Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOPATOLOGIA - 2017/2018

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Lígia Ferros
Assistentes: Dr. José Teixeira de Sousa

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A UC pretende constituir-se como uma introdução à psicopatologia geral e especial.
Pretende dotar os estudantes de conhecimentos básicos e competências gerais aos níveis
teórico-conceptual nos diferentes domínios da psicopatologia, permitindo-lhes assim, conhecer, diferenciar e integrar os principais conceitos, quadros clínicos e abordagens desta disciplina.

Objectivos Específicos


Visa-se abordar os autores clássicos e ainda incidir sobre aspectos da Psicopatologia associados à causalidade, semiologia psicopatológica, sistemas de classificação (DSM/CID) e relação terapêutica. Pretende estimular a capacidade reflexiva crítica e o reconhecimento das implicações éticas da atividade clínica neste domínio.

Competências a adquirir

-Conhecer os fenómenos psicopatológicos, apresentação clínica e diagnósticos correspondentes;
-Efectuar a avaliação do estado mental;
-Adquirir, face a um caso clínico, competências práticas de identificação dos sintomas presentes e seu diagnóstico.
- Aceder à importância da reflexão e auto-crítica na gestão ética das múltiplas situações com que se é confrontado na vida profissional.

Metodologia de Ensino

As aulas funcionam em regime de exposição aberta apoiada demeios audiovisuais e participação activa do aluno, incentivado a envolver-se na discussão dos temas leccionados. A componente prática inclui trabalhos em grupo, brainstorming, role-play e, sobretudo, a análise e discussão de casos clínicos.

Conteúdos Programáticos

1.Abordagem histórica à psicopatologia; Os clássicos da Psicopatologia

2. Do normal ao patológico em Psicopatologia.

3. O agrupamento das perturbações, modelos e sistemas de classificação;

4.Quadros nosológicos e sua caracterização
4.1.Perturbações da ansiedade
4.2. Perturbações da adaptação
4.3Perturbações somatoformes
4.4Perturbações dissociativas
4.5Perturbações factícias e Simulação
4.6Perturbações do humor
4.7Perturbações psicóticas
4.8Perturbações do comportamento alimentar
4.9Perturbações do sono
4.10Perturbações da sexualidade e identidade do género
4.11Perturbações relacionadas com substâncias
4.12Perturbações da personalidade

5.Psicopatologia geral: as perturbações das diferentes áreas do funcionamento

6.Diagnóstico diferencial e sua importância

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua é efectuada através de duas provas escritas. Elementos relativos à assiduidade, pontualidade e participação nas aulas são tidos em consideração. No final do semestre haverá ainda lugar a teste de frequência e/ou exame.

Recursos Didácticos

l recurso a tecnologia audio-visual informatizada / Computador portátil / Data Show / vídeos cientificos / livros / softwares especializado.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Normal/ Patológico / Perturbação / Diagnóstico /

Bibliografia Principal

Autor American Psychiatric Association
Título DSM V
Local EUA
Editora APA
Ano 2014
Autor Vallejo-Ruiloba J., J.
Título Introducción a la psicopatologia y la psiquiatria
Local Barcelona:
Editora Masson
Ano 2006
Autor Scharffeter, Christian.
Título Introdução à psicopatologia geral
Local Lisboa:
Editora Climepsi.
Ano 2006

Bibliografia Complementar

Autor Pio de Abreu.
Título Como tornar-se doente mental
Autor Kaplan,H Sadock, B & Grebb, J.
Título Synopsis of Psychiatry