Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOPATOLOGIA - 2017/2018
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Lígia Ferros
Assistentes: Dr. José Teixeira de Sousa
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A UC pretende constituir-se como uma introdução à psicopatologia geral e especial.
Pretende dotar os estudantes de conhecimentos básicos e competências gerais aos níveis
teórico-conceptual nos diferentes domínios da psicopatologia, permitindo-lhes assim, conhecer, diferenciar e integrar os principais conceitos, quadros clínicos e abordagens desta disciplina.
Objectivos Específicos
Visa-se abordar os autores clássicos e ainda incidir sobre aspectos da Psicopatologia associados à causalidade, semiologia psicopatológica, sistemas de classificação (DSM/CID) e relação terapêutica. Pretende estimular a capacidade reflexiva crítica e o reconhecimento das implicações éticas da atividade clínica neste domínio.
Competências a adquirir
-Conhecer os fenómenos psicopatológicos, apresentação clínica e diagnósticos correspondentes;
-Efectuar a avaliação do estado mental;
-Adquirir, face a um caso clínico, competências práticas de identificação dos sintomas presentes e seu diagnóstico.
- Aceder à importância da reflexão e auto-crítica na gestão ética das múltiplas situações com que se é confrontado na vida profissional.
Metodologia de Ensino
As aulas funcionam em regime de exposição aberta apoiada demeios audiovisuais e participação activa do aluno, incentivado a envolver-se na discussão dos temas leccionados. A componente prática inclui trabalhos em grupo, brainstorming, role-play e, sobretudo, a análise e discussão de casos clínicos.
Conteúdos Programáticos
1.Abordagem histórica à psicopatologia; Os clássicos da Psicopatologia
2. Do normal ao patológico em Psicopatologia.
3. O agrupamento das perturbações, modelos e sistemas de classificação;
4.Quadros nosológicos e sua caracterização
4.1.Perturbações da ansiedade
4.2. Perturbações da adaptação
4.3Perturbações somatoformes
4.4Perturbações dissociativas
4.5Perturbações factícias e Simulação
4.6Perturbações do humor
4.7Perturbações psicóticas
4.8Perturbações do comportamento alimentar
4.9Perturbações do sono
4.10Perturbações da sexualidade e identidade do género
4.11Perturbações relacionadas com substâncias
4.12Perturbações da personalidade
5.Psicopatologia geral: as perturbações das diferentes áreas do funcionamento
6.Diagnóstico diferencial e sua importância
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua é efectuada através de duas provas escritas. Elementos relativos à assiduidade, pontualidade e participação nas aulas são tidos em consideração. No final do semestre haverá ainda lugar a teste de frequência e/ou exame.
Recursos Didácticos
l recurso a tecnologia audio-visual informatizada / Computador portátil / Data Show / vídeos cientificos / livros / softwares especializado.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Normal/ Patológico / Perturbação / Diagnóstico /
Bibliografia Principal
Autor | American Psychiatric Association |
---|---|
Título | DSM V |
Local | EUA |
Editora | APA |
Ano | 2014 |
Autor | Vallejo-Ruiloba J., J. |
Título | Introducción a la psicopatologia y la psiquiatria |
Local | Barcelona: |
Editora | Masson |
Ano | 2006 |
Autor | Scharffeter, Christian. |
Título | Introdução à psicopatologia geral |
Local | Lisboa: |
Editora | Climepsi. |
Ano | 2006 |
Bibliografia Complementar
Autor | Pio de Abreu. |
---|---|
Título | Como tornar-se doente mental |
Autor | Kaplan,H Sadock, B & Grebb, J. |
Título | Synopsis of Psychiatry |