Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

CONCEPÇÃO ESTRUTURAL - 2018/2019

4º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3,5

Docentes

Regente: Prof. Doutor Francisco Fernandes
Assistentes: Prof. Doutor Francisco Fernandes

Carga Horária

Teórico-prática : 4 Horas

Objectivos Gerais

A conceção estrutural consiste essencialmente na definição e estudo do conjunto de elementos estruturais que permitem a estabilidade. Está relacionada com a natureza dos edifícios, projeto de arquitetura, materiais estruturais e processo construtivo. Sendo a licenciatura em arquitetura, pretende-se levar os futuros projetistas à compreensão da interligação entre o projeto de arquitetura e o projeto de estabilidade, essencial para a qualidade do produto final, o edifício.

Objectivos Específicos

- Conceção, inserção e identificação da estrutura num projecto de arquitectura, considerando diferentes materiais estruturais.
- Compreensão da influência dos elementos estruturais na conceção dos projectos de arquitectura.
- Quantificação das ações a considerar no dimensionamento dos elementos estruturais em edifícios e a sua relação com parâmetros envolvidos no processo, nomeadamente com os vãos, em lajes e vigas, e com as dimensões da secção transversal, em lajes, vigas e pilares.

Competências a adquirir

- Compreender o comportamento dos elementos estruturais em função dos materiais e do tipo de esforços a que estão submetidos.
- Conceber projetos de arquitetura de modo a que seja possível a inserção dos elementos estruturais que garantam eficazmente a estabilidade dos edifícios, sem prejuízo da qualidade desses projetos e do espírito subjacente à sua conceção.

Metodologia de Ensino

Pretendendo-se incentivar o sentido crítico, as matérias a tratar serão abordadas, preferencialmente recorrendo à projecção de fotografias de obras, mostrando a realização dos diferentes elementos estruturais, seguido de período de esclarecimento, debate e exposição teórica da matéria prevista. Conforme os temas, serão propostos, para resolução, exercícios didácticos de aplicação.

Conteúdos Programáticos

Conceção estrutural.
- Definições, conceitos e princípios fundamentais. Elementos estruturais (pilares, vigas e lajes) concebidos para, no seu funcionamento em conjunto, suportarem as ações regulamentares e assegurarem a rigidez adequada. Regras e simbologia utilizadas na elaboração das plantas estruturais.
- Conceitos gerais sobre tipos de lajes, essenciais para a definição da estrutura. Lajes aligeiradas e lajes maciças, unidirecionais e bidirecionais.
Ações em elementos estruturais.
- Exigências regulamentares. Critérios gerais de verificação da segurança. Estados limites. Classificação das ações. Critérios de quantificação e de combinação das ações. Verificação da segurança em relação aos estados limites.
Materiais de construção.
- Materiais estruturais correntes: betão, aço, madeira, alvenaria, terra, outros, etc. Materiais dúcteis e materiais frágeis.
- Diagrama tensão - deformação. Lei de Hooke. Propriedades mecânicas: Limite de proporcionalidade; Limite de elasticidade; Limite de escoamento; Patamar de cedência; Limite de resistência; Limite de rotura; Tensão admissível; Zona de comportamento elástico linear; Zona elástica; Zona plástica; Deformação elástica; Deformação plástica; Zona de endurecimento do material.

Métodos de Avaliação

Na avaliação contínua é tida em consideração a assiduidade às aulas, o desempenho dos alunos na realização dos exercícios propostos semanalmente, um trabalho prático a desenvolver no decorrer do semestre e a realização de duas provas escritas.

Recursos Didácticos

Slides e artigos disponíveis via moodle.

Palavras Chave

Conceção
Estrutura
Ações
Materiais
Tensões

Bibliografia Principal

Autor LNEC
Título Normas Portuguesas: NP EN 1990, NP EN 1991, NP EN
Edição 1ª edição
Local Lisboa
Editora CEN - Comité Europeu de Normalização
Ano 2009 e 2010
Autor TIMOSHENKO, Stephen P.
Título Resistência dos Materiais (Volume I)
Edição 1ª edição
Editora Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.
Autor SILVA, V. Dias
Título Mecânica e Resistência dos Materiais
Edição 1ª edição
Editora Ediliber Editora

Bibliografia Complementar

Autor REIS, A. Correia
Título Tabelas técnicas
Autor BEER, Ferdinand P.; JR, E. Russell Johnston; DEWOL
Título Mecânica dos Materiais
Edição 1ª edição
Local
Editora Mc Graw Hill
Ano