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PSICOMETRIA - 2016/2017
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Oliveira
Assistentes: Prof. Doutora Joana Oliveira
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Sensibilizar o aluno para a importância da Psicometria constituindo-se como um requisito básico para os utilizadores de testes psicológicos.
Objectivos Específicos
Promover o desenvolvimento de competências relativas ao processo de elaboração dos testes, assim como do estudo das suas características psicométricas.
Proporcionar alguma prática na correcção e interpretação dos resultados obtidos nos testes.
Competências a adquirir
Saber efectuar o estudo psicométrico de uma escala, com recurso ao SPSS.
Converter os resultados brutos de um teste num tipo de normas.
Analisar criticamente um manual de um teste.
Metodologia de Ensino
Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos alunos.
- Realização de um estudo psicométrico de uma escala com recurso ao programa SPSS.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1. Psicometria: Definição e campo de referência
1.2. Ética e deontologia na utililização dos testes - Directrizes Internacionais na Utilização dos testes
2. Os testes psicológicos
2.1. Aspectos históricos
2.2.Definição de teste como um instrumento padronizado de medida
2.3. Vantagens na utilização dos testes
2.4. Desvantagens na utilização dos testes
2.5. Classificação dos testes
2.5.1. Testes de máxima performance, testes de resposta típica e testes projetivos
2.5.2. Outras classificações
2.6. O processo de construção de um teste
2.7. O processo de adaptação de um teste
3. Características psicométricas dos testes
3.1. A sensibilidade
3.1.1. Definição
3.1.2. Factores que podem alterar a sensibilidade de um teste
3.1.3. Como efetuar o estudo da sensibilidade de um teste
3.1.4. O estudo da sensibilidade de um teste com recurso ao SPSS
3.2. A fidelidade
3.2.1. Definição
3.2.2. Como efetuar o estudo da fidelidade de um teste
3.2.2.1. pelo método teste-reteste
3.2.2.2. pelo método das formas paralelas (alternativas ou equivalentes)
3.2.2.3. pelo método da bipartição
3.2.2.4. pelo método da consistência interna
3.2.3. O estudo da fidelidade de um teste com recurso ao SPSS
3.3. Validade
3.3.1. definição
3.3.2. Tipos de validade
3.3.2.1. validade de conteúdo
3.3.2.2. validade de construto
3.3.2.3. Validade de critério (concorrente e preditiva)
4. O processo de criação de normas
4.1. Os diferentes tipos de normas
4.1.1. normas cronológicas
4.1.2. normas em centis
4.1.3. normas típicas
4.1.4. classes normalizadas
5. O processo de estandardização e de aferição
6. Contacto com manuais de testes e sua análise crítica.
Métodos de Avaliação
Dois pontos escritos.
Estudo psicométrico de uma escala (escolha da escala, administração, introdução de dados no SPSS, tratamento estatístico e elaboração de relatório) - trabalho individual.
Recursos Didácticos
Power-points utilizados nas aulas teórico-práticas
Software estatístico IBM SPSS Statistics 20
Referências bibliográficas
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Testes psicológicos
Construção de um teste
Propriedades psicométricas de um teste
Normas
Bibliografia Principal
Autor | Pasquali, L. |
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Título | Psicometria: Teoria dos testes na Psicologia e na |
Edição | 2ª Edição |
Editora | Petrópolis |
Ano | 2004 |
Autor | Anastasi, A. e Urbina, S. |
Título | Testagem Psicológica |
Edição | 7ª Edição |
Local | Porto Alegre |
Ano | 2000 |
Autor | Almeida, L. e Freire, T. |
Título | Metodologias de investigação em Psicologia e Educ |
Edição | 5ª Edição |
Local | Braga |
Editora | Psiquilibrios |
Ano | 2008 |
Bibliografia Complementar
Autor | Dancey, C.P. e Reidy, J. |
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Título | statística sem Matemática Para Psicologia: Usando |
Edição | 3ª Edição |
Local | |
Editora | Artmed |
Ano | 2006 |
Autor | Pasquali, L. |
Título | Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas |