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DESIGN II - 2018/2019

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32

Docentes

Regente: Prof. Doutora Maria João Barbosa
Assistentes: Prof. Doutora Estela Vieira

Carga Horária

Teórico-prática : 12 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

O1. Consolidar e dominar a metodologia projetual;
O2. Conhecer e aplicar os fundamentos do design tridimensional;
Promover uma consciência crítica e incentivar a capacidade de observação.
O3. Dominar a gramática da representação tridimensional;
O4. Saber comunicar tecnicamente o projeto;
Promover a pesquisa e a experimentação.
O5. Construção da consciência do contexto profissional.
Ampliar a visão teórica e prática dos alunos sobre a atividade do designer.

Objectivos Específicos

OE1. Compreender os projetos na sua relação com as condicionantes de materialização e da produção;
OE2. Interiorizar valores do passado para projetar o futuro;
OE3. Estudar novas práticas e condutas socialmente responsáveis e sustentáveis;
OE4. Desenvolvimento e apresentação rigorosa de projetos tridimensionais à escala humana;
OE5. Diferenciar espaços exteriores e interiores, públicos e privados;
OE6. Avaliar e selecionar materiais e tecnologias de produção e de acabamento.

Competências a adquirir

OE1. Compreender os projetos na sua relação com as condicionantes de materialização e da produção;
OE2. Interiorizar valores do passado para projetar o futuro;
OE3. Estudar novas práticas e condutas socialmente responsáveis e sustentáveis;
OE4. Diferenciar espaços exteriores e interiores, públicos e privados;
OE5. Avaliar e selecionar materiais e tecnologias de produção e de acabamento.

Metodologia de Ensino

Análise e diagnóstico de casos de estudo.
Discussão em grupo de assuntos relevantes para a unidade curricular, que contextualizem problemas reais capazes de serem motivadores da ação crítica do aluno.
Aulas abertas. Visitas de estudo no âmbito dos trabalhos em curso.
Workshops. Participação em concursos.

Conteúdos Programáticos

Promover uma correta metodologia projetual como instrumento de resolução de problemas concretos e como processo de racionalização do ato criativo.
Pesquisa, conceptualização, planificação e desenvolvimento de projetos individuais em design de comunicação, produto e interiores, que propiciem ao aluno a oportunidade de aplicar, experimentar e materializar soluções que visem colmatar/melhorar problemas identificados em contextos reais.
Desenvolver a capacidade de trabalho interdisciplinar que motive a utilização de conhecimentos diversos na elaboração e execução de pesquisas e na criação de projetos.
Aprender a lidar com complexidade e simplicidade promovendo a capacidade de análise crítica e diagnóstico de necessidades reais.
Estudar os comportamentos e as reações das pessoas: estudos analíticos de usabilidade. Ver para lá da aparência, identificar o potencial, a essência, a necessidade.
Recorrer à investigação para consolidação de conhecimentos e sustentação da criatividade.
Visualizar conceitos e estratégias.
Criar novas perspetivas, novos cenários e novas soluções criativas nas áreas da bi e da tridimensionalidade.
Relacionar conhecimentos em design e em tecnologia para resolver necessidades.
Exercícios vários sob a forma de propostas de trabalho e/ou workshops de curta e média duração, motivadores da atividade criativa intelectual que explorem: o experimentalismo, a reinvenção e o conceptualismo; a utilização da metáfora para relacionar/traduzir conceitos-chave; a interligação entre os campos da imagem e da escrita, cruzando vários modos do fazer manual; recursos visuais emocionais (ex: humor, exagero); o descontexto de escala e de cor; novos vocabulários para transmitir e comunicar ideais/mensagens; o reeducar do olhar para novas expressões e visualidades; a utilização da escrita como elemento gráfico e/ou conceitual; a apropriação de materiais não convencionais para a materialização bi e tridimensional.
Explorar capacidades de interpretação e de síntese, através do entendimento das relações entre o problema, o contexto real, a função e a estética.
Explorar as capacidades de representação e de comunicação com elevada síntese informativa e formal de forma a encontrar equilíbrio entre a simplicidade e complexidade dos resultados.
Estudar a estrutura e as propriedades físicas, emocionais e estéticas de materiais, cores e texturas na construção de objetos reais.
Estudar a capacidade emocional e desafiante dos objetos e dos lugares com o utilizador, analisando o seu valor expressivo, social e político.
Reavaliar conceitos - e preconceitos - ligados à utilidade e à sua ausência.
Compreender os projetos na sua relação com as condicionantes de utilização e de produção.
Estudar a interação entre o Homem, e a escala e a funcionalidade dos objetos e dos lugares.
Estudar o impacto ambiental, visual e social daquilo que projetamos, instigando o aluno a procurar soluções funcionais, eficientes, simples, flexíveis, versáteis, acessíveis, significantes, simbólicas e técnicas, que considerem as condições plenas de usabilidade e conforto dos seus utilizadores de forma a melhorarem a vida do ser humano.
Promover uma metodologia projetual menos preocupada com a fotogenia e o protagonismo visual e mais identificados com a eficácia, a afectividade e a intemporalidade dos equipamentos e dos lugares.
Interiorizar a responsabilidade social do designer enquanto gerador de novos hábitos e/ou valores.
Tomar consciência que o design do século XXI deverá prioritariamente privilegiar e restaurar a harmonia entre o homem, o natural e o construído - sustentabilidade, ecologia, reciclagem.

Métodos de Avaliação

Participação, interesse e assiduidade.
Capacidades de criatividade, experimentação, inovação, comunicação e iniciativa em trabalhos individuais e/ou de grupo.
Organização e rigor nas pesquisas, na comunicação escrita, na metodologia projetual e na concretização dos trabalhos propostos.
Capacidades de apresentação, sustentação e comunicação oral dos projetos, discussão e crítica.
Cumprimento dos prazos estabelecidos e entrega dos trabalhos completos.

Recursos Didácticos

Recolha de informação técnica e científica, recorrendo a diversas fontes: livros, revistas, artigos científicos, bases de dados, Internet, visitas técnicas e/ou entrevistas, quadros analíticos, relatórios, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas. Visionamento de vídeos e sites em formato digital. Visitas de estudo. Conferências.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Metodologia Projetual
Design Universal
Criatividade
Experimentação
Usabilidade
Contexto
Sustentabilidade

Bibliografia Principal

Autor PRESS, Mike; COOPER, Rachel
Título El diseño como experiencia - El papel del diseño y
Edição 1.ª ed.
Local Barcelona
Editora GG Diseño, Editorial Gustavo Gili, SL
Ano 2009
Autor BRANDES, Uta, STICH, Sonja; WENDER, Miriam
Título Design by Use – The Everyday Metamorphosis of Thin
Edição 1.ª ed.
Local Basel
Editora Birkhäuser
Ano 2009
Autor SHEDROFF, Nathan
Título Design is the problem. The future of design must b
Edição 1.ª ed.
Local Brooklyn
Editora Rosenfeld Media
Ano 2009

Bibliografia Complementar

Autor YOUNG, Indi
Título Mental Models – Aligning design strategy with huma
Edição 1.ª ed.
Local Brooklyn
Editora Rosenfeld Media
Ano 2008
Autor STEFFEN, Alex; GORE, Al
Título World Changing. A user´s guide for the 21 st centu
Edição 1.ª ed.
Local Nova Iorque
Editora Abrams Books
Ano 2008