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MODELOS CONSTRUTIVISTAS E CONSTRUCIONISTAS SOCIAIS - 2017/2018

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Mestre Armando Pinho
Assistentes: Mestre Armando Pinho

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Dar a conhecer e sistematizar os modelos teóricos e metodológicos de intervenção psicológica no quadro das perspetivas construtivistas, construcionistas sociais e críticas da Psicologia.
Fornecer as matrizes epistemológicas e conceptuais para o entendimento inicial dos paradigmas científicos emergentes nos domínios da Psicologia.
Aprofundar o conhecimento e promover a análise crítica do complexo panorama contemporâneo das teorias e práticas psicológicas, de investigação e intervenção.

Objectivos Específicos

Diferenciar e comparar os modelos psicológicos apresentados em diferentes níveis de compreensão: metateórico; conceptual e metodológico.
Fornecer exemplos representativos de modelos e autores paradigmáticos para cada uma das referidas perspetivas.
Incutir a análise crítica e fundamentada dos modelos apresentados.
Promover o treino na aplicação dos conceitos e metodologias referidas na resolução de situações hipotéticas.
Incutir explorações aprofundadas e futuras dos modelos citados.

Competências a adquirir

Reconhecer e mapear histórica e epistemologicamente as teorias e modelos citados.
Identificar e sintetizar seus principais conceitos e caraterísticas teóricas e metodológicas.
Compreender seus principais pressupostos ontológicos, epistemológicos e axiomáticos fundacionais.
Diferenciar, analisar e aplicar as conceções formuladas sobre o funcionamento psicológico funcional e disfuncional, processos de mudança e transformação comportamental/existencial e técnicas de intervenção psicológica.

Metodologia de Ensino

Exposições teóricas e multi-media dos conteúdos programáticos. Leituras e discussão de obras e temas seleccionados.
Exercícios práticos para aplicação dos conceitos e teorias.
Acompanhamento e supervisão do estudo na realização de trabalhos práticos.

Conteúdos Programáticos

A- Caracterização do paradigma pós-moderno na Psicologia

1. Principais influências, contributos e conceitos–chave da Psicologia pós-moderna.
a. O contexto do pensamento filosófico e científico.
b. Valorização das perspetivas pluralistas, dialógicas, contextualizadas e pragmáticas (ação).
c. Pós-modernismo na Psicopatologia e Psicoterapia: crise no realismo, doença mental e self.
2. A prevalência das perspetivas narrativas e discursivas na Psicologia.

B- Enquadramento histórico-espistemológico da abordagem construtivista

1. Contributos construtivo-desenvolvimentais:
a) Teoria dos construtos pessoais - George Kelly (1955).
b) Teorias fundacionais de Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygostky (1896-1934).
c) A importância das dimensões desenvolvimental e cultural nas teorias e modelos de Jerome Bruner (1915-2016) e Allen Ivey (1933-) .
2. A evolução das ciências cognitivas e as revoluções cognitivistas.
3. Principais teorias e modelos contrutivistas:
a) Modelo da Terapia Cognitiva Pós-racionalista de Vittorio Guidano (1987)
b) Modelo de Hubert J. M. Hermans (1992): teoria do self dialógico (aplicações terapêuticas e educacionais).
c) Modelo de Robert A. Neimeyer (2001): teoria da reconstrução de significado (perda e luto).

C- Enquadramento histórico-espistemológico da abordagem construcionista social e crítica.

1. A importância central da Teoria de Michel Foucault (1926-1984), o pensamento pós-estruturalista e a Teoria Crítica.
2. Conceptualizações construcionistas sociais do self-identidade e do processo terapêutico:
a) Contributos de Kenneth Gergen (1991), Mary Gergen (2001) e Sheila McNamee (1992) para a integração destes conceitos.
b) Reflexividade crítica e política no construcionismo social – Carla Willig (1999), Ian Parker (1999).
3. Principais teorias e modelos construcionistas sociais:
a) Modelo da Terapia Narrativa da re-autoria de Michael White & David Epston (1990);
b) Modelo da Terapia Centrada nas Soluções de Steve De Shazer (1991);
c) Modelo da Terapia Colaborativa (Collaborative Therapy) de Harlene Andersen & Harold Goolishian (1992);
d) Performative Psychology e Modelo da Terapia Social de Lois Holzman & Fred Newman (1996);
e) Modelo “Strenth-centered counseling” de Y. Joel Wong (2011).
4. Psicologia Crítica – fundamentos, conceitos-chave e aplicações:
a) Contributos pioneiros de Klaus Holzkamp (1983) e a Psicologia Crítica Alemã.
b) Psicologia Crítica, novos modos de subjetivação e políticas de identidade – Valerie Walkerdine (2002).
c) Contributo de Ian Parker e a Psicologia Discursiva Crítica (1997).
d) Psicologia crítica feminista, LGBT e Queer: Erika Apfelbaum (1979), Erika Burman (1990) e Mary Gergen (2001); Celia Kitzinger (1987); Judith Butler (1993), Eve Sedgewick (1993) e Teresa De Lauretis (1991).

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua:
1- Frequência de 70% das aulas
2- Realização de 2 Pontos escritos: componente teórica da unidade curricular
3- Outros elementos de avaliação: elaboração de 1 trabalho escrito para aplicação dos conceitos e métodos dos modelos psicológicos estudados a situações concretas.
Ponderação: 2 pontos escritos = 75%; Outros elementos de avaliação = 25%.
A avaliação contínua contribui com 60% para a nota final do aluno.

Recursos Didácticos

Exposição oral das temáticas apresentadas.
Discussões de grupo.
PC e projector multi-media.
Vídeos didácticos.
Bibliografia recomendada: artigos e livros científicos.


Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Psicologia Pós-moderna - Construtivismo - Construcionismo Social - Psicologia Crítica

Bibliografia Principal

Autor McNamee, Sheila ; Gergen, Kenneth
Título Therapy as social construction
Edição 1ª ed
Local New York
Editora Sage
Ano 1992
Autor Gonçalves, Miguel; Gonçalves, Óscar
Título Psicoterapia, discurso e narrativa: A construção c
Edição 1ª ed.
Local Coimbra
Editora Quarteto
Ano 2001
Autor Jones-Smith, Elsie
Título Theories of Counseling and Psychotherapy: An Integ
Edição 2ª ed
Local Thousand Oaks
Editora Sage
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor Neimeyer, Robert A.; Raskin, Jonathan D.
Título Constructions of disorder: Meaning-making framewor
Edição 1ª ed
Local Washington, DC
Editora American Psychological Association
Ano 2000
Autor Fox, Dennis; Prilleltensky, Isaac
Título Critical psychology: An introduction
Edição 1ª ed.
Local London
Editora Sage
Ano 1997