Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
ANÁLISE DE DOCUMENTOS - 2017/2018
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Torres
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Torres
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Pretende-se que os estudantes adquiram competências de análise de documentos na prática e na investigação psicológicas, de acordo com diferentes abordagens teórico-metodológicas.
Objectivos Específicos
Espera-se que no final desta unidade temática os estudantes sejam capazes de identificar os principais conceitos e procedimentos associados à análise de conteúdo, à grounded analysis, à análise de discurso e à análise narrativa.
Competências a adquirir
Em termos de competências a desenvolver, os estudantes deverão aprender a escolher e aplicar os diferentes métodos de análise de documentos em Psicologia, adaptando-os a diferentes objetivos.
Metodologia de Ensino
Será favorecida a participação ativa do estudante no seu processo de ensino-aprendizagem, pelo que se privilegiará a exploração autónoma (individual e coletiva) das diferentes abordagens e a avaliação crítica dos conteúdos.
Conteúdos Programáticos
Unidade 1. Introdução à Análise de Documentos.
1. Análise de Documentos em Psicologia: especificidades e distinções.
2. Tipos de documentos sujeitos a análise em Psicologia.
Unidade 2. A Análise de Conteúdo.
1. Introdução à Análise de Conteúdo. Definição de conceitos. Objectivo(s) da Análise de Conteúdo.
2. Fases da Análise de Conteúdo. Organização da Análise: leitura flutuante; constituição do corpus; formulação de hipóteses e objectivos de análise; preparação do material, definição das unidades de registo. Codificação: recorte, agregação e enumeração. Categorização. Inferência.
3. Aplicações práticas e exemplos.
Unidade 3. A Grounded Theory.
1. Introdução à Grounded Theory. Perspetiva histórica do desenvolvimento da investigação qualitativa em geral e da psicologia em particular.
2. Princípios e procedimentos de codificação.
3. Aplicações práticas e exemplos.
4. Validação e escrita de estudos com recurso à Grounded Theory.
Unidade 4. Análise do Discurso.
1. Influências teóricas.
2. Definições e concepções da Análise do Discurso.
3. Procedimentos da Análise do Discurso.
4. Aplicações práticas e exemplos.
Unidade 5. Análise Narrativa.
1. Fundamentos teóricos e principais conceitos
2. Sistemas de codificação: a estrutura, o processo e o conteúdo da narrativa
3. Aplicações práticas e exemplos
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua será essencialmente efetuada por via de dois pontos escritos e da realização de um trabalho prático de campo em pequeno grupo.
Recursos Didácticos
As aulas serão apoiadas por diversos recursos entre os quais, o computador/projetor e o quadro.
Programa de tratamento de dados qualitativos (se disponível).
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Análise de Conteúdo; Análise de Discurso; Grounded Theory; Análise Narrativa.
Bibliografia Principal
Autor | Forrester, M. |
---|---|
Título | Doing qualitative research in psychology. (...) |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2010 |
Autor | Frost, N. |
Título | Qualitative research methods in psychology. (...) |
Editora | McGraw Hill |
Ano | 2011 |
Autor | Charmaz, K. |
Título | Constructing Grounded Theory |
Edição | 2ª |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2014 |
Bibliografia Complementar
Autor | Gee, J. P. |
---|---|
Título | An Introduction to Discourse Analysis. (...) |
Autor | Wodak, R. & Meyer, M. (Eds) |
Título | Methods for Critical Discourse Analysis |
Edição | 2ª |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2009 |