Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

CONCEPÇÃO ESTRUTURAL - 2017/2018

4º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3.5

Docentes

Regente: Mestre Carlos Garcia
Assistentes: Mestre Carlos Garcia

Carga Horária

Teórico-prática : 4 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A conceção estrutural consiste essencialmente na definição e estudo do conjunto de elementos estruturais que permitem a estabilidade. Está relacionada com a natureza dos edifícios, projeto de arquitetura, materiais estruturais e processo construtivo. Sendo a licenciatura em arquitetura, pretende-se levar os futuros projetistas à compreensão da interligação entre o projeto de arquitetura e o projeto de estabilidade, essencial para a qualidade do produto final, o edifício.

Objectivos Específicos

- Conceção, inserção e identificação da estrutura num projecto de arquitectura, considerando diferentes materiais estruturais.
- Compreensão da influência dos elementos estruturais na conceção dos projectos de arquitectura.
- Quantificação das acções a considerar no dimensionamento dos elementos estruturais em edifícios e a sua relação com parâmetros envolvidos no processo, nomeadamente com os vãos, em lajes e vigas, e com as dimensões da secção transversal, em lajes, vigas e pilares.

Competências a adquirir

- Compreender o comportamento dos elementos estruturais em função dos materiais e do tipo de esforços a que estão submetidos.
- Conceber projetos de arquitetura de modo a que seja possível a inserção dos elementos estruturais que garantam eficazmente a estabilidade dos edifícios, sem prejuízo da qualidade desses projetos e do espírito subjacente à sua conceção.

Metodologia de Ensino

Pretendendo-se incentivar o sentido crítico, as matérias a tratar serão abordadas, preferencialmente recorrendo à projecção de fotografias de obras em execução, mostrando a realização dos diferentes elementos estruturais. Segue-se período de esclarecimento, debate e exposição teórica da matéria prevista. Conforme os temas, serão propostos, para resolução, exercícios didácticos e académicos de aplicação.

Conteúdos Programáticos

Conceção estrutural.
Definições, conceitos e princípios fundamentais. Combinação de elementos estruturais (pilares, vigas e lajes) concebidos para, no seu funcionamento em conjunto, suportarem as ações regulamentares e assegurarem a rigidez adequada. Regras e simbologia utilizadas na elaboração das plantas estruturais.
Conceitos gerais sobre tipos de lajes, essenciais para a definição da estrutura. Lajes aligeiradas e lajes maciças, unidirecionais e bidirecionais.
Ações em elementos estruturais.
Exigências regulamentares. Critérios gerais de verificação da segurança. Estados limites. Classificação das ações. Critérios de quantificação e de combinação das ações. Verificação da segurança em relação aos estados limites.
Materiais de construção.
Estruturas simples e estruturas mistas.
Materiais estruturais correntes: betão, aço, madeira, alvenaria. Materiais dúcteis e materiais frágeis.
Diagrama tensão - deformação. Lei de Hooke. Propriedades mecânicas: Limite de proporcionalidade; Limite de elasticidade; Limite de escoamento; Patamar de cedência; Limite de resistência; Limite de rotura; Tensão admissível; Zona de comportamento elástico linear; Zona elástica; Zona plástica; Deformação elástica; Deformação plástica; Zona de endurecimento do material.

Métodos de Avaliação

Na avaliação contínua é tida em consideração a assiduidade às aulas, o desempenho dos alunos na realização dos exercícios propostos semanalmente, um trabalho prático a desenvolver no decorrer do semestre e a realização de duas provas escritas.

Recursos Didácticos

A introdução da matéria é realizada, preferencialmente, com o apoio de equipamento de projecção. Após a introdução teórica segue-se a realização de exercícios práticos de aplicação da matéria. Estarão à disposição dos alunos na plataforma Moodle@ULPorto 12-13 da Universidade Lusíada elementos escritos referentes à matéria leccionada nas aulas teóricas bem como enunciados de exercícios de aplicação da matéria que serão realizados ou nas aulas teóricas ou nas aulas práticas.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Conceção
Estrutura
Ações
Materiais
Tensões

Bibliografia Principal

Autor LNEC
Título Normas Portuguesas: NP EN 1990, NP EN 1991, NP EN
Edição 1ª edição
Local Lisboa
Editora CEN - Comité Europeu de Normalização
Ano 2009 e 2010
Autor TIMOSHENKO, Stephen P.
Título Resistência dos Materiais (Volume I)
Edição 1ª edição
Editora Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.
Autor SILVA, V. Dias
Título Mecânica e Resistência dos Materiais
Edição 1ª edição
Editora Ediliber Editora

Bibliografia Complementar

Autor REIS, A. Correia
Título Tabelas técnicas
Autor BEER, Ferdinand P.; JR, E. Russell Johnston; DEWOL
Título Mecânica dos Materiais
Edição 1ª edição
Local
Editora Mc Graw Hill
Ano