Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA COGNITIVA - 2016/2017

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sara Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Sara Cruz

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Apresentar e discutir os conhecimentos gerais nos domínios da percepção, atenção e memória.
Desenvolver competências de investigação baseada na metodologia experimental, através da
replicação de experiências sobre os temas abordados no âmbito das aulas.
Compreender e analisar criticamente os contributos da psicologia cognitiva nos domínios da
percepção, da atenção e da memória humanas.

Objectivos Específicos

Dominar a metodologia experimental
Desenvolver a capacidade de trabalho laboratorial no âmbito da Psicologia Cognitiva

Competências a adquirir

- Capacidade de pesquisa e integração da informação (compreensão, análise e síntese)
- Capacidade de comunicação oral (rigor conceptual) e escrita (redacção de relatórios científicos
das experiências realizadas e de um poster)
- Capacidade de planificação, condução de uma experiência e apresentação à comunidade
científica (elaboração e apresentação de um poster)
- Capacidade de auto-crítica

Metodologia de Ensino

Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos alunos.
- Participação em experiências no âmbito da psicologia experimental e respectiva análise e
discussão dos resultados obtidos

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Psicologia Cognitiva
- A Psicologia Cognitiva como ciência
- Ciência Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva
2. Percepção
- Teorias da percepção.
- Métodos psicofísicos e teoria da detecção do sinal.
- Organização perceptiva.
- Percepção do tamanho e da profundidade
- Percepção da cor
- Sistemas neurofisiológicos da percepção (breve referência)
3. Atenção
- Tipos de atenção: focada (auditiva e visual) e dividida.
- Modelos de atenção
- Limites da capacidade de atenção
- Provas de atenção
4. Memória
- Estruturas da memória
- Processos de memória
- Teorias do esquecimento
- Teorias de recordação e reconhecimento

Métodos de Avaliação

Realização de 2 pontos escritos
Participação, realização e integração (elaboração de relatórios dos procedimentos
experimentais) das experiências no âmbito da metodologia experimental nos temas da
percepção, atenção e memória
Elaboração e apresentação de um poster

Recursos Didácticos

Projector multimédia
Apresentações realizadas nas aulas teórico-práticas
Sala de computadores que possibilite a realização das experiências
Sumários
Bibliografia

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Percepção
Atenção
Memória
Processos Cognitivos

Bibliografia Principal

Autor Eysenck, M., & Keane, M. T
Título Cognitive Psychology: a student´s handbook
Edição
Local London
Editora Psychology Press
Ano 2010
Autor Sternberg, R.J., Sternberg, K.
Título Cognitive Psychology.
Local Belmont, CA
Editora Cengage Learning.
Ano 2012
Autor Baddeley, A.D., Eysenck, M. W., Anderson, M.C.
Título Memory.
Local New York
Editora Psychology Press
Ano 2009

Bibliografia Complementar

Autor Goldstein, E.B.
Título Sensación y percepción
Autor Pinto, A.C.
Título Psicologia experimental: Temas e experiências