Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2018/2019

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Sandra Santos

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A disciplina de Psicologia da Educação tem por finalidade possibilitar o estudo e a reflexão sobre os principais paradigmas e as metodologias de investigação psicológica e educacional que deverão estar subjacentes à integração dos princípios e processos de desenvolvimento e aprendizagem, em contexto, necessários à análise global dos fenómenos educativos, desde a infância à idade adulta e velhice, permitindo o envolvimento, a aprendizagem e o sucesso educativo ao longo do tempo.

Objectivos Específicos

1) Conhecer a história da Psicologia da Educação
2) Desenvolver competências de avaliação e intervenção em contexto educativo
3)Analisar criticamente as áreas de ação do Psicólogo Educacional

Competências a adquirir

1)Analisar o objeto de estudo da Psicologia da Educação, de acordo com as perspetivas ecológicas.
2)Identificar e aplicar as generalidades e especificidades da conuslta psicológica educacional.
3)Desenvolver a aplicar competências de avaliação e intervenção, no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem, considerando os seus múltiplos intervenientes e contextos..

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Entrevista a psicólogos educacionais/escolares.
Utilização instrumentos de avaliação psicológica em contexto educacional.
Elaboração de um trabalho prático com apresentação oral e escrita.
Estudos de caso.
Visitas de estudo.

Conteúdos Programáticos

1.Psicologia educacional: âmbito, perspetivas e modelos de intervenção.
1.1. Psicologia da educação e Psicologia escolar: delimitação concetual.

2.O psicólogo educacional e as suas atribuições.
2.1. Generalidades e especificidades da consulta psicológica educacional.
2.2. Dos modelos de consulta psicológica aos modelos de consultadoria.
2.3. Serviço de base psicoeducacional: as intervenções ecológicas.
2.4. Referencial Técnico para Psicólogos Escolares.


3.O psicólogo educacional e o contexto escolar.
3.1. A educação Inclusiva: evolução dos modelos de intervenção.
3.2. As abordagens multinível.
3.3. O decreto-lei n.º 54/2018.
3.4. Aprendizagem da leitura e da escrita.

4.O psicólogo educacional e o contexto familiar.
4.1. Família. O Ciclo vital da família.
4.2. Estilos educativos parentais.

Métodos de Avaliação

a)Assiduidade;
b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
c)Intervenções orais;
d)Pontos escritos;
e)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.

Recursos Didácticos

Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Educação.
Psicologia.
Aluno.
Processo Ensino/Aprendizagem.

Bibliografia Principal

Autor ALEXANDER, Patricia & WINNE, Philip (Eds)
Título Handbook of educational psychology
Local Mahwah, N.J.
Editora Lawrence Erlbaum Associates
Ano 2006
Autor REYNOLDS, Cecil & GUTKIN, Terry (Eds)
Título Handbook of school psychology
Edição 13ª ed.
Local New York
Editora John Wiley & Sons
Ano 1999
Autor DAMON, William & LERNER, Richard
Título Handbook of child psychology,vol 1, 2, 3 e 4
Edição 6.ª ed.
Local New Jersey
Editora John Wiley & Sons
Ano 2006

Bibliografia Complementar

Autor MIRANDA, Guilhermina & BAHIA, Sara (Org.)
Título Psicologia da Educação - Temas de Desenvolvimento,
Autor LOPES, João
Título Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem