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GESTÃO DA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO - 2016/2017

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A unidade curricular de Inovação e Empreendedorismo pretende dar aos alunos conhecimentos sobre a inovação como base de um modelo de desenvolvimento sustentável e formas de abordar oportunidades de negócio através da criação de empresas/organizações.

Objectivos Específicos

No final do semestre os alunos deverão ter conhecimentos sobre inovação em termos macro e micro-económicos, bem como das principais variáveis a considerar quando se inicia um negócio/actividade.

Competências a adquirir

Os alunos deverão adquirir as seguintes competências:
- conhecimentos sobre modelo de desenvolvimento sustentável;
- conhecimentos sobre sistemas nacionais e regionais de inovação e sobre a situação de Portugal no actual contexto;
- conhecimentos sobre empreendedorismo: como criar um plano de negócios e factores críticos de sucesso;
- capacidades de análise e de decisão;
- capacidades de inter-relação, trabalho em equipa.

Metodologia de Ensino

As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.

Conteúdos Programáticos

I - Inovação: conceito
A inovação como factor de desenvolvimento económico e social e o modelo sustentável.
A inovação no contexto da União Europeia.
A inovação em Portugal.

II - Os sistemas nacionais e regionais de inovação.
Análise comparativa.
O caso de Portugal.

III - O empreendedorismo
Criar uma empresa ou organização. Factores críticos de sucesso.

IV - Integrar factores de mercado, tecnológicos e organizacionais na definição de uma estratégia de inovação.

V - Operacionalizar a inovação: novos produtos, novos serviços, novos processos industriais e organizacionais.

VI - Medidas de inovação: o Manual de Oslo, o European Innovation Scorecard, o Innovation Scoreboard da empresa/organização.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua é feita com base em dois testes escritos, a participação e resolução de casos práticos em sala.

Recursos Didácticos

Manual adoptado, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Sistemas nacionais de inovação
Sistemas regionais de inovação
Empreendedorismo
Plano de negócios
Gestão da inovação

Bibliografia Principal

Autor NIOSI, Jorge
Título Building National and Regional Innovation Systems
Edição 1ª edição
Editora Edward Elgar Publishing Ltd
Ano 2012
Autor TIDD, Joe and BESSANT, John
Título Managing Innovation - Integrating Technological, M
Edição 5ª edição
Editora John Wiley & Sons
Ano 2013
Autor RIES, Eric
Título The Lean Startup: How Constant Innovation Creates
Edição 1ª edição
Editora Penguin Books
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor EDQUIST, Charles
Título Systems of Innovation - Technologies, Institutions
Edição 2ª edição
Local UK
Editora Routledge
Ano 2012
Autor DODGSON, Mark, GANN, David M. e PHILLIPS, Nelson
Título The Oxford Handbook of Innovation Management
Edição 2ª edição
Local Oxford, UK
Editora Oxford University Press
Ano 2015