Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
MODELOS PSICODINÂMICOS, HUMANISTAS E SISTÉMICOS - 2018/2019
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Adélia Monarca
Assistentes: Prof. Doutora Adélia Monarca
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Aquisição de saberes no âmbito das principais correntes psicanalíticas, humanistas, existencialistas e sistémicas da Psicologia que procuram compreender e explicar o funcionamento e desenvolvimento psicológico.
Objectivos Específicos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre os conceitos básicos das perspectivas psicanalíticas, humanistas, existencialistas e sistémicas da Psicologia, e que desenvolvam uma compreensão sobre as diferentes abordagens conceptuais e metodológicas do funcionamento e da mudança psicológica, sistematizando conhecimentos no âmbito das diferentes concepções e propostas de intervenção psicológica.
Competências a adquirir
Reconhecer e mapear histórica e epistemologicamente os modelos apresentados; Identificar os seus principais conceitos e características teóricas e metodológicas; Compreender os seus principais pressupostos ontológicos, epistemológicos e axiomáticos; Diferenciar, analisar de forma crítica e aplicar adequadamente as concepções formuladas por estes modelos em relação ao dis/funcionamento psicológico, processos de mudança e transformação e mecanismos ou técnicas de intervenção psicológica.
Metodologia de Ensino
Exposições teóricas e multimédia dos conteúdos programáticos. Leituras e discussão de obras e temas seleccionados. Exercícios práticos para aplicação dos conceitos e teorias.
Acompanhamento e supervisão do estudo na realização de trabalhos práticos.
Será favorecida a participação activa do/a estudante no seu processo de ensino-aprendizagem, pelo que se privilegiará a exploração autónoma (individual e colectiva) dos diferentes autores e abordagens.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução aos Modelos de Compreensão e Intervenção Psicológica
1.1. Multiplicidade conceptual e principais paradigmas teóricos
1. 2. Definição de conceitos
1. 3. Questões colocadas à Compreensão e Intervenção Psicológica: determinantes do funcionamento / disfuncionamento e da mudança psicológica; estabilidade e mudança ao longo do tempo.
1. 4. Dimensões de análise comparativa dos modelos.
2. Enquadramento histórico-espistemológico do paradigma psicodinâmico e seus principais modelos
2.1. Sistema psicanalítico de S. Freud – conceitos e teorias fundamentais
2.2. Contributos das abordagens psicodinâmicas dissidentes – A. Adler, C. Jung
2.3. Neofreudianos – H. Fromm, K. Horney, H.S. Sullivan
2.4. Teoria psicanalítica de Jacques Lacan – conceitos-chave
2.5. Modelos psicodinâmicos contemporâneos – principais exemplos
3. Enquadramento histórico-espistemológico dos principais modelos humanistas e existencialistas
3.1. Gestalt Therapy – Fritz & L. Perls
3.2. Abordagem centrada na pessoa – C. Rogers
3.3. Movimento existencialista – V. Frankl, R. May, I. Yalom
4. Enquadramento histórico-espistemológico do paradigma sistémico e seus principais modelos
4.1. Teoria geral dos sistemas, epistemologia cibernética e ecossistema da comunicação
4.2. Principais abordagens sistémicas familiares e grupais – pressupostos e conceitos base
4.3. Modelo estrutural de S. Minuchin
4.4. Modelos estratégicos: Escola de Palo Alto e Escola de Milão
5. Síntese geral e integrada dos modelos apresentados.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua será realizada de acordo com o estipulado no sistema geral de avaliação do 1º ciclo do curso de Psicologia:
1-Frequência de 70% das aulas
2-Realização de 2 Pontos escritos: componente teórica da unidade curricular
Recursos Didácticos
As aulas serão apoiadas por diversos recursos entre os quais, o computador/projector e o quadro.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Modelos psicanalíticos, humanistas, existencialistas e sistémicos
Bibliografia Principal
Autor | Freud, S. |
---|---|
Título | Textos Essenciais da Psicanálise (Vol. 1/2/3) |
Edição | 3ª |
Local | Mem Martins |
Editora | Publicações Europa-América |
Ano | 1989 |
Autor | Rabaté, J-M (Ed.) |
Título | The Cambridge companion to Lacan |
Local | Cambridge |
Editora | Cambridge U.P. |
Ano | 2003 |
Autor | Relvas, A. P. |
Título | Ciclo vital da família: Perspectiva sistémica |
Local | Porto |
Editora | Afrontamento |
Ano | 1996 |