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MARKETING - 2017/2018

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A unidade curricular de Marketing pretende que os alunos conheçam em profundidade os temas relacionados com os estudos de mercado, fases e componentes do plano de marketing.

Objectivos Específicos

Pretende-se que os alunos consigam compreender as informações que levam à definição de uma estratégia e plano de marketing.

Competências a adquirir

Aquisição de conhecimentos de marketing específicos das áreas de estudos de mercado, plano de marketing e tratamento das variáveis do “marketing-mix”: produto, preço, comunicação e distribuição.
Aquisição de competências de análise e de processos de decisão.

Metodologia de Ensino

As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.

Conteúdos Programáticos

I – O marketing
Conceito

II – O mercado
O mercado – conceito restrito e alargado.
A dimensão, estrutura e ciclo de vida de um mercado.
Os factores de evolução dos mercados.

III – As decisões estratégicas: Segmentação, posicionamento e marca

IV - A segmentação. Critérios. O cálculo do volume e valor do mercado.

V - O posicionamento. O "mindmapping" e o posicionamento. A definição de posicionamento:identificação e diferenciação. O "mapping" como instrumento de validação de decisão.

VI – A marca. A identidade psicológica e física da marca. Processo de criação e gestão. Rentabilização de investimentos.

VII - O marketing-mix e o plano operacional de marketing.

VIII – O produto
A natureza e importância da política de produto.
As componentes da política do produto.
A inovação e o lançamento de novos produtos. Da matriz de Ansoff à matriz de Kim e Clark

IX – O preço
O Estado, as empresas e os preços.
O preço como variável estratégica do marketing.
Os critérios de determinação de preços: custos, procura e concorrência.
Políticas de preço no lançamento de novos produtos.

X – Canais de distribuição
Os canais de distribuição: tradicionais, modernos e contemporâneos.
A política de distribuição dos produtores e as relações produtores/distribuidores.
O aparelho comercial português.

XI – A política global de comunicação
Natureza e importância da comunicação
A elaboração de uma estratégia global de comunicação
O “mix” de comunicação. A repartição de investimentos e controle de resultados.

XII – A estratégia e o plano de Marketing
Da estratégia de empresa à estratégia de Marketing.
A elaboração de uma estratégia de Marketing.
Como desenvolver um plano de marketing de acordo com opções estratégicas da empresa.
O planeamento e controle.

XIII - A auditoria de marketing: analisar para melhorar.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua é feita com base em dois testes escritos, a participação e resolução de casos práticos em sala e apresentação de trabalhos.

Recursos Didácticos

Manual adoptado, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Análise e estudo do mercado.
Marca.
Estratégia de Marketing.
Plano de Marketing.

Bibliografia Principal

Autor RODRIGUES, Joaquim Vicente, DIONÍSIO, Pedro
Título Mercator de Língua Portuguesa
Edição 1ª edição
Local Lisboa
Editora Edições Dom Quixote
Ano 2015
Autor CANTISTA, Isabel; RODRIGUES, Paula
Título Casos Europeus de Marketing
Edição 2a ed.
Local Lisboa
Editora Edições Minerva
Ano 2014
Autor BRITO, Carlos, Henrique Figueiredo e Paulo Lencast
Título Novos Horizontes do Marketing
Edição 1ª edição
Local Lisboa
Editora Dom quixote
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor LAMB, Charles W. e Joe F. Hair
Título MKTG 11
Edição 11ª edição
Local Boston, Massachussets, USA
Editora South-Western College Pub; 11 edition
Ano 2017
Autor KERIN, Roger, Steven Hartley, William Rudelius, Er
Título Marketing: the Core
Edição 6th edition
Local USA
Editora McGraw-Hill
Ano 2016