Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
INTRODUÇÃO À MULTIMÉDIA - 2021/2022
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Ana Quintas
Assistentes: Prof. Doutora Ana Quintas
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Ensinar a pensar para Design Multimédia.
2. Ensinar a conceber projectos multimédia para a internet.
Objectivos Específicos
1. Ensinar HTML (nível introdutório).
2. Ensinar CSS (nível introdutório).
3. Ensinar a planear um projecto multimédia.
4. Ensinar a conceber interfaces para multimédia.
5. Ensinar a organizar conteúdos multimédia.
Competências a adquirir
No final do semestre os alunos deverão saber:
1. Compreender as características do design multimédia.
2. Planear sites de internet.
3. Conceber um flowchart.
4. Compreender HTML e CSS (nível introdutório).
5. Conceber interfaces e organizar conteúdos.
6. Conceber conteúdos para sites de internet.
7. Trabalhar com HTML e CSS na construção de sites para internet (nível introdutório).
Metodologia de Ensino
O ensino terá uma parte teórica, onde se utilizarão os métodos expositivo e interrogativo, e uma parte prática, onde se utilizarão os métodos demonstrativo e activo.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Design Multimédia
1.1 Arquitectura de um site de internet
1.2 Conceito de flowchart.
2. Design de interface.
2.1. Conceito de interface.
2.2 Estrutura de um interface.
2.3 Organização dos conteúdos num interface.
2.4 Conceito de hiper-ligação.
2.5 Botões e "rollovers".
3. HTML 5. Estrutura sintáctica.
3.1 Principais "tags".
4. CSS 3. Estrutura sintáctica.
4.1 Principais propriedades e valores.
4.2 Utilização de CSS e HTML no design de um site.
Métodos de Avaliação
Os alunos serão avaliados por dois pontos ao longo do semestre, de acordo com o disposto pelo Regulamento Complementar de Avaliação dos Conhecimentos e Competências da Unidade Lusíada. Cada um dos pontos terá uma componente escrita e uma componente prática de aplicação dos conhecimentos ensinados.
Recursos Didácticos
Serão utilizados os seguintes recursos didácticos:
Quadro branco e canetas;
Computador;
Video-projector;
Ficheiros em PDF;
Internet;
Livros;
Adobe Dreamweaver, Atom ou outro programa de natureza semelhante.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Multimédia
Interactividade
Internet
Programação
Bibliografia Principal
Autor | LOWERY, Joseph |
---|---|
Título | Adobe Dreamweaver CS6 Bible |
Edição | 1st ed. |
Local | Indianapolis, Indiana, USA |
Editora | Wiley Publishing |
Ano | 2012 |
Autor | COOK, Craig; GARBER, Jason |
Título | HTML5 with CSS3: A modern Guide and Reference |
Edição | 1st edition |
Local | New York |
Editora | Friendsoft |
Ano | 2012 |
Autor | GRANNEL , Craig; SUMNER, Victor |
Título | The Essential Guide to HTML 5 and CSS 3 Web Design |
Edição | 1st edition |
Local | New York |
Editora | Apress |
Ano | 2012 |
Bibliografia Complementar
Autor | FREEMAN, Eric; ROBSON, Elisabeth |
---|---|
Título | Head First HTML 5 Programming |
Edição | 1st edition |
Local | Sebastopol, CA |
Editora | O´Reilly Media |
Ano | 2011 |