Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - 2017/2018

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sara Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Sara Cruz

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Compreender a avaliação psicológica enquanto disciplina da Psicologia e enquanto processo;
Compreender a diversidade de métodos e técnicas usadas na avaliação psicológica e a sua adequação em função dos contextos;
Compreender as fases de um processo de avaliação psicológica;
Refletir sobre as questões éticas envolvidas no processo de avaliação psicológica.

Objectivos Específicos

Compreender a evolução histórica do processo de avaliação psicológica;
Compreender os objetivos, fundamentos teóricos e considerações práticas do processo da avaliação psicológica;
Compreender o processo de avaliação psicológica;
Contactar com instrumentos de avaliação dos diferentes domínios do funcionamento;
Desenvolver competências de aplicação de provas de avaliação;
Reconhecer as questões éticas relacionadas com a avaliação psicológica.

Competências a adquirir

No final da UC os estudantes deverão ter adquirido competências que lhes permitam: observar e descrever o comportamento humano interpretar a informação recolhida e relacioná-la com o funcionamento do cliente; apresentar juízo crítico acerca das vantagens e desvantagens do uso de testes na avaliação psicológica; e ser capaz de selecionar os instrumentos de avaliação em função do processo psicológico a avaliar e contexto de aplicação.

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino combinará o método expositivo com o participativo/interrogativo. Recurso a meios audiovisuais para a exposição e discussão de temas durante as aulas teóricas. Disponibilização de materiais de apoio através da plataforma moodle. Sempre que possível, serão usados vídeos ilustrativos para demonstrar determinados conteúdos programáticos. Nas aulas OT serão realizados exercícios práticos, onde os alunos poderão explorar testes e baterias de avaliação psicológica.

Conteúdos Programáticos

Parte I - Introdução à Avaliação Psicológica
1.1 Avaliação Psicológica e os constructos dos processos psicológicos: avaliar "o quê"?;
1.2 Evolução histórica da avaliação psicológica;
1.3 Abordagens e modelos de avaliação psicológica;

Parte II – Procedimentos de avaliação
2.1 O motivo da avaliação;
2.2 Os objectivos de avaliação;
2.3 Os contextos da avaliação;
2.4 A seleção dos instrumentos de avaliação;
2.5 A interpretação dos dados do processo de avaliação;
2.6 A comunicação dos resultados;
2.7 Questões éticas no processo de avaliação psicológica;

Parte III – Protocolos de avaliação;
3.1 As entrevistas de avaliação;
3.2 Tipologias de instrumentos de avaliação
3.3. Testes, baterias e check-lists;

Parte IV – Domínios e instrumentos de avaliação
4.1 Avaliação da inteligência – conceito e perspetivas;
4.1.1. Técnicas e instrumentos;
4.2 Avaliação da personalidade – conceito e perspetivas;
4.2.1 Técnicas e instrumentos;
4.3 Avaliação de domínios de funcionamento (sintomas, interesses, etc.);
4.3.1 Técnicas e instrumentos;

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua inclui dois testes escritos a realizar ao longo do semestre; e a realização de um trabalho prático que consistirá numa apresentação oral a desenvolver ao longo do semestre e a realizar no final do semestre. O trabalho prático será realizado em pequenos grupos (2 a 3 elementos) e os alunos poderão receber acompanhamento ao longo do semestre no contexto das OTs.

Recursos Didácticos

Livros, artigos científicos, testes e baterias de avaliação psicológica.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Avaliação psicológica
Testes psicológicos
Baterias psicológicas
Entrevista de avaliação
Ética na avaliação

Bibliografia Principal

Autor Groth-Marnat, G.
Título Handbook of psychological assessment
Edição 5ª Ed.
Local New Jersey
Editora John Wiley & Sons
Ano 2009
Autor Anastasi, A.; Urbina, S.
Título Psychological testing
Edição 7ª Ed.
Local New Jersey
Editora Prentice-Hall, Inc.
Ano 1997
Autor Fernández-Ballasteros, R.
Título Introdución a la evaluación psicológica I y II
Local Madrid
Editora Piramide
Ano 2004

Bibliografia Complementar

Autor Goldfinger, K. ; Pomerantz, A.M.
Título Psychological Assessment and Report Writing
Autor Simões, M. R.; Almeida, L., Gonçalves, M., Machado, C.
Título Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica