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MODELOS COMPORTAMENTALISTAS E COGNITIVISTAS - 2017/2018

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Apresentar os fundamentos epistemológicos e ontológicos dos modelos comportamentalistas e cognitivistas e suas implicações para a intervenção psicológica

Objectivos Específicos

Analisar o enquadramento histórico e social que potenciou a emergência e disseminação dos modelos comportamentalistas e cognitivistas
Analisar os fundamentos epistemológicos e ontológicos que enformam os modelos comportamentalistas e cognitivistas e as teorias inscritas nestes modelos
Discutir as implicações destes fundamentos para a intervenção psicológica

Competências a adquirir

Conhecimento do enquadramento histórico e social da emergência e disseminação dos modelos comportamentalistas e cognitivistas
Identificação dos fundamentos epistemológicos e ontológicos em que se alicerçam os modelos comportamentalistas e cognitivistas, e suas implicações na intervenção psicológica
Comparação dos dois modelos e teorias neles inscritas
Posicionamento crítico face aos modelos e teorias analisados

Metodologia de Ensino

Ensino expositivo
Análise e discussão, em pequeno e grande-grupo, de:
- obras e artigos científicos
- vídeos ilustrativos dos conteúdos explorados durante as aulas

Conteúdos Programáticos

1. Modelos comportamentalistas
1.1. Enquadramento histórico e social de emergência e disseminação dos modelos comportamentalistas
1.2. Fundamentos epistemológicos e ontológicos em que estes modelos se alicerçam
1.3. O modelo do condicionamento clássico
1.4. O modelo do condicionamento operante
1.5. O modelo da aprendizagem social de Bandura

2. Modelos cognitivistas
2.1. Enquadramento histórico e social de emergência dos modelos cognitivistas
2.2. Fundamentos epistemológicos e ontológicos em que estes modelos se alicerçam
2.3. Modelos do auto-controlo
2.3.1. Modelo do autocontrolo de Thoresen e Mahoney
2.3.2. Modelo de autoadministração de Kanfer
2.3.3. Modelo de auto-regulação de Bandura
2.4. Modelos das aptidões de confronto
2.4.1. Modelo de resolução de problemas de D’Zurilla e Goldfried
2.4.2. Stress e aptidões de confronto de Lazarus e Meichenbaum
2.5. Modelos de reestruturação cognitiva:
2.5.1. Treino auto-instruçäo de Meichenbaum
2.5.2. Terapia racional emotiva de A. Ellis
2.5.3. Terapia Cognitiva de A. Beck

Métodos de Avaliação

De acordo com RGACC., a avaliação integra 2 modalidades: contínua e final.
Avaliação contínua (60% da nota final)
- Frequência de 70% das aulas
- Realização de 2 pontos escritos
Avaliação final: O estudante pode optar por realizar apenas uma prova de frequência ou de exame, no final do semestre ou do ano letivo.

Recursos Didácticos

Computador, projetor, livros e artigos científicos.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Paradigmas, modelos, teorias, comportamentalistas, cognitivistas.

Bibliografia Principal

Autor Joyce-Moniz, L.
Título Modificação do comportamento: teoria e prática da
Edição
Local Lisboa
Editora Livros do Brasil.
Ano 2005
Autor Gonçalves, O.
Título Terapias Cognitivas: Teorias e práticas
Edição 4.ª
Local Porto
Editora Edições Afrontamento.
Ano 2004
Autor Dobson, K. S.
Título Handbook of cognitive-behavioral therapie
Edição 3rd
Editora Guilford Press.
Ano 2010

Bibliografia Complementar

Autor Gonçalves, 0. Coimbra: Quarteto.
Título Introdução às Psicoterapias Comportamentais
Autor Beck, J. S. .
Título Cognitive behavior therapy: basic and beyond
Edição 2nd
Local NY
Editora Guilford Press
Ano 2011