Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM - 2017/2018
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Ana Meireles
Assistentes: Prof. Doutora Ana Meireles
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A disciplina de Psicologia da Aprendizagem tem por finalidade possibilitar o estudo e a reflexão sobre os principais conceitos teóricos subjacentes aos paradigmas da aprendizagem humana e as suas implicações na compreensão dos principais modelos de Psicologia Clínica, Psicologia da Educação e Psicologia das Organizações.
Objectivos Específicos
1. Conhecer e compreender a diversidade de abordagens teóricas que explicam os principais processos básicos de aprendizagem.
1. Explorar e compreender as implicações das diferentes abordagens teóricas na análise e intervenção psicológica.
2. Desenvolver atitudes e competências favoráveis à reflexão crítica sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
Competências a adquirir
1. Pretende-se contribuir para um conhecimento aprofundado das abordagens teóricas que explicam os principais processos básicos de aprendizagem, bem como a compreensão dos modelos teóricos atuais.
2. Os alunos devem explorar e compreender a aplicação prática das diferentes abordagens teóricas na análise e intervenção psicopedagógica e ser dotados de atitudes e competências favoráveis à reflexão crítica sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
Metodologia de Ensino
1. Aulas teóricas, que visam a transmissão de conhecimentos científicos sobre os principais pontos do programa.
2. Aulas teórico-práticas, que privilegiam a discussão orientada de temas e artigos
relacionados com os conteúdos programáticos (e.g. seminários, etc.).
3. Aulas práticas, que favorecem a reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizagem dos discentes. A discussão de casos em pequenos grupos favorece o posicionamento crítico e a reflexão pessoal dos alunos.
Conteúdos Programáticos
I. Introdução ao Estudo da Psicologia da Aprendizagem
1. Conceito de aprendizagem.
2. Principais conceitos subjacentes às teorias de aprendizagem.
3. Principais formas de aprendizagem.
II. Processos básicos de aprendizagem
1. Aprendizagem respondente (Pavlov)
2. Aprendizagem operante e instrumental (Thorndike e Skinner)
3. Exemplos práticos de análise e intervenção psicopedagógica
III. Tipos e modelos de aprendizagem
1. Aprendizagem observacional (Bandura)
2. Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo (Piaget)
3. Aprendizagem interacionista-cultural (Vygotsky)
4. Aprendizagem por descoberta (Bruner)
5. Exemplos práticos de análise e intervenção psicopedagógica
IV. Competências para a aprendizagem
1. Aprendizagem autorregulada
2. Estratégias de aprendizagem
3. Metacognição
V. Perspetivas atuais sobre a Psicologia da Aprendizagem
1. Implicações no estudo da Psicologia Clínica, Educacional e das Organizações.
Métodos de Avaliação
1. Assiduidade às aulas, pontualidade e participação ativa nas aulas.
2. Provas escritas.
3. Trabalhos individuais e trabalhos de grupo, com a respetiva apresentação, elaborados sobre os temas sugeridos no programa.
4. Organização e/ou participação em conferências, colóquios e visitas de estudo que a docência entenda relevantes.
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Recursos de sala de aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Aprendizagem,
Associacionismo,
Funcionalismo,
Cognitivismo.
Bibliografia Principal
Autor | CAMPOS, Dinah |
---|---|
Título | Psicologia da aprendizagem |
Edição | 31.ª ed. |
Local | Petrópolis |
Editora | Editora Vozes. |
Ano | 2001 |
Autor | SCHULTZ, D. e SCHULTZ, E. |
Título | História da psicologia moderna |
Edição | 1.ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Thomson Learning |
Ano | 2006 |
Autor | SPITZER. M. |
Título | Aprendizagem-neurociências e a escola da vida |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Climepsi editores |
Ano | 2007 |
Bibliografia Complementar
Autor | GLEITMAN, H. |
---|---|
Título | Psicologia |
Edição | 5ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2002 |
Autor | LOBATO, G. e BAHIA, S. (Org.) |
Título | Psicologia da Educação: Temas de desenvolvimento, |