Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM - 2018/2019

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Alice Murteira Morgado
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Castro

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A disciplina de Psicologia da Aprendizagem tem por finalidade possibilitar o estudo e a reflexão sobre os principais conceitos teóricos subjacentes aos paradigmas da aprendizagem humana e as suas implicações na compreensão dos principais modelos de Psicologia Clínica, Psicologia da Educação e Psicologia das Organizações.

Objectivos Específicos

1. Conhecer e compreender a diversidade de abordagens teóricas que explicam os principais processos básicos de aprendizagem.

1. Explorar e compreender as implicações das diferentes abordagens teóricas na análise e intervenção psicológica.

2. Desenvolver atitudes e competências favoráveis à reflexão crítica sobre o seu próprio processo de aprendizagem.

Competências a adquirir

1. Pretende-se contribuir para um conhecimento aprofundado das abordagens teóricas que explicam os principais processos básicos de aprendizagem, bem como a compreensão dos modelos teóricos atuais.

2. Os alunos devem explorar e compreender a aplicação prática das diferentes abordagens teóricas na análise e intervenção psicopedagógica e ser dotados de atitudes e competências favoráveis à reflexão crítica sobre o seu próprio processo de aprendizagem.

Metodologia de Ensino

1. Aulas teóricas, que visam a transmissão de conhecimentos científicos sobre os principais pontos do programa.

2. Aulas teórico-práticas, que privilegiam a discussão orientada de temas e artigos
relacionados com os conteúdos programáticos (e.g. seminários, etc.).

3. Aulas práticas, que favorecem a reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizagem dos discentes. A discussão de casos em pequenos grupos favorece o posicionamento crítico e a reflexão pessoal dos alunos.

Conteúdos Programáticos

I. Introdução ao Estudo da Psicologia da Aprendizagem
1. Aprendizagem.
2. Principais conceitos subjacentes às teorias de aprendizagem.
3. Métodos de ensino
II. Modelos e teorias de aprendizagem
1. Abordagens behaviouristas
a. Aprendizagem respondente (Pavlov)
b. Aprendizagem operante e instrumental (Thorndike e Skinner)
c. Aprendizagem observacional (Bandura)
2. Abordagens cognitivas
a. Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo (Piaget)
b. Modelos de processamento de informação
3. Abordagens construtivistas
a. Aprendizagem interacionista-cultural (Vygotsky)
b. Aprendizagem por descoberta (Bruner)
IV. Competências para a aprendizagem
1. Aprendizagem autorregulada
2. Autoconceito académico
3. Mindset
4. Motivação para a aprendizagem
5. Capacidade e sucesso na aprendizagem
V. Perspetivas atuais sobre a Psicologia da Aprendizagem
1. Implicações no estudo da Psicologia Clínica, Educacional e das Organizações.

Métodos de Avaliação

1. Assiduidade às aulas, pontualidade e participação ativa nas aulas.
2. Dois Pontos escritos

Recursos Didácticos

Biblioteca.

Recursos de sala de aula.

Supervisão Pedagógica.

Suporte Teórico e Bibliográfico.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Aprendizagem, Cognitivismo, Comportamentalismo, Construivismo, Autorregulação, Motivação

Bibliografia Principal

Autor CAMPOS, Dinah
Título Psicologia da aprendizagem
Edição 31.ª ed.
Local Petrópolis
Editora Editora Vozes.
Ano 2001
Autor SCHULTZ, D. e SCHULTZ, E.
Título História da psicologia moderna
Edição 1.ª ed.
Local São Paulo
Editora Thomson Learning
Ano 2006
Autor SPITZER. M.
Título Aprendizagem-neurociências e a escola da vida
Edição 1.ª ed.
Local Lisboa
Editora Climepsi editores
Ano 2007

Bibliografia Complementar

Autor GLEITMAN, H.
Título Psicologia
Edição 5ª ed.
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2002
Autor LOBATO, G. e BAHIA, S. (Org.)
Título Psicologia da Educação: Temas de desenvolvimento,