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AMÉRICA LATINA (QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÓMICAS E SOCIAIS) - 2013/2014
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Fernando Sousa
Assistentes: Prof. Doutor Fernando Sousa
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta disciplina tem por objectivo fornecer ao aluno uma visão abrangente das principais questões políticas, económicas e sociais da América Latina após a Segunda Guerra Mundial, assim como da inserção desta região a nível mundial, de forma a poder caracterizar-se a mesma, definir-se a sua identidade e compreender-se os desafios que se lhe colocam no âmbito da globalização.
Objectivos Específicos
Com estes temas proporcionamos aos estudantes a formação necessária para caracterizar, com rigor, sob o ponto de vista político, económico e social a América Latina, em ordem a uma melhor compreensão dos problemas com que se debate a região, a teorizar os possíveis cenários que se colocam quanto ao reforço ou atenuação da dominação americana, à aproximação à União Europeia, à afirmação de uma identidade própria até ao presente não alcançada.
Competências a adquirir
A exposição teórica das matérias acompanhada de exemplificações reais e actuais permite aos estudantes reconhecer a importância dos conteúdos leccionados. Tratando-se de uma unidade curricular básica de qualquer curso de Relações Internacionais é essencial que os estudantes lhe confiram a importância real no seu estudo. A inter-relação e interdependência entre a aprendizagem teórica e a sua aplicação prática permitem ainda alimentar o gosto dos estudantes pelas Relações Interamericanas.
Metodologia de Ensino
Metodologia de aprendizagem própria assente em aulas participativas: intervenções pessoais, orais e escritas, e debates em grupo; reflexão sobre casos concretos da Política Internacional de forma a desenvolver a sua capacidade de análise; trabalhos em equipa para desenvolver as suas capacidades de comunicação e persuasão; cedência aos alunos de textos disponibilizados no Moodle.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1. Natureza, objecto e metodologia
1.2. Justificação da sua importância na licenciatura
1.3. Bibliografia de base
2. O que é a América Latina?
2.1. O Espaço
2.2. A História
2.3. A Demografia
2.4. A Sociedade
2.5. A Economia
2.6. A Cultura
3. A América Latina após a Segunda Guerra Mundial – das ditaduras à difícil gestação da
democracia
4. A América Latina entre a democratização e a globalização
5. A América Latina entre a democracia e o populismo
6. A América Latina ao presente
7. Balanço geral da disciplina
Métodos de Avaliação
O sistema de avaliação realiza-se de acordo com as regras definidas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos das Universidades Lusíada. Neste sentido, é tida em conta a avaliação contínua, nomeadamente a assiduidade, participação, realização de trabalhos, mini-testes, etc.
Recursos Didácticos
Retroprojector – Acetatos
Computador e datashow
Mapas
Análise de documentação específica
Retroprojector - Acetates
Computer and datashow
Maps
Analysis of specific documentation
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
América Latina
Estados
Democratização
Conflitos
Bibliografia Principal
Autor | SOUSA, Fernando (Dir.) |
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Título | Dicionário de Relações Internacionais |
Edição | 2.ª ed. |
Local | Porto |
Editora | CEPESE/Afrontamento |
Ano | 2008 |
Autor | BETHELL, Leslie |
Título | História da América Latina |
Local | São Paulo |
Editora | Crítica |
Ano | 2003 |
Autor | ALBRECHT, D. ; et al. |
Título | L´Amerique Latine |
Local | Paris |
Editora | CNED-SEDES |
Ano | 2005 |
Bibliografia Complementar
Autor | DABÈNE, O. |
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Título | L´Amerique latine à l´époque contemporaine |
Autor | HARDY, S.; MEDINA-NICOLAS, L. (coord.) |
Título | L´Amerique latine |