Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Economia
SIMULAÇÃO - 2018/2019
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Elizabeth Real
Assistentes: Prof. Doutor Teste
Carga Horária
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Desenvolvimento de competências para promover a aprendizagem através da experiência prática, dotando os alunos com conhecimentos para utilizar as ferramentas teóricas sobre preparação e avaliação de um projecto aplicado.
Pretende-se que os alunos pensem os vários problemas da gestão de forma integrada, evidenciando a natureza sistémica das suas decisões.
Objectivos Específicos
Interacção com o mercado de trabalho. Aplicação do saber-saber ao saber-fazer e ao saber-estar.
Procura-se, alicerçar o raciocínio e competências analíticas dos alunos sendo estes confrontados com situações tão próximas quanto possível da realidade, em que tenham, face a um contexto dinâmico e, por vezes ambíguo, de identificar situações, aplicar conhecimentos, antecipar evoluções, tomar decisões, colher resultados e retirar ensinamentos.
Competências a adquirir
Trabalho em equipa, tomada de decisões, apresentação oral e escrita de relatórios.
Metodologia de Ensino
Aulas teóricas e análise de estudos de caso.
Conteúdos Programáticos
Primeira Parte - Enquadramento Teórico
Revisão de conceitos teóricos importantes para a realização do trabalho de simulação: Estratégia, Recursos Humanos; Marketing e Finanças
O Plano de Negócios - Business Canvas
Segunda Parte - Enquadramento Prático
Criatividade - A ideia de Negócio
As principais tendências de negócios
O perfil de empreendedor
Apresentações
Escrita de Relatórios
Terceira parte
Desenvolvimento do projecto
Métodos de Avaliação
De acordo com o actual regime de avaliação em vigor na Universidade Lusíada - Norte.
Recursos Didácticos
Plataforma moodle.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Simulação
Contexto Empresarial
Bibliografia Principal
Autor | Harford, Tim |
---|---|
Título | Fifty things that made the modern economy |
Edição | 1ª |
Editora | Little, Brown Book Group |
Ano | 2018 |
Autor | Alves, Manon Rosenboom |
Título | Marca Pessoal, SA |
Edição | 2ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Edições Sílabo |
Ano | 2018 |
Autor | Monteiro, Fátima ; Resende, Marbino e Sá Silva, Eduardo |
Título | Plano de Negócios |
Local | Porto |
Editora | Vida Económica |
Ano | 2017 |