Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E DA INTELIGÊNCIA - 2017/2018
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Ana Meireles
Assistentes: Prof. Doutora Ana Meireles
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Compreender a especificidade da psicologia: a psicologia enquanto ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. Apresentar o campo da psicologia na sua diversidade. Explorar os conceitos-base da psicologia.
2. Compreender a especificidade do ser humano: Desenvolver uma compreensão crescente do comportamento humano, considerado a diferentes níveis e dimensões. Desenvolver um conhecimento fundamentado sobre temas centrais da psicologia.
Objectivos Específicos
2. Compreender e analisar criticamente os contributos da psicologia nos domínios da inteligência e do pensamento.
2.Conhecer as diversas conceções e teorias da inteligência.
3. Conhecer os modelos e metodologias aplicados ao estudo do pensamento.
Competências a adquirir
- Comunicar os conceitos-base e os princípios fundamentais da psicologia;
- Utilizar uma linguagem rigorosa, própria do discurso psicológico;
- Determinar a natureza complexa do comportamento;
- Conhecer um panorama amplo das áreas mais importantes e representativas da Psicologia;
- Capacidade de pesquisa e integração da informação (compreensão, análise e síntese);
- Capacidade de comunicação oral (rigor conceptual) e escrita
- Capacidade de auto-crítica.
Metodologia de Ensino
Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos alunos.
Trabalho prático em pequeno grupo.
Discussão de grupo.
Investigação bibliográfica.
Conteúdos Programáticos
1. Inteligência
1.1. Conceito e âmbito
1.2. Medidas de inteligência
1.3. Teorias e modelos de inteligência
1.3.1. Teorias psicométricas: o factor g de Spearman; as habilidades mentais primárias de Thurstone; o cubo da inteligência de Guilford; inteligência fluída e cristalizada de Cattell e Horn; a teoria dos estratos de inteligência de Carroll; o factor g de inteligência de Jensen.
1.3.2. Teorias de processamento de informação: a inteligência e o metabolismo da glicose de Haier; inteligência e tempo de inspecção de Jensen; inteligência e acesso lexical de Hunt; inteligência e resolução de problemas de Simon, inteligências e analogias de Sternberg, teoria de Piaget; teoria de Vygotsky.
1.3.3.Teorias contextuais: teoria hierárquica de inteligência de sternberg; teoria das inteligências múltiplas de Gardner; inteligência emocional.
1.4. Hereditariedade versus meio e a inteligência
2. Pensamento
2.1. Conceito e âmbito do pensamento
2.2.Desenvolvimento cognitivo:Teorias do desenvolvimento cognitivo
2.2.1.A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget
2.2.2. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Lev Vigotsky
2.2.3.Teorias do desenvolvimento cognitivo baseadas no processamento da informação
2.2.4. Perspectiva fisiológica sobre o desenvolvimento cognitivo
2.2.5.Desenvolvimento cognitivo na vida adulta
2.3.Resolução de problemas e criatividade
2.3.1.Métodos gerais de resolução de problemas
2.3.2.Perspectiva psicológica sobre o insight
2.3.3. Obstáculos à resolução de problema
2.3.4.Auxílios à resolução de problemas
2.3.5.Expertise: conhecimento e resolução de problemas
3.4.Resolução de problemas e criatividade
2.4.1.Criatividade: Abordagens psicométricas, Abordagens cognitivas, Abordagens da personalidade e motivacionais, Abordagens sociais, societárias e históricas, Abordagem integrativa
2.5.Raciocínio e tomada de decisão
2.5.1. Julgamento e tomada de decisão: Teoria clássica da decisão, Satisficing, Eliminação por aspectos, Heurísticas e vieses
2.6. Raciocínio dedutivo e indutivo
2.6.1.Raciocínio dedutivo: Raciocínio condicional, Raciocínio silogístico, Auxílios e obstáculos ao raciocínio dedutivo
2.6.2. Raciocínio indutivo: Alcançando inferências causais; Inferências categóricas, Raciocínio por analogia.
Métodos de Avaliação
Dois pontos escritos
Realização de um trabalho escrito com apresentação oral
Recursos Didácticos
Projector multimédia
Power point;
Referências bibliográficas.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Psicologia Geral
Processos psicológicos básicos
Inteligência
Pensamento
Emoção
Bibliografia Principal
Autor | Eysenck, M. W., & Keane, M.T. |
---|---|
Título | Cognitive Psychology: a student’s handbook |
Edição | 6ª ed |
Local | Londres |
Editora | Psychology Press |
Ano | 2010 |
Autor | Ferreira, A. I., Almeida, L. S., Guisande, M. A. |
Título | Inteligência. Perspectivas Teóricas |
Local | Coimbra |
Editora | Almedina |
Ano | 2009 |
Autor | Sternberg, R.J, Sternberg, K |
Título | Cognitive Psychology |
Edição | 6ª ed |
Local | Belmont, CA, USA |
Editora | Wadsworth Cencage Learning |
Ano | 2012 |
Bibliografia Complementar
Autor | Gleitman, H., Fridlund, A. L., & Reisberg, D. |
---|---|
Título | Psicologia |
Autor | Pinto, A. C. |
Título | Psicologia Geral |