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INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS - 2017/2018

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Cristina Cunha
Assistentes: Prof. Doutora Cristina Cunha

Carga Horária

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Compreender a especificidade das Ciências Sociais por comparação com as outras ciências
Compreender o processo histórico de formação das Ciências Sociais
Compreender a unidade do social e a pluralidade das Ciências Sociais

Objectivos Específicos

Compreender e identificar as perspetivas específicas das diferentes Ciências Sociais
Compreender e problematizar os processos de rutura entre conhecimento científico e senso comum
Compreender a importância epistemológica da interdisciplinaridade na análise social

Competências a adquirir

Compreender as vantagens metodológicas das principais teorias e técnicas de investigação
Conhecer as principais etapas de um processo de investigação
Elaborar um projeto de investigação

Metodologia de Ensino

Exposições teóricas
Aulas de debate
Elaboração de trabalhos pessoais.

Conteúdos Programáticos

1. As Ciências Sociais, uma forma particular de conhecimento sobre o social
1.1 A construção do conhecimento e a realidade social;
1.2 A problemática da objectividade e da subjectividade.

2. A unidade do social e a pluralidade das Ciências Sociais
2.1 O processo histórico da formação e desenvolvimento das Ciências Sociais;
2.2 A Unidade do social e a diferenciação teórica das diferentes Ciências Sociais;
2.3 O carácter parcelar e complementar dos diferentes olhares sobre o social;
2.4 A interdisciplinaridade como solução epistemológica;
2.5 A classificação das Ciências Sociais: vantagens e limites de uma classificação.


3. A Organização da Investigação
3.1 Objeto da investigação
3.2 Os instrumentos operacionais da investigação;
3.3 As principais etapas da investigação;
3.4 Níveis de conhecimento: descritivo, compreensivo e explicativo.


4. Recolha da Informação: escolha dos métodos e das técnicas.
4.1 Noção de método e de técnica de investigação;
4.2 Classificação dos métodos e das técnicas;
4.3 Apresentação resumida das principais técnicas de investigação;
4.4 Vantagens e limites dos estudos em extensão e/ou em profundidade: estudos de caso, biografias, etc.

5. Trilhos teóricos e metodológicos entre as Ciências Sociais
5.1 Principais paradigmas e teorias;
a) A abordagem determinista do social;
b) A abordagem interacionista do social;
c) A perspeciva funcionalista;
d) A perspetiva marxista.


5.2 Conceitos fundamentais em Ciências Sociais
a) Socialização, integração, adaptação;
b)Instituições de socialização (família, escola, grupos, media, empresas, religiões);
c) Estratificação, estatuto social; papeis; normas
d) Controlo e desvio;
e) Conflito e poder nas sociedades modernas.

6. Conclusão: Arquitetura do social: Novas tendências





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Métodos de Avaliação

A avaliação contínua segue os parâmetros da legislação em vigor, podendo vir a ser modificada de acordo com mudanças na mesma legislação ou das orientações da Universidade.

- dois testes de avaliação contínua;
- elaboração obrigatória de um trabalho (individual ou em grupos: até 3 elementos)
- assiduidade, participação oral e interesse pela disciplina.

Recursos Didácticos

Bibliografia e textos de apoio fornecidos pelo docente nas aulas; Power point.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Unidade do social, interdisciplinaridade, investigação, objetividade, subjetividade

Bibliografia Principal

Autor Nunes, Adérito Sedas
Título Questões preliminares sobre as Ciências Sociais
Edição 13ª
Local Lisboa
Editora Presencial
Ano 2001
Autor Quivy, Raymond e Campenhoudt, Luc Van
Título Manual de Investigação em Ciências Sociais
Edição
Local Porto
Editora Gradiva
Ano 2008
Autor Aron, Raymond
Título As Etapas do Pensamento Sociológico
Edição (8ª ed.). (Orig
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2007

Bibliografia Complementar

Autor Ghiglione, R. e Matalon, B.
Título O Inquérito – teoria e Prática,