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INTRODUÇÃO À MULTIMÉDIA - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Ana Quintas
Assistentes: Prof. Doutora Ana Quintas

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Ensinar a pensar para Design Multimédia.
2. Ensinar a conceber projectos multimédia para a internet.

Objectivos Específicos

1. Ensinar HTML (nível introdutório).
2. Ensinar CSS (nível introdutório).
3. Ensinar a planear um projecto multimédia.
4. Ensinar a conceber interfaces para multimédia.
5. Ensinar a organizar conteúdos multimédia.

Competências a adquirir

No final do semestre os alunos deverão saber:

1. Compreender as características do design multimédia.
2. Planear sites de internet.
3. Conceber um flowchart.
4. Compreender HTML e CSS (nível introdutório).
5. Conceber interfaces e organizar conteúdos.
6. Conceber conteúdos para sites de internet.
7. Trabalhar com HTML e CSS na construção de sites para internet (nível introdutório).

Metodologia de Ensino

O ensino terá uma parte teórica, onde se utilizarão os métodos expositivo e interrogativo, e uma parte prática, onde se utilizarão os métodos demonstrativo e activo.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Design Multimédia
1.1 Arquitectura de um site de internet
1.2 Conceito de flowchart.

2. Design de interface.
2.1. Conceito de interface.
2.2 Estrutura de um interface.
2.3 Organização dos conteúdos num interface.
2.4 Conceito de hiper-ligação.
2.5 Botões e "rollovers".

3. HTML 5. Estrutura sintáctica.
3.1 Principais "tags".

4. CSS 3. Estrutura sintáctica.
4.1 Principais propriedades e valores.
4.2 Utilização de CSS e HTML no design de um site.

Métodos de Avaliação

Os alunos serão avaliados por dois pontos ao longo do semestre, de acordo com o disposto pelo Regulamento Complementar de Avaliação dos Conhecimentos e Competências da Unidade Lusíada. Cada um dos pontos terá uma componente escrita e uma componente prática de aplicação dos conhecimentos ensinados.

Recursos Didácticos

Serão utilizados os seguintes recursos didácticos:
Quadro branco e canetas;
Computador;
Video-projector;
Ficheiros em PDF;
Internet;
Livros;
Adobe Dreamweaver, Atom ou outro programa de natureza semelhante.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Multimédia
Interactividade
Internet
Programação

Bibliografia Principal

Autor LOWERY, Joseph
Título Adobe Dreamweaver CS6 Bible
Edição 1st ed.
Local Indianapolis, Indiana, USA
Editora Wiley Publishing
Ano 2012
Autor COOK, Craig; GARBER, Jason
Título HTML5 with CSS3: A modern Guide and Reference
Edição 1st edition
Local New York
Editora Friendsoft
Ano 2012
Autor GRANNEL , Craig; SUMNER, Victor
Título The Essential Guide to HTML 5 and CSS 3 Web Design
Edição 1st edition
Local New York
Editora Apress
Ano 2012

Bibliografia Complementar

Autor FREEMAN, Eric; ROBSON, Elisabeth
Título Head First HTML 5 Programming
Edição 1st edition
Local Sebastopol, CA
Editora O´Reilly Media
Ano 2011