Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA COGNITIVA - 2017/2018
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Oliveira
Assistentes: Prof. Doutora Joana Oliveira
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Apresentar e discutir os conhecimentos gerais nos domínios da percepção, atenção e memória.
Desenvolver competências de investigação baseada na metodologia experimental, através da
replicação de experiências sobre os temas abordados no âmbito das aulas.
Compreender e analisar criticamente os contributos da psicologia cognitiva nos domínios da
percepção, da atenção e da memória humanas.
Objectivos Específicos
Dominar a metodologia experimental
Desenvolver a capacidade de trabalho laboratorial no âmbito da Psicologia Cognitiva
Competências a adquirir
- Capacidade de pesquisa e integração da informação (compreensão, análise e síntese)
- Capacidade de comunicação oral (rigor conceptual) e escrita (redacção de relatórios científicos
das experiências realizadas e de um poster)
- Capacidade de planificação, condução de uma experiência e apresentação à comunidade
científica (elaboração e apresentação de um poster)
- Capacidade de auto-crítica
Metodologia de Ensino
Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos alunos.
- Participação em experiências no âmbito da psicologia experimental e respectiva análise e
discussão dos resultados obtidos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Psicologia Cognitiva
- A Psicologia Cognitiva como ciência
- Ciência Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva
2. Percepção
- Teorias da percepção.
- Métodos psicofísicos e teoria da detecção do sinal.
- Organização perceptiva.
- Percepção do tamanho e da profundidade
- Percepção da cor
- Sistemas neurofisiológicos da percepção (breve referência)
3. Atenção
- Tipos de atenção: focada (auditiva e visual) e dividida.
- Modelos de atenção
- Limites da capacidade de atenção
- Provas de atenção
4. Memória
- Estruturas da memória
- Processos de memória
- Teorias do esquecimento
- Teorias de recordação e reconhecimento
Métodos de Avaliação
Realização de 2 pontos escritos
Participação, realização e integração (elaboração de relatórios dos procedimentos
experimentais) das experiências no âmbito da metodologia experimental nos temas da
percepção, atenção e memória
Elaboração e apresentação de um poster
Recursos Didácticos
Projector multimédia
Apresentações realizadas nas aulas teórico-práticas
Sala de computadores que possibilite a realização das experiências
Sumários
Bibliografia
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Percepção
Atenção
Memória
Processos Cognitivos
Bibliografia Principal
Autor | Eysenck, M., & Keane, M. T |
---|---|
Título | Cognitive Psychology: a student´s handbook |
Edição | 6ª |
Local | London |
Editora | Psychology Press |
Ano | 2010 |
Autor | Sternberg, R.J., Sternberg, K. |
Título | Cognitive Psychology. |
Local | Belmont, CA |
Editora | Cengage Learning. |
Ano | 2012 |
Autor | Baddeley, A.D., Eysenck, M. W., Anderson, M.C. |
Título | Memory. |
Local | New York |
Editora | Psychology Press |
Ano | 2009 |
Bibliografia Complementar
Autor | Goldstein, E.B. |
---|---|
Título | Sensación y percepción |
Autor | Pinto, A.C. |
Título | Psicologia experimental: Temas e experiências |