Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design

English Version

TEORIA DO DESIGN - 2018/2019

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2

Docentes

Regente: Prof. Doutor Francisco Peixoto Alves
Assistentes: Prof. Doutor Rui Alexandre

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Design no seu sentido mais amplo, significa combinar elementos para dar forma a valores. Refletindo sobre estes valores, a teoria dá o seu contributo à prática. Neste sentido, o grande objetivo da unidade curricular de Teoria do design é assumi-la como disciplina transdisciplinar que gera ferramentas para uma melhor compreensão e sustentação do processo e atividade projetual do estudante/designer.

Objectivos Específicos

- Aprofundar diferentes maneiras de pensar o design;
- Estimular reflexão sobre questões essenciais do design;
- Desenvolver modelos de referência do pensamento critico e criativo;
- Enriquecer o vocabulário técnico e crítico específicos do design;
- Incentivar o trabalho teórico-científico do design.

Competências a adquirir

- Apresentar diferentes ferramentas de resolução de problemas de design;
- Dominar o dualismo no design;
- Fluência do discurso oral e escrito do design através de vocabulário técnico e crítico;
- Manifestar o design como inquietação permanente que acompanha as necessidades da sociedade, materializando a identidade no seu momento espácio-temporal.

Metodologia de Ensino

Exposição e explanação dos conteúdos programáticos; debates em aula; e, trabalhos críticos (individuais e coletivos) relacionados com os temas abordados.

Conteúdos Programáticos

Introdução
- relação entre a teoria e a prática do design: dualismo no design
- posicionamento da Teoria do design e perspetiva histórica
- a complexidade do mundo atual na era da informação

I. Natureza do design
- design: definições e classificações;
- design artístico-artesanal VS design sistémico;
- novas perspetivas e limites;

II. Processo do design
- metodologia clássica;
- limites do método;
- “problema” como base de design;
- comparação de paradigmas do design como:
processo de solução de problemas VS prática reflexiva
- a criatividade;

III. “Design Thinking”: processo cognitivo do designer
- o designer é criativo?
- Pensamento no processo de design;
- bloqueios mentais;
- razão e emoção;
- intuição e criatividade;
- técnicas de estimulo ao pensamento criativo;

IV. Significados do mundo artificial (material e imaterial)
- “sentido” do design;
- complexidade do mundo material;
- poder da marca;
- mitos no/do design

V. Papel do design no contexto sócio-cultural
- design como manifestação cultural;
- design e ética: consumismo vs cidadania;
- design studies – disciplina do século XXI

Métodos de Avaliação

A avaliação será realizada de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Dos critérios de avaliação contínua destaque-se: a) a assiduidade e a participação nas aulas; b) exercícios individuais e/ou de grupo propostos na aula e respetivo debate; c) testes escritos de avaliação de conhecimentos; e, d) a Prova de Frequência.

Recursos Didácticos

Aulas expositivas;
Trabalhos individuais e/ou de grupo sobre os módulos temáticos lecionados para apresentação e debate.
Visitas de estudo (caso se enquadrem nas temáticas abordadas);
Análise e pesquisa de textos e imagens;
Trabalhos individuais e/ou de grupo.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Teoria; Dualismo; Pensamento criativo, Sentido, Sociedade.

Bibliografia Principal

Autor MARGOLIN, Victor
Título The idea of design: a design issues reader
Local London
Editora MIT Press
Ano 2002
Autor BÜRDEK, Bernhardt ; CAMP, Freddy Van
Título Design: história, teoria e prática do design
Local São Paulo
Editora Blucher
Ano 2010
Autor WHITELEY, Nigel
Título Design for society
Local London
Editora Reaktion Books
Ano 1993

Bibliografia Complementar

Autor CARDOSO, Rafael
Título Design para um mundo complexo
Autor BRANDÃO, Pedro
Título A alma do design: artesanato e design, estranho, f