Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
INTRODUÇÃO À MULTIMÉDIA - 2018/2019
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Ana Quintas
Assistentes: Prof. Doutora Ana Quintas
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
– Compreender as características específicas do design multimédia.
– Saber pensar para design multimédia.
– Saber como se estrutura um projecto multimédia interactivo.
– Saber conceber e criar um projecto interactivo.
– Saber organizar conteúdos num espaço multimédia.
Objectivos Específicos
– Compreender as linguagens HTML e CSS, e saber aplicá-las em projectos práticos.
– Saber criar um projecto multimédia funcional, seguindo um conceito pré-definido.
– Saber comunicar e criar atmosferas em multimédia.
– Saber resolver problemas criativos e técnicos de forma autónoma.
– Saber ter espírito de experimentação, criatividade e adaptabilidade.
Competências a adquirir
No final do semestre, os alunos deverão saber:
– Projectar em design multimédia (especificamente para a internet).
– Criar um flowchart.
– Trabalhar em HTML 5 e CSS 3 (nível introdutório).
– Conceber interfaces e organizar informação.
– Conceber conteúdos para um projecto multimédia interactivo.
– Inovar em design multimédia, especificamente a nível da arquitectura, design de interfaces e navegação.
Metodologia de Ensino
O ensino terá uma parte teórica, onde se utilizarão os métodos expositivo e interrogativo, e uma parte prática, onde se utilizarão os métodos demonstrativo e activo.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à linguagem multimédia.
Estrutura de um projecto multimédia.
Conceito de flowchart.
Conceito de portfolio digital.
2. Design de interface.
Conceito de interface.
Organização da informação numa superfície bidimensional interactiva. Relação dos diversos elementos – imagens, texto, animações, elementos interactivos – entre si e com o espaço envolvente.
A grelha.
Escala e hierarquia.
Botões, hot-spots e rollovers.
3. Criar sites em HTML5 e CSS3, com a ajuda do Dreamweaver.
Planificar e estruturar um site.
Trabalhar com HTML e CSS.
Métodos de Avaliação
Os alunos serão avaliados pelo comportamento nas aulas (avaliação formativa): assiduidade; pontualidade; participação; interesse e empenho. E também pelos trabalhos e testes realizados durante o semestre (avaliação sumativa): percurso criativo da ideia até à execução final; destreza técnica e capacidade intelectual; originalidade; capacidade de comunicar visualmente; qualidade do design; domínio dos programas; entendimento da matéria leccionada.
Recursos Didácticos
Serão utilizados os seguintes recursos didácticos:
– Quadro branco e canetas;
– Computador;
– Video-projector;
– Ficheiros em PDF;
– Internet;
– Livros e revistas;
– Adobe Dreamweaver
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Multimédia
Interactividade
Internet
Bibliografia Principal
Autor | LOWERY, Joseph |
---|---|
Título | Adobe Dreamweaver CS4 Bible |
Edição | 1st ed. |
Local | Indianapolis, Indiana, USA |
Editora | Wiley Publishing |
Ano | 2009 |
Autor | COOK, Craig; GARBER, Jason |
Título | HTML5 with CSS3: A modern Guide and Reference |
Edição | 1st edition |
Local | New York |
Editora | Friendsoft |
Ano | 2012 |
Autor | GRANNEL , Craig; SUMNER, Victor |
Título | The Essential Guide to HTML 5 and CSS 3 Web Design |
Edição | 1st edition |
Local | New York |
Editora | Apress |
Ano | 2012 |
Bibliografia Complementar
Autor | FREEMAN, Eric; ROBSON, Elisabeth |
---|---|
Título | Head First HTML 5 Programming |
Edição | 1st edition |
Local | Sebastopol, CA |
Editora | O´Reilly Media |
Ano | 2011 |