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DESIGN III - 2016/2017

3º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 34

Docentes

Regente: Prof. Doutora Maria João Barbosa
Assistentes: Prof. Doutora Maria João Barbosa

Carga Horária

Teórico-prática : 12 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Ampliar e consolidar a visão teórica e prática dos alunos sobre a futura actividade do designer.
Encarar a metodologia projectual como processo de racionalização
do acto criativo conducente à resolução de problemas que visem melhorar a vida do ser humano.
Promover uma consciência crítica e incentivar a capacidade de observação.
Promover a pesquisa e a experimentação.
Tomar consciência das implicações estéticas, éticas, sociais, económicas
e ambientais, da profissão do designer.

Objectivos Específicos

Promover a interdisciplinaridade, o profissionalismo e o rigor nas várias fases de projecto.
Recorrer à investigação para consolidação de conhecimentos e sustentação da criatividade.
Desenvolver a capacidade de compreensão e domínio de síntese, através do entendimento das relações entre o briefing, o contexto e o ambiente.
Perceber a importância do estudo do ciclo de vida dos produtos e do seu impacto ambiental para o planeta.

Competências a adquirir

Desenvolver a capacidade crítica de análise dos aspectos ergonómicos, psicológicos e sociológicos do resultado final do projecto: identidade, inclusividade e sustentabilidade.
Desenvolver capacidades para propor soluções inovadoras, sustentadas no conhecimento e domínio da gestão do processo que envolve a materialização da criação: investigação, metodologia projectual, projecto, prototipagem, produção, promovendo a qualidade, a eficácia e a inovação.

Metodologia de Ensino

Análise e diagnóstico de casos de estudo.
Discussão em grupo de assuntos relevantes para a unidade curricular, que contextualizem problemas reais.
Recolha de informação técnica e científica, recorrendo a diversas fontes: livros, revistas, artigos científicos, bases de dados, Internet, visitas técnicas e/ou entrevistas, quadros analíticos, relatórios.
Visitas de estudo no âmbito dos trabalhos em curso.
Workshops. Participação em concursos.

Conteúdos Programáticos

Conceptualização, planificação e desenvolvimento de projectos individuais que propiciem aos alunos a oportunidade de testar e consolidar as suas próprias inclinações individuais e que incentivem também o trabalho em grupo.
Desenvolver a capacidade de trabalho interdisciplinar que motive a utilização de conhecimentos diversos na elaboração e execução de pesquisas e na criação de projectos.
Estudo e análise de assuntos relevantes para a unidade curricular, que contextualizem problemas reais capazes de serem motivadores da acção crítica do aluno.
Promover a capacidade de análise crítica e diagnóstico de problemas/necessidades reais. Estudar os comportamentos e as reacções das pessoas: estudos analíticos à usabilidade. Ver para lá da aparência, identificar o potencial, a essência, a necessidade.
Promover uma correcta metodologia projectual como instrumento de resolução de problemas concretos.
Conhecimento e domínio das diferentes etapas do desenvolvimento do conceito de um produto/serviço: contextualização de uma necessidade, definição de objectivos, pesquisa da concorrência, estudos de caso, avaliação de alternativas de produção e comunicação final do produto.
Enfatizar na acção pedagógica, o carácter científico e a vinculação à realidade social e económica.
Reconhecer e exercitar, no vasto alfabeto de comunicação gráfica disponível, os correctos meios de expressão.
Relacionar conhecimentos em design e em tecnologia para resolver necessidades.
Estudar o impacto ambiental, visual e social daquilo que projectamos, instigando o aluno a procurar soluções funcionais, eficientes, simples, flexíveis, acessíveis, significantes, simbólicas e técnicas, que considerem as condições plenas de usabilidade e conforto dos seus utilizadores.
Potenciar novos processos e optimizar a produção de produtos/serviços de forma a melhorem a vida do ser humano.
Participação em concursos que permitam aos alunos a aproximação ao mercado de trabalho e a futuros desafios profissionais.
Desenvolvimento de projectos de complexidade progressiva para aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Promover a criação de projectos menos preocupados com a fotogenia e o protagonismo visual e mais identificados com a eficácia, a afectividade e a intemporalidade. Um design motivado para colmatar necessidades e antecipar problemas.
Interiorizar a responsabilidade social do designer enquanto gerador de novos hábitos e/ou valores.
Tomar consciência que o design do século XXI deverá prioritariamente privilegiar e restaurar a harmonia entre o natural e o construído: consolidação das noções de sustentabilidade, ecologia, reciclagem.

Métodos de Avaliação

Participação, interesse e assiduidade.
Capacidades de criatividade, experimentação, inovação, comunicação e iniciativa em trabalhos individuais e/ou de grupo.
Organização e rigor nas pesquisas, na comunicação escrita, na metodologia projectual e na concretização dos trabalhos propostos.
Capacidades de apresentação, sustentação e comunicação oral dos projectos, discussão e crítica.
Cumprimento dos prazos estabelecidos e entrega dos 4 trabalhos individuais teórico-práticos completos.

Recursos Didácticos

Livros, revistas, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas, visionamento de vídeos e sites em formato digital. Visitas de estudo. Conferências.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Criatividade
Identidade
Sustentabilidade
Responsabilidade Social
Inclusividade

Bibliografia Principal

Autor PRESS, Mike, COOPER, Rachel
Título El diseño como experiencia - El papel del diseño
Edição 1.ª ed.
Local Barcelona
Editora GG Diseño, Editorial Gustavo Gili, SL
Ano 2009
Autor SIMÕES, Jorge Falcato, BISPO, Renato
Título Design Inclusivo. Acessibilidade e Usabilidade
Edição 2.ª ed.
Local Lisboa
Editora Centro Português de Design
Ano 2006
Autor SHEDROFF, Nathan
Título Design is the problem. The future of design must b
Edição 1.ª ed.
Local Brooklyn, Nova Iorque
Editora Rosenfeld Media
Ano 2009

Bibliografia Complementar

Autor Bernhard E. Bürdek
Título HHistória, Teoria e Prática do Design de Produtos
Edição 2.ª ed.
Local São Paulo
Editora Blucher
Ano 2010
Autor YOUNG, Indi
Título Mental Models – Aligning design strategy with huma
Edição 1.ª ed.
Local Brooklyn, Nova Iorque
Editora Rosenfeld Media
Ano 2008