Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

ANÁLISE DE DOCUMENTOS - 2017/2018

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Torres
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Torres

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Pretende-se que os estudantes adquiram competências de análise de documentos na prática e na investigação psicológicas, de acordo com diferentes abordagens teórico-metodológicas.

Objectivos Específicos

Espera-se que no final desta unidade temática os estudantes sejam capazes de identificar os principais conceitos e procedimentos associados à análise de conteúdo, à grounded analysis, à análise de discurso e à análise narrativa.

Competências a adquirir

Em termos de competências a desenvolver, os estudantes deverão aprender a escolher e aplicar os diferentes métodos de análise de documentos em Psicologia, adaptando-os a diferentes objetivos.

Metodologia de Ensino

Será favorecida a participação ativa do estudante no seu processo de ensino-aprendizagem, pelo que se privilegiará a exploração autónoma (individual e coletiva) das diferentes abordagens e a avaliação crítica dos conteúdos.

Conteúdos Programáticos

Unidade 1. Introdução à Análise de Documentos.
1. Análise de Documentos em Psicologia: especificidades e distinções.
2. Tipos de documentos sujeitos a análise em Psicologia.

Unidade 2. A Análise de Conteúdo.
1. Introdução à Análise de Conteúdo. Definição de conceitos. Objectivo(s) da Análise de Conteúdo.
2. Fases da Análise de Conteúdo. Organização da Análise: leitura flutuante; constituição do corpus; formulação de hipóteses e objectivos de análise; preparação do material, definição das unidades de registo. Codificação: recorte, agregação e enumeração. Categorização. Inferência.
3. Aplicações práticas e exemplos.

Unidade 3. A Grounded Theory.
1. Introdução à Grounded Theory. Perspetiva histórica do desenvolvimento da investigação qualitativa em geral e da psicologia em particular.
2. Princípios e procedimentos de codificação.
3. Aplicações práticas e exemplos.
4. Validação e escrita de estudos com recurso à Grounded Theory.

Unidade 4. Análise do Discurso.
1. Influências teóricas.
2. Definições e concepções da Análise do Discurso.
3. Procedimentos da Análise do Discurso.
4. Aplicações práticas e exemplos.

Unidade 5. Análise Narrativa.
1. Fundamentos teóricos e principais conceitos
2. Sistemas de codificação: a estrutura, o processo e o conteúdo da narrativa
3. Aplicações práticas e exemplos

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua será essencialmente efetuada por via de dois pontos escritos e da realização de um trabalho prático de campo em pequeno grupo.

Recursos Didácticos

As aulas serão apoiadas por diversos recursos entre os quais, o computador/projetor e o quadro.
Programa de tratamento de dados qualitativos (se disponível).

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Análise de Conteúdo; Análise de Discurso; Grounded Theory; Análise Narrativa.

Bibliografia Principal

Autor Forrester, M.
Título Doing qualitative research in psychology. (...)
Local London
Editora Sage
Ano 2010
Autor Frost, N.
Título Qualitative research methods in psychology. (...)
Editora McGraw Hill
Ano 2011
Autor Charmaz, K.
Título Constructing Grounded Theory
Edição
Local London
Editora Sage
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor Gee, J. P.
Título An Introduction to Discourse Analysis. (...)
Autor Wodak, R. & Meyer, M. (Eds)
Título Methods for Critical Discourse Analysis
Edição
Local London
Editora Sage
Ano 2009