Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
INTRODUÇÃO HISTÓRICA À PSICOLOGIA - 2016/2017
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sara Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Sara Cruz
Carga Horária
Teórica : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Promover o conhecimento e a reflexão crítica em torno da epistemologia, história e teorias da psicologia.
Promover uma compreensão da evolução da psicologia, desde a Antiguidade Clássica à actualidade, como uma corrente cientifica e tecnológica independente.
Objectivos Específicos
Promover a aprendizagem dos antecedentes filosóficos, biológicos e médicos da psicologia, tendo em conta a sua evolução histórica.
Promover o conhecimento ao nível das principais correntes e teorias, tendo em conta os seus princípios e fundamentos epistemológicos.
Promover o conhecimento em torno da psicologia contemporânea.
Competências a adquirir
Conhecer e discutir os principais acontecimentos que permitiram a evolução da psicologia até à actualidade;
Conhecer e discutir as principais teorias epistemológicas.
Conhecer as principais correntes teóricas e autores da psicologia contemporânea.
Metodologia de Ensino
As aulas teóricas serão de natureza expositiva com recurso a meios audiovisuais. Será promovida a participação oral dos alunos. A orientação tutorial terá como objectivo complementar as aulas teóricas ao nível da discussão e reflexão das temáticas em grupo, bem como o esclarecimento de dúvidas respeitantes aos conteúdos ministrados na aula, trabalho teórico e provas escritas.
Conteúdos Programáticos
I. Espistemologia:
Ciência e pensamento;
Teorias epistemológicas:
Comte e o positivismo;
Popper e o falsificabilismo;
Kuhn e a descontinuidade paradigmática;
Lakatos e o falsificabilismo metodológico.
II. Antiguidade e Idade Média:
Pré-civilização e humanidade;
Principais filósofos gregos;
A era pós-Aristóteles.
III. Idade Moderna:
Ecletismo renascentista;
Descartes e o dualismo cartesiano;
Empirismo e Positivismo;
Racionalismo e Existencialismo;
Fisiologia e psicologia experimental.
IV. Idade Contemporânea:
Principais Correntes Teóricas da Psicologia - contributos e limitações:
Estruturalismo;
Funcionalismo;
Psicanálise;
Humanismo;
Comportamentalismo;
Gestalt;
Cognitivismo;
Constructivismo.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua terá em conta a assiduidade, a qualidade da participação nas aulas e a realização de um trabalho teórico breve e duas provas escritas.
Recursos Didácticos
Data Show, vídeos e textos científicos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Psicologia
História
Epistemologia
Bibliografia Principal
Autor | Schultz, D., & Schultz, S. |
---|---|
Título | História da Psicologia Moderna. |
Local | S.Paulo |
Editora | Cultrix |
Ano | 1992 |
Autor | HERGENHAHN, B.R. & HENLEY, T.B. |
Título | An Introduction to the History of Psychology |
Edição | 7ª |
Local | USA |
Editora | Wadsworth |
Ano | 2014 |
Autor | Mueller, F.L. |
Título | História da Psicologia I e II |
Edição | 4ª |
Local | Lisboa |
Editora | Publicações Europa América |
Ano | 1976 |
Bibliografia Complementar
Autor | Pickren, W.E., & Rutherford, A. |
---|---|
Título | A HISTORY OF MODERN PSYCHOLOGY IN CONTEXT |
Autor | Rieber, R.W. |
Título | Encyclopedia of the History of Psychological Theo |