Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Direito :: Relações Internacionais

English Version

ÉTICA - 2013/2014

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Maria Alcínia Noutel
Assistentes: Prof. Doutora Maria Alcínia Noutel

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Adquirir conhecimentos sobre a origem e sentido mais abrangente da ética, sua pertinência e actualidade.Compreender as diferentes abordagens teóricas elaboradas nos vários contextos culturais. Dominar e reflectir criticamente sobre a triade conceptual: ética, moral e deontologia. Mobilizar conhecimentos para contextos ajustados ao percurso formativo dos alunos.

Objectivos Específicos



Assimilar a importância que a ética assume na dinâmicas organizacionais. Compreender e valorizar o binómio ética e harmonização como fins nas Instituições /organizações. .Problematização da ética aplicada em várias áreas de estudo.

Competências a adquirir

Assimilar o conceito de ética. Promover a pesquisa
Sensibilizar para a construção e uma cultura ética nos contextos organizacionais.
Promover a formação de atitudes que sensibilizem para:
1-A presença da dimensão ética nas práticas;
2-A flexibilização e adaptabilidade para as mutações constantes na pós-modernidade.
3-Capacidade de reflectir crítica ,construtivamente nos contextos organizacionais e saber elaborar textos.

Metodologia de Ensino

Método expositivo como estratégia de explicitação dos conteúdos programáticos. Métodos activos como estratégia motivadora para a pesquisa e reflexão crítica: Análise e discussão de textos/estudo de casos/ selecção de temas /problema para debate.

Conteúdos Programáticos

1 - Quadro teórico - Origem, fundamento, pertinência e actualidade.
1.1 - Ética e Moralidade
1.2- Ética e Lei.
1.3 - Ética , Consciência e Responsabilidade.
2 - Os desafios da Ética numa Instituição / Empresa /
2.1- Dimensão contextual, organizacional e sócio-políticas.Fundamentação.
2.2 Integração da ética na Instituição / Empresa : ética e cultura de empresa / organização. Os subsistemas da cultursa de Empresa / organização.
2.3 - A tomada de decisão ética: constrangimentos e factores de reforço.
3- Economia de Empresa/organização , coordenação de mercados e dimensão ética.
3.1 - Ética e recuperação da confiança na Empresa / Organização.
3.2 - A direcção éticamente comprometida .
3.3 - A Organização Empresa como espaço ético e projecto integral . O sentido do trabalho colaborativo , criatividade, justiça e inovação.
4 Abordagens éticas contemporâneas : Descritivas, conceptuais e prescritivas.
3.1- O papel dos códigos profissionais , suas vantagens e limitações.
4 - A responsabilidade social da empresa/organização. Ética e Marketing.
4.1- A defesa do consumidor.
4.2- O mercado justo . Enquadramento júridico : referencial nacional e da U.E.
4.1- A dimensão ética implícita nos "stakeholders" como colectivos implicados na actividade empresarial e a responsabilidade social da empresa /organização.Dimensão ética dos dirigentes.
5 - O sentido da construção dos códigos de responsabilidade social: o referente Europeu; o referente dos Direitos Humanos .
6 - As empresas e o meio ambiente. Quadro teórico e normativo ; referente nacional e da U.E.
7 - Contextualização da ética no cenário internacional.
7.1 - Ética e moralidade nas Relações Internacionais -Realismo político: Aron e Morgenthau.
7.2- O discurso da pós modernidade . Medidas da U.E.
8.- Programas, Conferências, Recomendações - o sentido do conteúdo ético do discurso.
8.2- As ONG´s e outras organizações como expressão da ética aplicada.
8.3- Os valores culturais universais e uma ética global.
9 - Ética e Internet.

Métodos de Avaliação



Método expositivo como estratégia de explicitação dos conteúdos programáticos. Métodos activos como estratégia motivadora para a pesquisa e reflexão crítica: Análise e discussão de textos/estudo de casos/ selecção de temas /problema para debate.

Recursos Didácticos


Quadro/ documentos/ E-learning/ suporte documental elaborado pela docente.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Ética global / Categorias éticas/Organizações Internacionais/ Política/

Bibliografia Principal

Autor CORTINA ,A,
Título Lo justo como núcleo de las ciencias morales y po
Edição
Local MADRID
Editora Real Academia de las Ciencias Morales y Políticas
Ano 2008
Autor CORTINA, A.
Título Ética de la Empresa
Edição
Local Madrid
Editora Trotta
Autor REGO, A.; CUNHA, M.; GONÇALVES, N.; CARDOSO, C.
Título Gestão ètica e socialmente responsável
Edição
Local Lisboa
Editora rH Editora
Ano 2006

Bibliografia Complementar

Autor CAMACHO, I ; FERNÁNDEZ , J.L. MIRALLES, J.
Título Ética de la Empresa
Edição
Local Bilbao
Editora Centros Universitários de la Compañia de Jesus
Ano 2002
Autor SÁ, A.L.
Título Ética Profissional
Edição 6ª ed.
Local São Paulo
Editora Atlas S.A.
Ano 2005