Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
TEORIA DO DESIGN - 2016/2017
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2
Docentes
Regente: Prof. Doutora Paula Soares
Assistentes: Prof. Doutora Paula Soares
Carga Horária
Teórica : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Entender o design como uma disciplina autónoma, inserida numa corrente teórica que acompanha a evolução da sociedade, que se assume pela sua ação e forma de expressão.
Objectivos Específicos
- Compreender a necessidade da origem do design e do seu caráter interdisciplinar como motor de ordenação de uma sociedade cujas transformações não evoluem ao mesmo ritmo.
- Perceber o conceito como elemento aglutinador dos fatores económicos, ambientais e tecnológicos no projeto.
- Entender o papel do designer como promotor de qualidade de vida e bem-estar para todos.
- Enriquecer o vocabulário técnico e crítico específicos do design.
Competências a adquirir
- Perceber a vertente dual do objeto: projeto de uma peça única / projeto para produção em série, garantindo o uso correto da tecnologia na sua produção;
- Reflectir o design como uma inquietação permanente que deve acompanhar as necessidades da sociedade, materializando a identidade com o seu momento espaciotemporal;
- Desenvolver o compromisso, como futuros profissionais do design, no enunciar e na procura de soluções para o bem-estar social.
Metodologia de Ensino
A metodologia do ensino consistirá: 1) métodos expositivo e interrogativo durante a explanação dos conteúdos programáticos (com recurso a exemplos concretos); 2) método ativo pelas técnicas de debate e estudo de casos.
Conteúdos Programáticos
1. Design como conceito e sua evolução na história.
2. O design enquanto disciplina autónoma e os seus antecedentes na história.
3. Design e Contexto.
4. Design e Metodologia.
5. A prática do design e sua interdisciplinaridade.
6. O design e outros domínios: Design/Arte e Design/Artesanato.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular de Teoria do Design será realizada de acordo com as especificações presentes no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Para além disso, são critérios de avaliação contínua:
a) a assiduidade e a participação nas aulas (com caráter informativo);
b) dois exercícios individuais e/ou de grupo propostos na aula e respetivo debate;
c) dois exercícios escritos de avaliação de conhecimentos;
d) a Prova de Frequência.
Recursos Didácticos
Aulas expositivas (Recursos audio-visuais);
Visitas de estudo (caso se encaixem nas temáticas abordadas);
Análise de textos;
Pesquisa e análise de imagens de produtos;
Trabalhos individuais e/ou de grupo sobre os módulos temáticos leccionados para apresentação e debate.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Design. Teoria. Sociedade.
Bibliografia Principal
Autor | BÜRDEK, Bernhard E. |
---|---|
Título | DESIGN - História, Teoria e Prática do Design de |
Edição | 2ª edição |
Local | São Paulo |
Editora | Blücher |
Ano | 2010 |
Autor | SCHNEIDER, Beat |
Título | Design - uma introdução ao design no contexto soci |
Local | São Paulo |
Editora | Blücher |
Ano | 2010 |
Autor | BONSIEPE, Gui |
Título | Design, cultura e sociedade |
Local | São Paulo |
Editora | Blücher |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | MALDONADO, Tomás |
---|---|
Título | Design industrial |
Autor | BONSIEPE, Gui |
Título | Teoria e prática do design industrial |