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DESIGN DIGITAL - 2018/2019

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Ana Quintas
Assistentes: Prof. Doutora Ana Quintas

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Saber conceber e projectar para ambientes digitais.
2. Saber comunicar em design digital.
3. Potenciar a experimentação e o pensamento conceptual.

Objectivos Específicos

1. Saber exprimir-se criativamente com as ferramentas digitais.
2. Saber criar atmosferas e transmitir emoções em ambiente digital.
3. Saber conceber espaços digitais.
4. Aplicar programas digitais de uma forma criativa e original.

Competências a adquirir

No final do semestre os alunos deverão ter adquirido as seguintes competências:
1. Compreender as propriedades dos elementos num ambiente digital;
2. Criar espaços digitais de acordo com um conceito criativo;
3. Explorar as possibilidades criativas e expressivas das ferramentas digitais.
4. Utilizar as ferramentas digitais para criar uma estética pessoal;
5. Saber utilizar o computador como ferramenta de expressão criativa.

Metodologia de Ensino

O ensino terá uma parte teórica, onde se utilizarão os métodos expositivo e interrogativo, e uma parte prática, onde se utilizarão os métodos demonstrativo e activo.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução às propriedades dos elementos digitais.
2. Espaços digitais tridimensionais: características. Estrutura e modelação. Áreas cheias / áreas vazias. Escala.
3. Modelação de objectos: forma. Relação objectos / espaço.
4. Iluminação de um espaço digital: luz, cor, sombras. Diferentes formas de iluminar um espaço. Diferentes tipos de iluminação.
5. Materiais num espaço digital: textura, cor, iluminação própria, reflexos, refracções, brilhos, transparências. Relação com a luz ambiente. Mapas.
6. A câmara. Profundidade de campo.
7. Renderização.

Métodos de Avaliação

Os alunos serão avaliados, ao longo do semestre, pelo resultado dos dois testes escritos assim como dos exercícios práticos realizados durante as aulas. Participação, assiduidade, interesse, capacidade de realização dos problemas, facilidade de utilização dos programas, originalidade, capacidade de comunicação e qualidade do design serão outros elementos relevantes na avaliação.

Recursos Didácticos

Computador
Programas de criação de espaços virtuais
Internet
Projector
Quadro branco
Caneta

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Design
Digital
Espaço virtual
Pixel
Computador

Bibliografia Principal

Autor MURDOCK, KELLY L.
Título 3Ds Max 2010
Edição 1st edition
Local Indianapolis, IN
Editora Wiley Publishing
Ano 2010
Autor CUSSON, Roger; CARDOSO, Jamie
Título Realistic Architectural Visualization with 3Ds Max
Edição 2nd edition
Local Oxford
Editora Focal Press
Ano 2010
Autor MANOVICH, Lev
Título The Language of New Media
Edição 1st edition
Local Cambridge, Mass
Editora The MIT Press
Ano 2001