Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2016/2017
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Castro
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A disciplina de Psicologia da Educação tem por finalidade possibilitar o estudo e a reflexão sobre os principais paradigmas e as metodologias de investigação psicológica e educacional que deverão estar subjacentes à integração dos princípios e processos de desenvolvimento e aprendizagem, em contexto, necessários à análise global dos fenómenos educativos, desde a infância à idade adulta e velhice, permitindo o envolvimento, a aprendizagem e o sucesso educativo ao longo do tempo.
Objectivos Específicos
1) Conhecer a história da Psicologia da Educação
2) Desenvolver competências de avaliação e intervenção em contexto educativo
3)Analisar criticamente as áreas de ação do Psicólogo Educacional
Competências a adquirir
1)Analisar o objeto de estudo da Psicologia da Educação, de acordo com as perspetivas ecológicas.
2)Identificar e aplicar as generalidades e especificidades da conuslta psicológica educacional.
3)Desenvolver a aplicar competências de avaliação e intervenção, no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem, considerando os seus múltiplos intervenientes e contextos..
Metodologia de Ensino
Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Entrevista a psicólogos educacionais/escolares.
Utilização instrumentos de avaliação psicológica em contexto educacional.
Elaboração de um trabalho prático com apresentação oral e escrita.
Estudos de caso.
Visitas de estudo.
Conteúdos Programáticos
1.Psicologia educacional: âmbito, perspetivas e modelos de intervenção
1.1. Psicologia da educação e Psicologia escolar: delimitação concetual
2.O psicólogo educacional e as suas atribuições
2.1. Generalidades e especificidades da consulta psicológica educacional
2.2. Dos modelos de consulta psicológica aos modelos de consultadoria
2.3. Serviço de base psicoeducacional: as intervenções ecológicas
3.O psicólogo educacional em contexto escolar
3.1. Promoção da qualidade na educação de infância: as novas orientações curriculares.
3.2. Competências de leitura, escrita e matemática
3.3. Indisciplina em contexto escolar
3.4. Ensino e gestão comportamental na sala de aula
3.5. Consultoria psicológica vocacional
4.O psicólogo educacional em contexto familiar
4.1. Estilos educativos parentais
4.2. Estabelecimento de regras e envolvimento parental: Estratégias de promoção da relação escola-família
5.O psicólogo educacional na comunidade
5.1. Elaboração e avaliação de projetos
Métodos de Avaliação
a)Assiduidade;
b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
c)Intervenções orais;
d)Pontos escritos;
e)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Educação.
Psicologia.
Aluno.
Processo Ensino/Aprendizagem.
Bibliografia Principal
Autor | ALEXANDER, Patricia & WINNE, Philip (Eds) |
---|---|
Título | Handbook of educational psychology |
Local | Mahwah, N.J. |
Editora | Lawrence Erlbaum Associates |
Ano | 2006 |
Autor | REYNOLDS, Cecil & GUTKIN, Terry (Eds) |
Título | Handbook of school psychology |
Edição | 13ª ed. |
Local | New York |
Editora | John Wiley & Sons |
Ano | 1999 |
Autor | DAMON, William & LERNER, Richard |
Título | Handbook of child psychology,vol 1, 2, 3 e 4 |
Edição | 6.ª ed. |
Local | New Jersey |
Editora | John Wiley & Sons |
Ano | 2006 |
Bibliografia Complementar
Autor | MIRANDA, Guilhermina & BAHIA, Sara (Org.) |
---|---|
Título | Psicologia da Educação - Temas de Desenvolvimento, |
Autor | LOPES, João |
Título | Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem |