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PSICOLOGIA DA LINGUAGEM - 2018/2019
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Alice Murteira Morgado
Assistentes: Prof. Doutora Alice Murteira Morgado
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Compreensão da disciplina numa perspectiva integrada, abordando o estudo da linguagem, as suas fundações (bases biológicas e desenvolvimentais) e o funcionamento das diversas competências da linguagem.
Reconhecer o contributo de outros domínios científicos como a psicologia cognitiva, a linguística, as ciências da comunicação e a neurociência para a emergência desta disciplina e campo de estudo.
Objectivos Específicos
Conhecer a estrutura e processos cognitivos subjacentes à linguagem;
Identificar estruturas cerebrais envolvidas na linguagem e principais perturbações;
Compreender a aquisição e desenvolvimento da linguagem humana;
Reconhecer as influências contextuais na linguagem;
Compreender o funcionamento das principais competências da linguagem;
Conhecer os processos de compreensão e produção de linguagem;
Conhecer alguns métodos de investigação utilizados para estudar os processos de linguagem.
Competências a adquirir
Competências de estudo e de integração de conhecimentos no âmbito da Psicologia da Linguagem.
Capacidade para aplicar os conhecimentos da Psicologia da Linguagem às várias áreas da Psicologia com as quais esta se relaciona.
Capacidade de leitura crítica de textos ou artigos no campo de estudo da Psicologia da Linguagem.
Metodologia de Ensino
Recurso a meios audiovisuais para a exposição e discussão de temas;
Disponibilização de matérias de apoio através de plataforma de e-learning (moodle).
Demonstrações relativas a fenómenos ou efeitos referidos nas aulas através de vídeos ilustrativos.
Conteúdos Programáticos
1. O estudo da linguagem: conceito, origem, funções da linguagem
a. Elementos do processo de comunicação e canais de comunicação.
b. Estrutura e processos cognitivos subjacentes à linguagem.
2. Bases biológicas e desenvolvimentais da linguagem: aquisição e desenvolvimento da linguagem
a. Teorias de aquisição da linguagem
b. Estruturas anatómicas cerebrais envolvidas na linguagem.
3. Componentes de linguagem
a. Dimensão Pré-linguística
b. Dimensão Fonológica
c. Dimensão Semântica
d. Dimensão Gramatical
e. Dimensão Pragmática
f. Consciência metalinguística
4. Bilinguismo e aquisição da 2ª língua.
5. Perturbações da linguagem.
Métodos de Avaliação
Frequência às aulas (mínimo 70%) e participação ativa nas discussões do grupo.
Dois pontos escritos.
Exame final.
Recursos Didácticos
- Computador e projetor multimédia.
- Apresentações realizadas nas aulas teórico-práticas.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Psicologia da Linguagem
Linguagem
Psicolinguística
Fonologia
Léxico
Semântica
Sintaxe
Afasia
Bibliografia Principal
Autor | Harley, T. |
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Título | The Psychology of Language: From data to theory |
Edição | 3rd Ed. |
Local | East Sussex, UK |
Editora | Psychology Press. |
Ano | 2008 |
Autor | Eysenck, M.; Kean, M. |
Título | Cognitive Psychology: a student’s handbook |
Edição | 6th Ed. |
Local | East Sussex, UK |
Editora | Psychology Press |
Ano | 2010 |
Autor | Gleitman, H.; Fridlund, A. |
Título | Psicologia |
Edição | 6ª Ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Gulbenkian |
Ano | 2002 |
Bibliografia Complementar
Autor | Rebelo, D., Marques, M. J., Costa, M. |
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Título | Fundamentos da Didáctica da Língua Materna |
Autor | Portellano, J. A. |
Título | Introducción a la neuropsicología |