Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E DA INTELIGÊNCIA - 2018/2019

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Ana Meireles
Assistentes: Prof. Doutora Ana Meireles

Carga Horária

Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Compreender a especificidade da psicologia: a psicologia enquanto ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. Apresentar o campo da psicologia na sua diversidade. Explorar os conceitos-base da psicologia.
2. Compreender a especificidade do ser humano: Desenvolver uma compreensão crescente do comportamento humano, considerado a diferentes níveis e dimensões. Desenvolver um conhecimento fundamentado sobre temas centrais da psicologia.

Objectivos Específicos

2. Compreender e analisar criticamente os contributos da psicologia nos domínios da inteligência e do pensamento.
2.Conhecer as diversas conceções e teorias da inteligência.
3. Conhecer os modelos e metodologias aplicados ao estudo do pensamento.

Competências a adquirir

- Comunicar os conceitos-base e os princípios fundamentais da psicologia;
- Utilizar uma linguagem rigorosa, própria do discurso psicológico;
- Determinar a natureza complexa do comportamento;
- Conhecer um panorama amplo das áreas mais importantes e representativas da Psicologia;
- Capacidade de pesquisa e integração da informação (compreensão, análise e síntese);
- Capacidade de comunicação oral (rigor conceptual) e escrita
- Capacidade de auto-crítica.

Metodologia de Ensino

Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos alunos.
Trabalho prático em pequeno grupo.
Discussão de grupo.
Investigação bibliográfica.

Conteúdos Programáticos

1. Inteligência
1.1. Conceito e âmbito
1.2. Medidas de inteligência
1.3. Teorias e modelos de inteligência
1.3.1. Teorias psicométricas: o factor g de Spearman; as habilidades mentais primárias de Thurstone; o cubo da inteligência de Guilford; inteligência fluída e cristalizada de Cattell e Horn; a teoria dos estratos de inteligência de Carroll; o factor g de inteligência de Jensen.
1.3.2. Teorias de processamento de informação: a inteligência e o metabolismo da glicose de Haier; inteligência e tempo de inspecção de Jensen; inteligência e acesso lexical de Hunt; inteligência e resolução de problemas de Simon, inteligências e analogias de Sternberg, teoria de Piaget; teoria de Vygotsky.
1.3.3.Teorias contextuais: teoria hierárquica de inteligência de sternberg; teoria das inteligências múltiplas de Gardner; inteligência emocional.
1.4. Hereditariedade versus meio e a inteligência
2. Pensamento
2.1. Conceito e âmbito do pensamento
2.2.Desenvolvimento cognitivo:Teorias do desenvolvimento cognitivo
2.2.1.A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget
2.2.2. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Lev Vigotsky
2.2.3.Teorias do desenvolvimento cognitivo baseadas no processamento da informação
2.2.4. Perspectiva fisiológica sobre o desenvolvimento cognitivo
2.2.5.Desenvolvimento cognitivo na vida adulta
2.3.Resolução de problemas e criatividade
2.3.1.Métodos gerais de resolução de problemas
2.3.2.Perspectiva psicológica sobre o insight
2.3.3. Obstáculos à resolução de problema
2.3.4.Auxílios à resolução de problemas
2.3.5.Expertise: conhecimento e resolução de problemas
3.4.Resolução de problemas e criatividade
2.4.1.Criatividade: Abordagens psicométricas, Abordagens cognitivas, Abordagens da personalidade e motivacionais, Abordagens sociais, societárias e históricas, Abordagem integrativa
2.5.Raciocínio e tomada de decisão
2.5.1. Julgamento e tomada de decisão: Teoria clássica da decisão, Satisficing, Eliminação por aspectos, Heurísticas e vieses
2.6. Raciocínio dedutivo e indutivo
2.6.1.Raciocínio dedutivo: Raciocínio condicional, Raciocínio silogístico, Auxílios e obstáculos ao raciocínio dedutivo
2.6.2. Raciocínio indutivo: Alcançando inferências causais; Inferências categóricas, Raciocínio por analogia.

Métodos de Avaliação

Dois pontos escritos
Realização de um trabalho escrito com apresentação oral

Recursos Didácticos

Projector multimédia
Power point;
Referências bibliográficas.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Psicologia Geral
Processos psicológicos básicos
Inteligência
Pensamento
Emoção

Bibliografia Principal

Autor Eysenck, M. W., & Keane, M.T.
Título Cognitive Psychology: a student’s handbook
Edição 6ª ed
Local Londres
Editora Psychology Press
Ano 2010
Autor Ferreira, A. I., Almeida, L. S., Guisande, M. A.
Título Inteligência. Perspectivas Teóricas
Local Coimbra
Editora Almedina
Ano 2009
Autor Sternberg, R.J, Sternberg, K
Título Cognitive Psychology
Edição 6ª ed
Local Belmont, CA, USA
Editora Wadsworth Cencage Learning
Ano 2012

Bibliografia Complementar

Autor Gleitman, H., Fridlund, A. L., & Reisberg, D.
Título Psicologia
Autor Pinto, A. C.
Título Psicologia Geral