Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Economia

English Version

ECONOMIA INTERNACIONAL - 2018/2019

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Erika Laranjeira
Assistentes: Prof. Doutora Erika Laranjeira

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Desenvolver competências direccionadas à tomada de decisão no seio de organizações públicas ou privadas, no presente contexto de forte internacionalização à escala global. Sem o conhecimento do mega-ambiente constituído pelas relações político-económicas entre Nações, no qual se posicionam as organizações enquanto sistemas abertos, o risco de tomada de decisões enviesadas, precipitadas e incompletas prevalece, traduzindo-se em perdas incalculáveis para todos os actores económicos.

Objectivos Específicos

Compreender a importância, as vantagens e desvantagens do Comércio Internacional para os diferentes intervenientes, e para a sociedade como um todos.
Compreender as mudanças da economia mundial e analisar os problemas reais da política económica internacional.

Competências a adquirir

Entender economicamente os motivos que levam os países a estabelecer relações comerciais entre si, e as vantagens que dai podem surgir para todos os intervenientes.
Analisar e propor soluções para os problemas que surgem da interação económica entre Estados soberanos.
Saber analisar economicamente as consequências da Política Comercial Externa.

Metodologia de Ensino

Aulas Expositivas.
Debate cientificamente fundamentado de temas de actualidade no contexto das relações económicas Inter-Nações.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Economia Internacional
1.1. Conceitos Introdutórios

2. Teoria Clássica do Comércio Internacional
2.1. Mercantilismo
2.2. Teoria da Vantagem Absoluta de Adam Smith
2.3. Teoria da Vantagem Comparativa de David Ricardo

3. Teoria Neoclássica do Comércio Internacional
3.1. Modelo de Mill e Marshall
3.2. O Modelo de Hecksher-Ohlin
3.3. Constatações Empíricas do Modelo de Hecksher-Ohlin
3.4. Teorias Adicionais e Extensões ao Modelo de Hecksher-Ohlin

4. Política Comercial Externa
4.1. Instrumentos de Política Comercial Externa
4.2. Analise do Impacto das Políticas Comerciais Externas

5. Introdução à Integração Económica

Métodos de Avaliação

Duas provas de avaliação intercalar.

Recursos Didácticos

Material disponibilizado nas aulas.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Economia Internacional
Comércio Externo
Vantagem Absoluta
Vantagem Relativa
Dotação Factorial
Política Comercial Externa
Integração Económica

Bibliografia Principal

Autor KRUGMAN, Paul; OBSTFELD, Maurice
Título International Economics: Theory and Policy
Edição 11ª Ed.
Local EUA
Editora Pearson
Ano 2018
Autor APPLEYARD, Dennis; FIELD, Alfred
Título International Economics
Edição 9ª Ed.
Editora Mcgraw-hill Series Economics
Ano 2016
Autor SALVATORE, Dominick
Título International Economics: Trade and Finance
Edição 12ª Ed.
Local EUA
Editora Wiley
Ano 2016