Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 2016/2017
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Sílvia Ribeiro
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Pretende promover a aquisição de conhecimentos básicos relativos à compreensão das grandes perspetivas concetuais de abordagem do desenvolvimento humano.
Pretende-se facilitar a aquisição de conhecimento sobre os padrões do funcionamento psicológico no desenvolvimento infantil e na adolescência, designadamente no que concerne à reflexão sobre estudos empíricos relacionados com os processos desenvolvimentais que ocorrem nestas etapas do desenvolvimento.
Objectivos Específicos
(1) Adquirir um conhecimento básico dos principais modelos de compreensão dos processos do desenvolvimento humano;
(2) Compreender os padrões de funcionamento psicológico na infância e na adolescência, dando relevo às implicações da construção adaptativa das tarefas desenvolvimentais para o funcionamento do sujeito;
(3) Adquirir competências básicas de observação do desenvolvimento na infância e na adolescência e de investigação neste domínio.
Competências a adquirir
1. Compreender os propósitos gerais da psicologia do desenvolvimento, de modo a identificar os problemas, metodologias e recursos teóricos.
2.Identificar as caraterísticas desenvolvimentais e os padrões de funcionamento psicológico na infância e adolescência.
3. Conseguir mobilizar as teorias explicativas para compreender os processos de desenvolvimento na infância e adolescência.
4. Analisar como diferentes contextos interferem no processo de desenvolvimento.
Metodologia de Ensino
Exposição oral de conteúdos, visionamento de filmes e debate, resolução de problemas no contexto da aula, orientada pela docente, discussão de casos, apresentação e discussão de trabalhos de grupo, discussão de textos, observação de crianças.
Conteúdos Programáticos
1. Psicologia do Desenvolvimento
1.1 Objeto, métodos de investigação e modelos teóricos fundamentais
1.2 Noção de desenvolvimento
1.3 Da psicologia dos “grandes estádios” à abordagem do ciclo de vida e abordagens contextualizadas e ecológicas
1.4 Métodos de investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
2. Desenvolvimento na infância
2.1. O período pré-natal: Fatores genéticos e pré-natais do desenvolvimento
2.2. O nascimento e o período pós-parto.
2.3. Os seis primeiros meses de vida.
2.4. O desenvolvimento social e emocional da criança: a teoria da vinculação e a teoria sociocultural.
2.5. O desenvolvimento cognitivo da criança.
2.6. O desenvolvimento da linguagem da criança.
2.7. O desenvolvimento moral da criança.
3. Desenvolvimento na adolescência
3.1. O conceito de adolescência.
3.2 Desenvolvimento físico. As mudanças pubertárias e as suas implicações psicológicas.
3.3. Desenvolvimento cognitivo.
3.4. Desenvolvimento social. O grupo de pares e a amizade.
3.5. Desenvolvimento da identidade. A perspetiva psicossocial de Erikson.
3.6. Estatutos de identidade. O desenvolvimento vocacional.
3.7. Comportamentos de risco na adolescência.
Métodos de Avaliação
a)Assiduidade; b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula; c)Intervenções orais; d)Pontos escritos; e)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Desenvolvimento humano.
Ciclo vital.
Infância.
Adolescência.
Bibliografia Principal
Autor | Sroufe, L. A., Cooper, R. B., & DeHart, G. B. |
---|---|
Título | Child development: Its nature and course. |
Local | New York |
Editora | McGraw-Hill |
Ano | 2004 |
Autor | Valsiner J., & Connoly, K. J. |
Título | Handbook of developmental psychology |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2004 |
Autor | Sprinthall, N. A., & Collins, W. A. |
Título | Psicologia do adolescente. Uma abordagem desenvol |
Edição | 5.ª ed |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | SHAFFER, David. R.; KIPP, Katherine |
---|---|
Título | Psicologia do desenvolvimento: infância e adolesc |
Autor | Keenan, T., & Evans, S. |
Título | An introduction to child development |
Edição | 5.ª |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2009 |