Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
GEOMETRIA PROJECTIVA - 2017/2018
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutor Luís Marques Pinto
Assistentes: Prof. Doutor Luís Marques Pinto
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Dotar os alunos da capacidade de usar conceitos geométricos e códigos gráficos - rigorosos e mensuráveis - que lhes permita transitar das três dimensões do espaço para as duas dimensões do desenho e vice-versa.
Desenvolvimento da capacidade de abstração.
Desenvolvimento das capacidades lógico-dedutivas, de um modo especial as relacionadas com a perceção e a representação de formas e de objetos.
Objectivos Específicos
Dotar os alunos da capacidade de compreensão e de utilização dos códigos estabelecidos na representação dos objetos em perspetiva.
Evidenciar as diferenças entre os sistemas que derivam da projeção cilíndrica e a perspetiva cónica, que tem na sua base a projeção central.
Competências a adquirir
Capacidade de perceção e de representação de formas, reais ou imaginadas, no contexto espacial.
Reconhecer a função e a vocação particular de cada um dos métodos de representação que derivam da Geometria Descritiva.
Metodologia de Ensino
Geralmente, os conhecimentos transmitidos serão aplicados a problemas simulados, encarando-se as aulas práticas como o espaço privilegiado de experimentação e validação dos conhecimentos teóricos.
Conteúdos Programáticos
PERSPETIVA CÓNICA OU LINEAR
Fundamentos do sistema.
A projeção central.
O espaço organizado em perspetiva cónica.
Conceitos gerais relativos ao ponto, à reta e ao plano.
Diferentes métodos para traçar perspetivas que envolvem conhecimentos cada vez mais avançados de Geometria:
- Método direto ("costruzione legittima");
- Método dos traços e pontos de fuga;
- Método do contrarrebatimento.
Traçado de sombras.
Métodos de Avaliação
O método adotado é o que resulta da aplicação do Regulamento de Conhecimentos e Competências da Universidade. A avaliação incide em provas de Frequência e de Exame, em complementaridade com dois testes que permitem quantificar a nota de avaliação (NA).
Recursos Didácticos
O material didático utilizado nas aulas será elementar, com o objetivo de fomentar a capacidade de abstração e de visualização espacial dos alunos.
Recorrer-se-á fundamentalmente a desenhos elaborados no quadro. Para além disso, recorrer-se-á à projeção de imagens elaboradas com o auxílio do computador.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Perspectiva cónica
Projeção central
Perspetógrafo
Perceção visual
Bibliografia Principal
Autor | JAQUES, Daniel |
---|---|
Título | GÉOMÉTRIE SPATIALE - le vade-mecum |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Lausanne |
Editora | Presses polytechniques et universitaires romandes |
Ano | 2013 |
Autor | ASENSI, F. Izquierdo |
Título | GEOMETRIA DESCRIPTIVA |
Edição | 20.ª ed. |
Local | Madrid |
Editora | Editorial Dossat, S.A. |
Ano | 1991 |
Autor | ASENSI, F. Izquierdo |
Título | EJERCICIOS DE GEOMETRIA DESCRIPTIVA II |
Edição | 2.ª ed. |
Local | Madrid |
Editora | Orymu, S.A., Madrid |
Ano | 2004 |
Bibliografia Complementar
Autor | ASENSI, F. Izquierdo |
---|---|
Título | EJERCICIOS DE GEOMETRIA DESCRIPTIVA IV |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Madrid |
Editora | Ed. de autor |
Ano | 1999 |
Autor | LUDI, Jean-Claude |
Título | LA PERSPECTIVE PAS-A-PAS |
Edição | 3.ª ed. |
Local | Paris |
Editora | Dunot |
Ano | 1999 |