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DESIGN III - 2016/2017
3º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 34
Docentes
Regente: Prof. Doutora Maria João Barbosa
Assistentes: Prof. Doutora Maria João Barbosa
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Ampliar e consolidar a visão teórica e prática dos alunos sobre a futura actividade do designer.
Encarar a metodologia projectual como processo de racionalização
do acto criativo conducente à resolução de problemas que visem melhorar a vida do ser humano.
Promover uma consciência crítica e incentivar a capacidade de observação.
Promover a pesquisa e a experimentação.
Tomar consciência das implicações estéticas, éticas, sociais, económicas
e ambientais, da profissão do designer.
Objectivos Específicos
Promover a interdisciplinaridade, o profissionalismo e o rigor nas várias fases de projecto.
Recorrer à investigação para consolidação de conhecimentos e sustentação da criatividade.
Desenvolver a capacidade de compreensão e domínio de síntese, através do entendimento das relações entre o briefing, o contexto e o ambiente.
Perceber a importância do estudo do ciclo de vida dos produtos e do seu impacto ambiental para o planeta.
Competências a adquirir
Desenvolver a capacidade crítica de análise dos aspectos ergonómicos, psicológicos e sociológicos do resultado final do projecto: identidade, inclusividade e sustentabilidade.
Desenvolver capacidades para propor soluções inovadoras, sustentadas no conhecimento e domínio da gestão do processo que envolve a materialização da criação: investigação, metodologia projectual, projecto, prototipagem, produção, promovendo a qualidade, a eficácia e a inovação.
Metodologia de Ensino
Análise e diagnóstico de casos de estudo.
Discussão em grupo de assuntos relevantes para a unidade curricular, que contextualizem problemas reais.
Recolha de informação técnica e científica, recorrendo a diversas fontes: livros, revistas, artigos científicos, bases de dados, Internet, visitas técnicas e/ou entrevistas, quadros analíticos, relatórios.
Visitas de estudo no âmbito dos trabalhos em curso.
Workshops. Participação em concursos.
Conteúdos Programáticos
Conceptualização, planificação e desenvolvimento de projectos individuais que propiciem aos alunos a oportunidade de testar e consolidar as suas próprias inclinações individuais e que incentivem também o trabalho em grupo.
Desenvolver a capacidade de trabalho interdisciplinar que motive a utilização de conhecimentos diversos na elaboração e execução de pesquisas e na criação de projectos.
Estudo e análise de assuntos relevantes para a unidade curricular, que contextualizem problemas reais capazes de serem motivadores da acção crítica do aluno.
Promover a capacidade de análise crítica e diagnóstico de problemas/necessidades reais. Estudar os comportamentos e as reacções das pessoas: estudos analíticos à usabilidade. Ver para lá da aparência, identificar o potencial, a essência, a necessidade.
Promover uma correcta metodologia projectual como instrumento de resolução de problemas concretos.
Conhecimento e domínio das diferentes etapas do desenvolvimento do conceito de um produto/serviço: contextualização de uma necessidade, definição de objectivos, pesquisa da concorrência, estudos de caso, avaliação de alternativas de produção e comunicação final do produto.
Enfatizar na acção pedagógica, o carácter científico e a vinculação à realidade social e económica.
Reconhecer e exercitar, no vasto alfabeto de comunicação gráfica disponível, os correctos meios de expressão.
Relacionar conhecimentos em design e em tecnologia para resolver necessidades.
Estudar o impacto ambiental, visual e social daquilo que projectamos, instigando o aluno a procurar soluções funcionais, eficientes, simples, flexíveis, acessíveis, significantes, simbólicas e técnicas, que considerem as condições plenas de usabilidade e conforto dos seus utilizadores.
Potenciar novos processos e optimizar a produção de produtos/serviços de forma a melhorem a vida do ser humano.
Participação em concursos que permitam aos alunos a aproximação ao mercado de trabalho e a futuros desafios profissionais.
Desenvolvimento de projectos de complexidade progressiva para aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Promover a criação de projectos menos preocupados com a fotogenia e o protagonismo visual e mais identificados com a eficácia, a afectividade e a intemporalidade. Um design motivado para colmatar necessidades e antecipar problemas.
Interiorizar a responsabilidade social do designer enquanto gerador de novos hábitos e/ou valores.
Tomar consciência que o design do século XXI deverá prioritariamente privilegiar e restaurar a harmonia entre o natural e o construído: consolidação das noções de sustentabilidade, ecologia, reciclagem.
Métodos de Avaliação
Participação, interesse e assiduidade.
Capacidades de criatividade, experimentação, inovação, comunicação e iniciativa em trabalhos individuais e/ou de grupo.
Organização e rigor nas pesquisas, na comunicação escrita, na metodologia projectual e na concretização dos trabalhos propostos.
Capacidades de apresentação, sustentação e comunicação oral dos projectos, discussão e crítica.
Cumprimento dos prazos estabelecidos e entrega dos 4 trabalhos individuais teórico-práticos completos.
Recursos Didácticos
Livros, revistas, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas, visionamento de vídeos e sites em formato digital. Visitas de estudo. Conferências.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Criatividade
Identidade
Sustentabilidade
Responsabilidade Social
Inclusividade
Bibliografia Principal
Autor | PRESS, Mike, COOPER, Rachel |
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Título | El diseño como experiencia - El papel del diseño |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Barcelona |
Editora | GG Diseño, Editorial Gustavo Gili, SL |
Ano | 2009 |
Autor | SIMÕES, Jorge Falcato, BISPO, Renato |
Título | Design Inclusivo. Acessibilidade e Usabilidade |
Edição | 2.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Centro Português de Design |
Ano | 2006 |
Autor | SHEDROFF, Nathan |
Título | Design is the problem. The future of design must b |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Brooklyn, Nova Iorque |
Editora | Rosenfeld Media |
Ano | 2009 |
Bibliografia Complementar
Autor | Bernhard E. Bürdek |
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Título | HHistória, Teoria e Prática do Design de Produtos |
Edição | 2.ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Blucher |
Ano | 2010 |
Autor | YOUNG, Indi |
Título | Mental Models – Aligning design strategy with huma |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Brooklyn, Nova Iorque |
Editora | Rosenfeld Media |
Ano | 2008 |