/discussão dos conteúdos programáticos serão utilizados os seguintes recursos:
1. bibliografia diversa com informação pertinente (textos, cartografia, fotografias, etc.);
2. projecção de informação sintetizada (textos, cartografia, fotografias, etc.) em ficheiros digitais (jpeg, pdf, ppt).

Palavras Chave

Projecto e Inclusividade
Mobilidade
Acessibilidade
Espaço exterior
Espaço interior

Bibliografia Principal

Autor KEATES, Simeon ; CLARKSON, John
Título Countering design exclusion ? An introduction to i
Local Londres
Editora Springer
Ano 2010
Autor AA.VV.
Título Acessibilidade e Mobilidade para Todos
Edição 1ª edição
Local Porto
Editora PAIPDI
Ano 2007
Autor AA.VV.
Título Uma casa para a vida aplicação do design inclusivo
Edição 1ª edição
Editora Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Bibliografia Complementar

Autor GEHL, Jan
Título Life between buildings : using public space
Edição 3ª edição
Local
Editora Island Press
Ano 2011
Autor Panero, Julius; ZELNIK, Martin
Título Dimensionamento Humano para espaços interiores