Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa

English Version

INTRODUÇÃO À ECONOMIA - 2017/2018

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Fernando Almeida
Assistentes: Prof. Doutora Erika Laranjeira

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A Ciência Económica permite construir uma visão do mundo coerente através dos valores fundamentais que subjazem à escolha de um Povo sobre o modelo de organização económica, política e social que idealizam. Para isso desenvolveu instrumentos rigorosos, modelos analíticos que permitem identificar problemas e encontrar soluções em função de critérios eficiência e de equidade.

Objectivos Específicos

Conhecer o Mercado e os seus atores racionais.
Estudar a dinâmica do mercado e a formação de preços - análise microeconómica.
Distinguir modelos de mercado quanto à estrutura organizacional dos produtores.
Determinar o papel do Estado numa Economia.
Dominar os modelos estruturantes macroeconómicos.
Analisar o Crescimento e o Desenvolvimento de uma Nação e os respetivos indicadores.

Competências a adquirir

Capacidade de aplicação à economia real dos conceitos e modelos estudados, visando a deteção de problemas e desiquilíbrios e identificando soluções alternativas e respetivos tradeoffs.
Capacidade de analisar o impacto de políticas económicas ou variáveis externas no ambiente de negócios e na atividade empresarial.
Capacidade de aplicação dos modelos microeconómicos ao nível da Gestão Empresarial e do Marketing.

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas;
Articulação da teoria com a realidade económica nacional e internacional;
Análise e debate de estudos de casos.

Conteúdos Programáticos

Parte I

1 - A Economia - análise concetual;
2 - Oferta e Procura - os atores e determinantes das variações na oferta e procura;
3 - O Mercado e a formação dos preços;
4 - Elasticidade preço-procura e elasticidade preço-oferta - análise concetual e geométrica e sua aplicabilidade no mundo real;
5 - Medir o bem-estar de produtores e consumidores - os excedentes;
6 - A tomada de decisões - custos de oportunidade e a análise marginal;
7 - A curva da oferta e o produtor - inputs, custos e lucros.
8 - O consumidor racional - preferências do consumidor e escolhas do consumidor - a análise microeconómica.
9 - A estrutura de mercado - concorrência pefeita; monopólio e lucro; oligopólio e conluio; concorrência monopolística e diferenciação de produto.

Métodos de Avaliação

2 testes de avaliação contínua (50%/50%)
Desenvolvimento e apresentação de temas de atualidade, visando a aplicação da teoria à realidade.

Recursos Didácticos

Quadro;
Bibliografia recomendada;
Notícias de atualidade nacional e internacional;
Aprendizagem e utilização ativa de consulta de bases de dados nacionais e internacionais: INE; EUROSTAT;OCDE;UNDP;FMI.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Microeconomia
Macroeconomia
Economia
Consumo
Investimento
Concorrência
Monopólio
Oligopólio
Crescimento
Desenvolvimento

Bibliografia Principal

Autor Samuelson
Título Economia
Edição 19ª
Editora MC Graw Hill
Ano 2011
Autor Gregory Mankiw
Título Introdução à Economia (tradução brasileira da 6ª e
Edição 6ª USA
Local Brasil
Editora Cencage Learning
Ano 2014
Autor Paul Krugman and Robin Wells
Título Economics
Edição 4th
Editora W.H.Freeman & Co Ltd
Ano 2015

Bibliografia Complementar

Autor Porto,Manuel
Título Economia:Um texto Introdutório
Edição
Local Coimbra
Editora Almedina
Ano 2017
Autor Paul Krugman, Joseph E. Stiglitz, Thomas Piketty
Título Debate Sobre a Desigualdade e o Futuro da Economia