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MODELOS COMPORTAMENTALISTAS E COGNITIVISTAS - 2017/2018
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Apresentar os fundamentos epistemológicos e ontológicos dos modelos comportamentalistas e cognitivistas e suas implicações para a intervenção psicológica
Objectivos Específicos
Analisar o enquadramento histórico e social que potenciou a emergência e disseminação dos modelos comportamentalistas e cognitivistas
Analisar os fundamentos epistemológicos e ontológicos que enformam os modelos comportamentalistas e cognitivistas e as teorias inscritas nestes modelos
Discutir as implicações destes fundamentos para a intervenção psicológica
Competências a adquirir
Conhecimento do enquadramento histórico e social da emergência e disseminação dos modelos comportamentalistas e cognitivistas
Identificação dos fundamentos epistemológicos e ontológicos em que se alicerçam os modelos comportamentalistas e cognitivistas, e suas implicações na intervenção psicológica
Comparação dos dois modelos e teorias neles inscritas
Posicionamento crítico face aos modelos e teorias analisados
Metodologia de Ensino
Ensino expositivo
Análise e discussão, em pequeno e grande-grupo, de:
- obras e artigos científicos
- vídeos ilustrativos dos conteúdos explorados durante as aulas
Conteúdos Programáticos
1. Modelos comportamentalistas
1.1. Enquadramento histórico e social de emergência e disseminação dos modelos comportamentalistas
1.2. Fundamentos epistemológicos e ontológicos em que estes modelos se alicerçam
1.3. O modelo do condicionamento clássico
1.4. O modelo do condicionamento operante
1.5. O modelo da aprendizagem social de Bandura
2. Modelos cognitivistas
2.1. Enquadramento histórico e social de emergência dos modelos cognitivistas
2.2. Fundamentos epistemológicos e ontológicos em que estes modelos se alicerçam
2.3. Modelos do auto-controlo
2.3.1. Modelo do autocontrolo de Thoresen e Mahoney
2.3.2. Modelo de autoadministração de Kanfer
2.3.3. Modelo de auto-regulação de Bandura
2.4. Modelos das aptidões de confronto
2.4.1. Modelo de resolução de problemas de D’Zurilla e Goldfried
2.4.2. Stress e aptidões de confronto de Lazarus e Meichenbaum
2.5. Modelos de reestruturação cognitiva:
2.5.1. Treino auto-instruçäo de Meichenbaum
2.5.2. Terapia racional emotiva de A. Ellis
2.5.3. Terapia Cognitiva de A. Beck
Métodos de Avaliação
De acordo com RGACC., a avaliação integra 2 modalidades: contínua e final.
Avaliação contínua (60% da nota final)
- Frequência de 70% das aulas
- Realização de 2 pontos escritos
Avaliação final: O estudante pode optar por realizar apenas uma prova de frequência ou de exame, no final do semestre ou do ano letivo.
Recursos Didácticos
Computador, projetor, livros e artigos científicos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Paradigmas, modelos, teorias, comportamentalistas, cognitivistas.
Bibliografia Principal
Autor | Joyce-Moniz, L. |
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Título | Modificação do comportamento: teoria e prática da |
Edição | 5ª |
Local | Lisboa |
Editora | Livros do Brasil. |
Ano | 2005 |
Autor | Gonçalves, O. |
Título | Terapias Cognitivas: Teorias e práticas |
Edição | 4.ª |
Local | Porto |
Editora | Edições Afrontamento. |
Ano | 2004 |
Autor | Dobson, K. S. |
Título | Handbook of cognitive-behavioral therapie |
Edição | 3rd |
Editora | Guilford Press. |
Ano | 2010 |
Bibliografia Complementar
Autor | Gonçalves, 0. Coimbra: Quarteto. |
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Título | Introdução às Psicoterapias Comportamentais |
Autor | Beck, J. S. . |
Título | Cognitive behavior therapy: basic and beyond |
Edição | 2nd |
Local | NY |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2011 |