Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESIGN III - 2018/2019
3º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 34
Docentes
Regente: Prof. Doutor Rui Alexandre
Assistentes: Prof. Doutor Rui Alexandre
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Domínio dos fundamentos do Design Global;
Consolidação do pensamento crítico, analítico e sistémico;
Antecipação do futuro, pela transformação e construção do conhecimento;
Construção da consciência do contexto profissional.
Objectivos Específicos
Identificação, análise e articulação de semelhanças a nível nacional e internacional;
Adequação de valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais, sustentáveis;
Desenvolver produtos a nível empresarial aplicando os conhecimentos adquiridos;
Desenvolver e apresentar rigorosamente projetos tridimensionais à escala humana;
Dominar com rigor desenhos técnicos, cotações, modelações 3D e renders;
Adaptar e implementar autonomamente processos e produtos de design em contexto real.
Competências a adquirir
Compreensão e aplicação do design como estratégia integrada e transdisciplinar;
Capacidade de aplicar um pensamento analítico, critico e sistémico e, de recorrer à investigação como o instrumento estratégico da inovação;
Capacidade de interpretar e recriar briefings e, de dirigir e coordenar processos de Design;
Saber apresentar, fundamentar, sustentar e comunicar ideias;
Capacidade de formular problemáticas emergentes com iniciativa e espirito empreendedor.
Metodologia de Ensino
1. Aulas Teórico/práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas com base em projetos referenciais (estudos de caso);
- Experimentação e aplicação prática dos conteúdos recorrendo a propostas diferenciadas;
2. Orientação Tutorial:
- Acompanhamento e orientação dos trabalhos dos alunos.
Conteúdos Programáticos
No 3º ano da licenciatura em design o tema proposto para este ano como agregador das diferentes UC é o design participativo e colaborativo. Neste contexto, os conteúdos programáticos serão articulados com as propostas de avaliação onde se contemplam projetos, exercícios rápidos, e atividades diferenciadas que contemplem não só o meio académico como também o contacto e atenção à sociedade envolvente.
1. Projeto de mobiliário com recurso a um concurso internacional
- Ergonomia e antropometria;
- Características funcionais, estéticos e de produção;
- Dimensão cultural e social de um objeto;
- Durabilidade e funcionamento;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
- Planeamento, técnicas e custos de produção.
- Maquetização.
2. O design experimental com recurso à modularidade
- Conceitos de design experimental e módulo;
- O módulo/bloco como base do produto personalizável, flexível e reutilizável;
- Estudos de caso do módulo no design de produto e arquitetura;
- O custo e eficiência dos produtos modulares.
3. Projeto design de espaços interiores, em parceria com uma startup da área
- Desenvolvimento de briefings;
- Enquadramento geográfico e socio-cultural
- Diferenciação de espaço privado e espaço social;
- A adaptação e reutilização de espaços existentes;
- Resolução de problemas espaciais;
- Funcionalidade e optimização de recursos existentes;
- Factores físicos, psicológicos;
- Cores, têxteis, iluminação e materiais para um ambiente interior;
- Características funcionais, estéticas e de produção;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
- Maquetização;
4. Projeto de design social/inclusivo e empreendedorismo.
- Principios do design inclusivo/social e do Human Center Design;
- Conjuntura económica e design social;
- Importância de práticas empreendedoras;
- Análise de estudos de caso empreendedores.
Todas as temáticas anteriormente referidas desenvolver-se-ão em paralelo com os seguintes recursos: análise crítica de exemplos; metodologias projetuais; memórias descritivas de projeto; e meios de concretização/maquetização.
Finalmente, prevê-se que cada uma destas propostas tenha uma duração aproximada de sete semanas e, que durante o seu desenvolvimento, sejam introduzidos os exercícios e atividades complementares de acordo com a necessidades dos alunos e aumento da sua própria autonomia.
Métodos de Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Dos critérios de avaliação contínua, além da assiduidade, participação e empenho nas aulas bem como a realização de exercícios rápidos, a avaliação incidirá principalmente no processo, execução, apresentação e sustentação das quatro grandes propostas de trabalho anteriormente referenciadas e, por último, nas provas de frequência.
Recursos Didácticos
Aulas teóricas/práticas; moodle; bibliografia e webgrafia; computador; projector multimédia; quadro; materiais riscadores; aulas abertas e, visitas de estudo.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
design de produto, design de interiores, design social, comunidade, empreendedorismo
Bibliografia Principal
Autor | LEEDY, Paul D. ; ORMROD, Jeanne Ellis |
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Título | Practical Research: Planning and Design |
Edição | 10.ª ed. |
Local | England |
Editora | Pearson Education, Inc. |
Ano | 2013 |
Autor | Fletcher, H |
Título | The Principles of Inclusive Design |
Local | London |
Editora | Commission for Architecture and the Built Environm |
Ano | 2006 |
Autor | BEYLERIAN, George; DENT, Andrew |
Título | Ultra Materials: How Materials Innovation is Chang |
Local | London |
Editora | Thames & Hudson |
Ano | 2007 |
Bibliografia Complementar
Autor | BÜRDEK, Bernhard |
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Título | História, Teoria e Prática do Design de Produtos |
Edição | 2.ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Editora Blucher |
Ano | 2010 |
Autor | VEZZOLI, Carlo Arnaldo; MANZINI, Ezio |
Título | Design for Environmental Sustainability |