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COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2018/2019
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda algumas temáticas relacionadas com as variáveis do plano de marketing, aprofundando diferenças derivadas do sector económico de actividade .
Objectivos Específicos
Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda e aprofunda várias temáticas relacionadas com as variáveis de marketing nomeadamente características dos componentes de bplanos de comunicação e especificidades das variáveis do marketing-mix nos sectores de actividade economica mais significativos na sociedade contemporânea.
Competências a adquirir
Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.
Metodologia de Ensino
As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de casos práticos são explorados os conceitos explicitados.
Conteúdos Programáticos
I - O marketing sectorial. Caracterização dos diferentes sectores de actividade económica e social.
II - A comunicação e os públicos alvo.
III - O marketing industrial
As especificidades do mercado industrial.
As variáveis do “marketing-mix” no mercado industrial.
IV – O marketing de serviços
A noção de serviço.
As especificidades do marketing de serviços.
A qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes.
V – O marketing público
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
VI - O marketing local e regional
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
VII - O marketing social, o marketing de organizações e instituições sem fins lucrativos.
Conceito, objectivos e especificidades.
VIII - O marketing desportivo
O desporto como prática e como espectáculo. As especificidades do plano de marketing num e noutro caso.
IX - O marketing na Internet
O impacto da Internet nas estratégias de marketing.
Os novos modelos de venda na Internet.
As empresas Dot Com
X - O marketing internacional
Estratégias e razões de internacionalização.
O marketing global, local e glocal.
Métodos de Avaliação
Avaliação segue modelo previsto no regulamento da Universidade.
A avaliação contínua é feita com base:
- 2 testes escritos;
- atenção e participação nas aulas bem como o empenhamento na resolução de casos práticos, em grupo.
Valoriza-se a diligência demonstrada, o aproveitamento do tempo, e a inter-ajuda na resolução dos casos práticos.
Recursos Didácticos
Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Comunicação
Marketing sectorial
Bibliografia Principal
Autor | DENIS, Lindon Jacques LENDREVIE, Julien LÉVY, Pedr; e Joaquim VICENTE RODRIGUES |
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Título | Mercator XXI |
Edição | 10ª |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2011 |
Autor | RODRIGUES, Joaquim Vicente, DIONÍSIO, Pedro |
Título | Mercator em Língua Portuguesa |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2015 |
Autor | DINNIE, Keith |
Título | City Branding: Theory and Cases |
Edição | 1ª |
Local | UK |
Editora | Palgrave MacMillan |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | GOVERS, Robert e Frank M Go |
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Título | Place Branding: Glocal, Virtual and Physical Ident |
Edição | 1ª |
Local | UK |
Editora | Palgrave MacMillan |
Ano | 2009 |
Autor | MULLIN, Bernard, Stephen Hardy e William Sutton |
Título | Sport Marketing |
Edição | 4ª |
Local | UK |
Editora | Human Kinetics |
Ano | 2014 |